Tempo do Advento

Em 2007 estive na casa da ex mulher do meu atual companheiro para comemorarmos o aniversário do filho deles.

Como o garoto faz aniversário em dezembro, a casa estava toda decorada para o Natal. Eu já tinha decorado a minha casa também, porém pensando na forma em que nós brasileiros comemoramos nosso Natal.

Pude perceber que os meus valores eram completamente diferentes do dela, mas trocamos nossos rituais comemorativos, embora eu ainda não pudesse compreender muito bem o português com sotaque sueco dela e ela não compreender o meu sueco com sotaque portugues/brasileiro. Ela está mais acostumada com o português/português.

Ela seguia um ritual da festa do advento o qual eu só pude entender que se acendia quatro velas de formas diferentes.

Há uma semana atrás eu acordei e lembrei deste ritual. Perguntei para Lu como é esta comemoracão, mas ele nada soube me explicar e me prometeu perguntar a ela como se fazia (pela tranquilidade dele eu só vou obter estas informacões, talvez em outra vida).

Fui para a escola e neste mesmo dia a professora comecou a falar da semana do início advento. Ela é sueca. Engracado que sueco explica tudo somente com duas ou três palavras e muda de assunto logo para não dar muitas explicacões.

Minha amiga brasileira mudou de casa me pediu para ajudar organizar as coisas e montarmos a árvore de Natal dela. Marcamos de nos encontrarmos num shopping. Ao encontrarmos ela queria comprar as velas para iniciar o ritual do Advento, mas a única coisa que me explicou foi que todos os suecos comemoram todos os anos, que tem uma comemoracão na igreja e me ajudou a comprar os artigos utilizados para a montagem da decoracão.

Lembrei que no final da Biblia católica tem umas orientacões e até achei, mas me deparei com as comemoracões do ano A,B e C.

Jesus, quem poderá me ajudar?

Escrevi para uma amiga católica pedindo para me dizer em qual ano estamos para eu unir o ritual com as oracões sugeridas na Bíblia e nada de resposta. Pelo sim pelo não, resolvi seguir as oracões do ano A.

Acordamos e eu tinha planejado limpar toda a casa antes da missa e do ritual que marquei para as 15 horas. Lu passou aspirador na casa eu eu organizei a cozinha, a cama e a bagunca que faco com minhas roupas durante a semana, vou jogando tudo na cadeira do quarto. Uma zona!

Ele pegou as coisas que comprei e comecou a decorar o castical(não é este nome). Foi legal, porque depois eu li que se é comemorado em família. Minha professora me disse que se faz um café ou chá e reúne a família - somente isso disse ela.

Agora depois de ter assistido o ritual na igreja, de ter lido sobre o assunto vou passar a minha pesquisa via internet e o pouco que pude vivenciar.

Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Advento

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

A primeira referência ao "Tempo do Advento" é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragossa prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, também se celebrava o Natal.

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

Símbolos do Advento

Vários símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa, nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.

A coroa de advento

Origem: A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao “fogo do deus sol” com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para anunciar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:

A forma circular

O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As ramas verdes

Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta.

As quatro velas

As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei David que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. As cores das velas do Advento são:Roxa,Vermelha, Branca e verde.

Eu ainda não conhecia sobre as cores das velas, segui os costumes sueco - todas brancas.

No ano que vem estarei aprimorando meu arranjo incluindo também o círculo.

As velas se acende e apaga até chegar o quarto domingo e como eu não sabia quando apagar, risquei a vela em quatro partes, assim a escadinha ficará perfeita. O pior é que não consigo deixar essa minha mania de perfeicão. Eu estou trabalhando este meu lado, vou conseguir um dia, vou conseguir...

Enquanto estava na igreja eu pensei o tempo todo em minha amiga - Simone, que está neste exato momento na África, curtindo o calor de lá. Pensei nela por que antes dela viajar fomos a missa e tiramos muitas fotos.

Hoje eu quis fotografar para enviar a ela e um sueco mostrou sua insatisfacão do clic da máquina, então parei. Afinal ali era um momento onde todos tinham um mesmo objetivo e eu não tinha o direito de ficar quebrando as energias vinda deste encontro fraterno.

Ao ligar o celular depois da missa ela me enviou uma mensagem. Não sei se ela sintonizou meus pensamentos ou se eu sintonizei os dela, quem se importa? Estavámos unidas por pensamentos.

Aos meus queridos leitores eu desejo que neste primeiro domingo do Advento seja para nós um início de muita alegria e Paz. Que possamos morrer para coisas ruins vividas no ano de 2008 e que possamos renascer para uma infinidade de bons acontecimentos mundial em 2009. Eu creio que quando desejamos o bem ao mundo isso se torna uma consciência em massa transmutando todo o mal e cada individuo pode exercer a sua verdadeira Paz. Ao nos envolvermos ao espírito natalino que possamos enviar boas vibracões ao futuro Presidente dos EUA. Para que ele, sendo um espiritualista possa abrir as portas para uma consciência mundial propagando o bem maior.

Que no próximo ano ao ligarmos nossas TVs, estas não terão mais más notícias para perpetuar o mal.

Que o consumismo desenfreado possa perder as forcas tornando o mundo mais amoroso, mais fraterno e que quando retornarmos para "Casa" levaremos a certeza de que essa nossa existência valeu a pena ser vivida.

Carinhosamente,

Stockhom, 30 de novembro de 2008.

Para visualizar fotos visite meu blog:

http://gisa-skaktti.blogspot.com/

gisaonline
Enviado por gisaonline em 30/11/2008
Código do texto: T1311434
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.