Aos colegas Poetas e cordelistas
Meus queridos leitore e colegas poetas. Aaacabei de abrir uma comunidade no ORKUT chamada MESTRE EGIDIO E SEUS AMIGOS. Ela será voltada para a publicação de obra de poesia sertaneja e corde. Aqueles que são cordelistas estão convidados a colocar l´suas obras, são meus convidados.
Para aqueles poetas que sentem alguma atração pela nossa poesia de raiz, e quizerem tentar, vai abaixa algo que eu havia publicado na USINA de LETRAS há muitos anos, com o pseudônimo de Antonio Piolho Chato
Um Abraço Fraterno; Mestre Egídio
"Um pouco sobre a métrica
Métrica é a arte que ensina os elementos necessários à feitura de
versos medidos. A métrica é obtida pela contagem das sílabas e o
ritmo pelas cesuras. Você sabe metrificar e ritmar?
Uma regra
A última sílaba que se conta é a tônica da última palavra.
Ex.- 7 Sílabas:
Eu vi mi-nha mãe re-zan-do
Aos pés da Vir-gem Ma-ri-a
E-ra u-ma San-ta es-cu-tan-do
O que ou-tra San-ta di-zi-a
Outra regra
Quando uma palavra termina por vogal átona e a seguinte começa
por vogal ou ditongo, conta-se uma sílaba só. Diz-se que há
embebimento de uma sílaba na outra. Ex.:
Ou vin do a fa la ao ven to. São 7 sílabas.
Mais uma regra
Para atender à métrica, hiatos podem transformar-se em ditongos
(Sinérese) e ditongos transformar-se em hiatos (Diérese) Ex
Su-a-ve por Sua-ve (3 viram 2)
Sau-da-de por Sa-u-da-de (3 viram 4)
Cesuras
Não esqueça que o que dá ritmo à poesia são as cesuras. São as
sílabas tônicas que devem existir obrigatoriamente no interior dos
versos, quando tenham mais de sete sílabas.
Nos decassílabos Sáficos - 4ª - 8ª - 10ª - Ex.:
Ia Bar-sa-nul-fo pe-lo ver-de pra-do
Nos decassílabos Heróicos - 6ª - 10ª Ex
Tra-ba-lho nas no-ve-las nun-ca ve-jo
E.T. O verso Alexandrino legítimo tem cesuras na 6ª e 12ª. Se tiver
na 4ª, 8ª e 12ª. será um Dodecassílabo Quaternário. Não
necessariamente um Alexandrino.
Cordel
(A trova é uma quadra de sete sílabas que tem de ter rima no mínimo
da 2ª com a 4ª.linhas Prefe-rível será rimar também a 1ª com a 3ª.
Encontra-se em trovas mais antigas rimas da 1ª com a 4ª e da 2ª
com a 3ª. Há também 1ª com 2ª e 3ª com 4ª, além de outras.
embora o tipo enunciado no primeiro parágrafo seja o mais usado
atualmente.)
A trova, para ser bem feita, tem de ter um ACHADO. Achado é algo
diferente e que faça valer a pena ler a trova. Adelmar Tavares diz
"Nem sempre com quatro versos
setissílabos, a gente
consegue fazer a trova;
faz quatro versos, somente"
No livro "Como Fazer Trovas e Versos", de Eno Teodoro Wanke, ele
faz interessante observação a esse respeito.
Mostrar a trova de um autor e a correção por ou-tro trovador, dando-
lhe mais qualidade.
Acompanhemos o exemplo:
Trova de João Cândido, publicada no ano de 1894:
O filho do carpinteiro
foi um artista profundo
o que fez esse luzeiro ?
Fez um conserto no mundo.
Raul Pederneiras (1874-1973), lá pelos idos de 1916, depois de
tomar bons goles de vinho, saiu-se com esta:
O filho do carpinteiro
foi um artista profundo:
com três cravos e um madeiro
fez a redenção do mundo !
Com apenas 28 sílabas temos a história do Cristianismo, mostrando o
que ele significa. Outro exemplo:
Tua boca todos sabem
é tão pequena e singela
que eu não sei como é que cabem
tantos beijos dentro dela.
Na revisão, foi mudada.
Tua boca é tão pequena
tão pequena e tão singela
que não sei como é que cabem
tantos beijos dentro dela.
Rimou apenas a 2ª com a 4ª, mas ficou mais bonita e expressiva.
Nota - Comece o Cordel sempre com letra maiúscula. A partir do
segundo verso use letra minúscula, a menos que a pontuação indique
o início de nova frase. Nesse caso, use a maiúscula novamente.
Meus amigos;
Aprendam a cordelar fazendo poesia de qualidade."