Simbolos & Tradições

Ao se tratar de Natal é evidente e me fascina suas Simbologias e Tradições, estas que nos enchem os olhos e nos fazem crer que tudo é possível a começar pelo senhor de barbas brancas, ou melhor, o velinho mais citado no Natal: Papai Noel, um senhor que é conhecido em todo o mundo mesmo residindo no Pólo Norte, alguns dizem que ele reside na Lapônia, fica o mistério que é de praxe do natal. Clemente Moore (professor) foi responsável pelo poema “Uma visita de São Nicolau” em 1822 assim apresentando o querido e eternizado Papai Noel.

O que falar então das árvores de natal? São vários os formatos, cores e váriadas decorações, são diversas as idagações sobre sua origem mas a maioria delas nos afirmam que a Arvore de Natal originou da Alemanha, algumas árvores aqui no Brasil nos fascinam como a de São Paulo que fica no Parque Ibirapuera e de Gramado/RS símbolo do Natal Luz.

Outra coisa que me fascina nesta época são os cantos natalinos, e os nossos cantores brasileiros dominam muito bem, podendo aqui citar o cantor Wilson Paim, a cantora Simoni, o grupo Roupa Nova entre tantos outros, no âmbito internacional esta no rol de cantores eles: Elvis Presley, Celine Dion, Kenny G entre tantos outros.

O que falar do presépio? Que surgiu em meados de 1223, onde procuravam celebrar o natal de um modo mais realista e conseguiram, vamos além do presépio de geso, madeira, que enfeitam paredes, e vamos ao presépio vivo que nos traz a mais pura emoção do natal.

Também cito as decorações natalinas que estão muito bem representadas pela cidades do meu querido estado Rio Grande do Sul, mais precisamente da região dos nossos inspirantes serrados, tais como: Gramdo, com o Natal Luz, Canela com o Sonho de Natal e Nova Petrópolis com o Natal em Cores, nos presenteiam com suas programações que enchem os olhos de turistas oriundos de todo o mundo.Por fim os famosos festejos e confraternizações familiares e trocas de presentes hodierno desta data tão especial...

O natal é todo este colorido, o natal expressado de forma ousada, que nos faz aprofundar os laços de amor e amizade para com os outros e quem vive seu verdadeiro espírito fascina-se. Viva ao natal!

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 19/11/2010
Reeditado em 11/02/2011
Código do texto: T2625360