Emoções de fim de ano

Emoções de fim de ano.

Entrei no shopping para ir ao cinema e vi aquela imensa árvore de Natal montada, com bolas, laços, enfeites diversos, uma casa de Papai Noel, crianças em fila para deixar seus pedidos. Acompanhei minha mãe que queria ver uns eletrodomésticos e meu marido levou as crianças para deixarem os pedidos ao Papai Noel.

Alguns minutos depois encontro meu filho menor, que com semblante frustrado me diz:

_ AH! Que chato esse Papai Noel. Não é gente, é só um boneco; eu é que não vou falar com um boneco, quero deixar meus pedidos para aquele Papai Noel que é gente vestida.

Já ia responder algo, quando o mais velho, que nem acredita mais em Papai Noel se aproxima chateado e confirma – Que chato! Colocaram um boneco..parece de cimento..lá deitado...quem que vai falar com um boneco??

Naquele momento só confirmei indignada que aquilo era estranho, mas não estava com tempo para expandir a conversa, então fomos embora.

Durante a semana, com tantas propagandas natalinas no ar, o tema “ Mãe, já está chegando o Natal?” voltou à pauta, então o pequeno me diz:

- Mãe, não é verdade que o Papai Noel é mágico?”

_ Mágico? Por que você acha isso?

- É mágico sim, porque ele entra nas casas e sempre acha a gente para dar os presentes, lembra no outro ano? Ele foi lá na casa da tia e achou todas as crianças. Isso é mágico! Como ele sabia que a gente não tava em casa?

Meu filho mais velho insinuou uma resposta racional, mas não permiti que estragasse aquele momento. Então me pus a pensar nesse sentimento de magia que o Natal nos remete.

Não importa o quanto racional somos, o quanto sabemos de fato como as coisas acontecem, que o calendário é apenas um marcador do tempo...que dia 24, 25 ou 31 de dezembro,na realidade marca somente a seqüência de sempre...um dia após o outro, mas, quem realmente consegue só pensar assim nessas datas? Será que o final de ano, a chegada do Natal, as expectativas de um novo ano, também não nos trazem pensamentos mágicos?

É comum ouvirmos nessa época frases como: “Ainda bem que esse ano acabou, tenho fé que o próximo será melhor”, ou “ Foi um ano ótimo, espero que o próximo continue assim”, ou ainda “ Esse ano passou tão rápido, parece que nem fiz nada do que planejei, no próximo ano vou concretizar mais coisas planejadas”, há também aquelas frases destinadas ao Natal, que sempre me chamaram atenção... “ Preciso arrumar a casa, porque o Natal já está chegando e nem lavei as cortinas e tapetes”, ou, “ Quero pintar a casa antes do Natal.”

Em todas essas situações, não há qualquer lógica racional que explique o porquê dessa correria que se estabelece quando o Natal se aproxima, mas, algo do pensamento mágico se instala e nos diz silenciosamente, quase inconscientemente: “ Ei! O Natal já está chegando, logo será um novo ano, você não vai fazer nada de diferente?”

Para quem segue os preceitos cristãos, há uma explicação... não menos mágica ou simbólica que diz ; “ Arrume tudo, deixe sua casa especial, porque na noite de Natal, receberemos o menino Deus, e ninguém quer receber uma visita tão ilustre com a casa feia.”

Tudo pensamento mágico.

Refletindo sobre todos esses pensamentos, podemos achar que toda correria é infundada, não passa de fantasia, coisa inútil, ações sem valores, que devíamos desde cedo ensinar as crianças a não valorizar tanto essas datas, assim viveríamos sem essa correria toda de “ já tá chegando Natal, logo é ano novo e por aí vai.” Mas, que graça teria a vida sem um pouco de fantasia?

Que graça teria uma noite de Natal sem os olhares brilhantes das crianças à espera desse momento mágico de Papai Noel? Que graça teria não ter expectativa para um novo ano?Não arrumar nada, não ganhar nada, não presentear ninguém?

Para mim, seria um mundo muito sem graça, sem vida, como aquele boneco do shopping...apenas um boneco com quem não podemos compartilhar nossos sonhos...porque só os humanos sonham.....

Feliz Natal! Feliz Ano Novo! Com todos os sonhos que podemos ter...

Susana B. de Souza

Susana Bueno
Enviado por Susana Bueno em 22/11/2010
Código do texto: T2629299
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.