O tempo do Advento!

É chegado o momento mais esperado do ano, o seu fim... Quantos de nós não estão contando nos dedos os dias que faltam para a comemoração do natal e posteriormente do fim de ano?

Muitos de nós estão preocupados com presentes, com alimentação, com uma viagem, e a nivel pessoal, quantos não esperam um momento de paz, de reconciliação, de amor, de amizade, repleto de carinhos e afetos?

Eu só espero que não estejamos restritos a apenas estes desejos...

Sem que tenhamos uma noção do que seja, estamos também passando pelo tempo do Advento, que é a espera da vinda do Messias.

Assim, neste tempo do Advento, é importante que todos nós nos preparemos intimamente para a chegada Daquele que é a nossa salvação.

Façamos uma faxina em nossos corações e em nossas mentes!

Deixando de lado rancores e mágoas!

Tristezas que por ventura experimentamos no decorrer do ano que finda.

O Advento é um momento litúrgico, mas também tem que ser um momento intimo e pessoal, onde frente a frente consigo mesmo, cada ser humano avalie a si próprio antes de querer avaliar o outro.

Façamos uma limpeza geral em nossas mentes!

Façamos uma faxina geral em nossos corações!

Somente assim poderemos estar preparados para a chegada Daquele que é toda a nossa esperança e salvação...

Através da mudança de pensamentos, poderemos mudar sentimentos que influênciam as nossas ações, todas elas!

E como a vida é uma construção individual e intima, temos que começar conosco primeiro a edificar a vida que queremos viver no ano que se iniciará!

Neste tempo de espera, é importante que não esperemos apenas a quem nos salve, a quem venha retirar de nossas costas as responsabilidades pelo que fazemos e as consequências do que fazemos... Não devemos ser expectadores passivos dos acontecimentos!

Temos sim, que arregaçar as mangas e empreendermos uma batalha feroz e tenaz por uma melhoria em nós, interna primeiramente, externa logo após!

Para preitearmos as melhorias nos outros depois!

São as nossas ações que trazem como reflexo as ações dos outros, as vezes contra nós, outras vezes a nosso favor!

Não creio justo termos a expectativa de que os outros se comportem bem conosco o tempo todo, primeiro por acreditar que as pessoas dão apenas aquilo que tem dentro de si e de acordo com as suas possibilidades e em segundo lugar, as pessoas de nosso convivio devem ser estimuladas para o melhor, sempre o melhor!

E por último ninguêm deve ser obrigado a nada! A mesma liberdade que queremos em todos os sentidos, para nós, deve ser a liberdade que devemos dar aos outros.

Assim não importa quem somos e o que fazemos, importa mais o como somos e o como desempenhamos as tarefas que temos.

Assim não importa quem nos destrate, importa mais a resposta que lhe damos, com palavras e com atos.

Não prego que devemos nos tornar santos, mas que a busca de um pouco de calma, tolerância, nos faria bem, isso faria!

Também não é o caso de indicar esta ou aquela crença, mas sim de desejar que cada um encontre o Deus eterno no que crê! Deus é um, uma verdade imutável, somos nós que não somos unos, somos nós os voluvéis, somos nós que temos que buscar nos aperfeiçoarmos

para termos um entendimento mais profundo sobre Deus, suas leis e suas vontades e em principio sobre nós mesmos...

No tempo do Advento, no tempo da espera pelo Messias, por que não limparmos as nossas mentes e corações, para com uma visão mais clara e limpida, tentarmos nos aproximar mais da mensagem que o Menino Deus, que nascerá em breve, prenúncia?

Assim penso, que todas as atividades que desenvolvemos em nossas vidas entrariam num outro nivel, mais alto, mais especial...

E no caso de pessoas em posições chave, para a sociedade, para o povo, quanto bem não traria uma atitude dessas, assim tão revitalizada?

Sim, estamos passando pelo tempo do Advento!

É um momento litúrgico, mas também é um momento intimo, pessoal!

Sim, estamos esperando benaventuranças!

Sim, estamos esperando pela paz!

Pelo amor!

Pela harmonia entre todos os contrários!

Sim, queremos que não existam tantos pobres, tantos desabrigados, tantos miseráveis...

Sim, queremos menos brigas, menos rancores, desentendimentos.

Da mesma forma que queremos a nossa casa limpa, pintada, a vestimenta, o alimento, a familia reunida, a criançada alegre e saltitante.

E no tempo de espera para alcançarmos os nossos objetivos, quanto não lutamos, quanto não recomeçamos, quanto mudamos de opinião quanto a caminhos... Façamos assim neste tempo do Advento, em espera do nascimento do Menino Jesus e de tudo o que ele traz consigo,façamos uma correção de nossos rumos, de nossos pensamentos, de nossos sentimentos, para que juntos ao Menino Deus, Jesus renascido, possamos ser e estar mais felizes!

A nossa felicidade depende da felicidade dos outros!

E não quero crer que seja um pensamento impossível de se realizar, pois creio que o possível é um conceito humano, enquanto o que entendemos por impossível, com nossa ajuda e dedicação, Deus que renascerá, após o tempo do Advento, pelo qual estamos passando, fará se realizar!

 

Edvaldo Rosa

29/11/2009

WWW.SACPAIXAO.NET