A ESSÊNCIA DO NATAL!

A chuva caía fina e com delicadeza pintava a janela de Rita cujos olhos ávidos não perdia uma gota sequer que nela respingava. Para Rita tudo era novidade, tinha oito anos de idade e uma inteligência acima da média.

Rita não gostava do natal; sem razão e motivo, pois fora criada em uma família de classe alta e ganhava sempre tudo do bom e do melhor, mas apesar da idade, tudo aquilo, todos seus brinquedos, tudo o que possuía, não lhe enchiam os olhos; já sua irmã mais velha, Anita, de onze anos, era extremamente materialista e egoísta, não emprestava nada à sua irmã e não gostava de se desfazer de roupas e brinquedos velhos, sempre havia muita briga quando sua mãe decidia arrumar o quarto e o armário dela. Rita não era uma menina como as outras, era uma criança madura para sua idade, havia sempre uma resposta na ponta da língua para tudo, gostava de estudar e de ir ao parquinho em frente a sua casa.

Era véspera de natal e Rita não saía da janela, todos ansiosos pela ceia, sempre muito farta e muito bonita. Quando a chuva cessou, Rita saiu da janela e observou as pessoas em sua casa, pessoas que nem sabiam o que era o natal, para muitos era somente a ceia, para outros somente presentes... mas Rita não gostava daquela data, Rita não conseguia sorrir para ninguém, Rita somente observava. Quando voltou a janela, notou um menino, meio sujo e trajando velharias sentado no paralelepípedo da rua; Rita abriu a janela e o chamou.

___Ei, menino! Ele virou e olhando assustado para Rita afastou-se um pouco. Não, menino, venha aqui; o que faz ai fora? Aonde está a sua mãe?Por que não está com sua família?

___Não tenho família; não tenho ninguém. Não gosto do natal. Disse o menino se aproximando da janela onde Rita se encontrava.

___Eu também não gosto do natal.

___Não gosta? Mas você tem tudo, você tem família, tem casa, comida... como pode não gostar?

___Sabe o que é?Eu não gosto do que as pessoas pensam do natal, por que só no natal que elas se lembram da família?por que só no natal elas sorriem e esquecem as brigas, desavenças..? por que as pessoas não fazem isso o ano todo? porque elas falam mal de todos e no natal sorriem e fingem ser amigas? Eu não gosto dessas coisas.

___Não sabia que havia essas coisas, mas talvez isso seja melhor do que não ter família, não ter casa, comida...

Rita refletiu sobre o que o menino disse e após alguns segundos disse.

___Você está com fome?

___Muita.

___Quer entrar e comer alguma coisa?

Os olhos do menino brilharam quando respondeu.

___Sim, quero.

Rita abriu a porta e deixou o menino entrar, sua mãe ao ver aquele menino de rua entrando em sua casa saltou da cadeira e correiu em direção aos dois.

___O que é isso, Rita? Quem é esse?

___Meu novo amigo, mamãe, o convidei para passar o natal conosco.

___Você enlouqueceu, menina? Um menino de rua, sujo e que você nem conhece?

___Mas ele está com fome.

___E por isso você colocará dentro de casa todos que você encontrar na rua com fome?Pensa que aqui é abrigo?

___É por isso que não gosto do natal, mamãe, por que ninguém sabe o que representa. Eu aprendi que o natal é o nascimento de Jesus, representa o amor, a caridade, a bondade.. e vocês só sabem comer e presentear, vocês só se importam com coisas materiais, mas vocês não enxergam essas pessoas que não tem o que comer, que não tem família... nem uma oração à meia noite vocês fazem... por isso não gosto do natal, e esse menino é meu convidado e ele comerá com a gente, mamãe, senão não comerei.

___Como pode você dizer essas coisas, filha com apenas oito anos de idade?

___Não sei, só que eu vejo além do dinheiro, mamãe. Sei que ele é importante, mas não é tudo.

___Não sei daonde você tira essas coisas, Rita, bem, já que faz tanta questão, tudo bem, o menino pode ficar hoje, mas só se ele tomar um banho.

___Tudo bem, mas saiba mamãe, que um dia, você pensará como eu. E um dia todos vocês aprenderão a verdadeira essência do natal! O amor, a caridade e o respeito!!!!

Mariana Calçada
Enviado por Mariana Calçada em 17/12/2009
Código do texto: T1982264
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.