A PRESENÇA DO NATAL

Embora o Natal dos tempos modernos esteja envolto por uma intensa aura de mercantilismo capitalista, eu ainda sou daqueles "espíritos mais antigos" que sente e desfruta da magia da época como algo sagrado, extremamente forte e simbólico, posto que sou cristã.

Nesses dias que antecede o Grande Dia, sempre tenho no meu entorno alguns acontecimentos que marcam definitivamente esta minha certeza de que o Natal não é apenas mais uma data comemorativa, mas sim uma passagem que demanda reflexão e entendimento dos tantos sinais que nos chegam pelos nossos caminhos desta jornada terrena.

Ela, dona Maria Helena, a quem conheço há quase vinte anos, é uma portuguesa de Lisboa residente no Brasil desde menina, e que completará oitenta anos no próximo dois mil e onze.

Nunca soube que se interessava pelas letras, posto que nosso contacto sempre é muito delimitado pelo curto espaço de tempo que muito prejudica as relações das nossas vidas deveras atribuladas aqui por São Paulo.

Eis que nessa semana dona Maria Helena veio me desejar boas festas e me presenteou com um pequenino pacote.

Quando desembrulhei o presente encontrei um pequeno livro por ela editado artesanalmente no seu computador, em cuja capa, cheia de letrinhas do alfabeto, se lia "ABECEDÁRIO DE HOMENAGENS".

Quando abri o livro encontrei uma dedicatória assim:" Você está no cantinho do meu coração, no poema de número 54".

Depois me explicou a origem da ideia do seu livro, que se trata duma homenagem todinha em acróstico, que resolveu fazer a cada uma das pessoas que marcaram a sua vida até os seus quase oitenta anos, aonde, aos seus olhos, identifica algo especial sobre cada pessoa.

Ali, em ordem alfabética, pude ler todos os acrósticos ternamente dedicados a todos seus amigos e familiares, inclusive aos lá de Portugal.

Confesso que senti uma emoção indescritível.

Claro, como sempre faço, parei para entender o sinal além daquela homenagem tão linda...e tão inédita.

Decerto que todos somos importantes para muitos desta vida, assim como muitos também nos são, todavia, o tempo que corre solto às vezes não nos permite parar para manifestar nossos sentimentos ...a tempo de sacramentarmos as nossas gratidões e apreços.

Penso pois, que o Natal é a data mais que oportuna para tal.

Que aproveitemos esta grande iniciativa da dona Maria Helena, para que nos próximos Natais das nossas vidas, naqueles que demarcarão o reinício dos nossos sempre novos tempos, possamos todos ser MENOS PRESENTES...E MAIS PRESENÇA.

Deixo aqui meu grande abraço à dona Maria Helena que decerto marcou este meu Natal para sempre, deixando a todos meus sinceros votos de Feliz comunhão Natalina.

Eis, a meu ver, o verdadeiro e grande sentido do Natal, sem o qual o nascimento do Menino não teria cumprido as Sagradas Escrituras.