Jardim Progresso é casa da Jurema tão Sagrada!

O cordel é patrimônio

literário popular

desse país, o Brasil,

e eu, simples potiguar

nascida cá em Natal

Já versejo quase igual

ao poeta milenar.

Sou Amanda Simpatia

do Rio Grande do Norte

e neste cordel direi

sobre a religião forte

que tem por nome Jurema

desde o tempo de Iracema

expondo só um recorte.

Um recorte bem simbólico

do culto à religião

praticada pelos povos

originários do chão

que abriga o Brasil

antes dos anos dois mil

sem a colonização.

A Jurema é um pau

de ciência e saber

onde seres encantados

atuam e vão viver

nas cidades construídas

e do encanto atribuídas

com seus mestres de poder.

Jurema Preta tem nome

científico que vigora

na ciência mundial

que reconhece e embora

não seja mais popular

é bem fácil decorar

O Mimosa Tenuiflora.

O chá de Jurema Preta

é ciência ancestral

preparado por indígenas

antes da Era Cabral

para tomar no toré

reavivando a fé

do plano espiritual.

Na ciência da Jurema

trabalham os encantados

os índios e caboclinhos

mestres e mestras aos lados

boiadeiros, marinheiros

as bruxas e feiticeiros

ciganos e outros sagrados.

A Jurema é Sagrada

desde a Era Ancestral

pois sua raiz bem cura

o ser dimensional

e seus ramos têm verdade

que a flor de cada cidade

só diz ao transcendental.

Assim sendo, vou contar

de uma certa região

que abriga a Jurema

e guarda sua tradição

desde antes de dois mil

no território Brasil

enraizando o chão.

Situado em Natal

no Rio Grande do Norte

Jardim Progresso surgiu

no bairro de grande porte

após mil e novecentos

e noventa, sem lamentos

foram além da Boa Sorte.

Localiza-se no bairro

chamado Nossa Senhora

da Apresentação e lá

a Jurema também mora

junto às casas de Umbanda

cada qual com sua banda

chama seus mestres na hora.

O Jardim Progresso é

hoje, uma comunidade

de loteamento onde

abriga a diversidade

de terreiros da Jurema

ciência que tem o lema

de nossa ancestralidade.

Enquanto Jardim Progresso

foi firmando a extensão

no território de Nossa

Senhora Apresentação

moradores do lugar

terreiros pôs-se a firmar

com a Jurema em expansão.

Iniciando nas casas

os encontros para a mesa

os médiuns com seus cachimbos

ao redor da vela acesa

cantavam e recebiam

as entidades que viam

trabalhar, fazer surpresa.

Adiante lhes direi

sobre alguns pioneiros

dentro da comunidade

que firmaram seus terreiros

seguindo o mapeamento

e também apontamento

daqueles nossos parceiros.

Conversamos com alguns

e deles irei falar

já que outros foi difícil

até de se encontrar

porém quem nós encontramos

a história abraçamos

para poder partilhar.

João Padilha, um dos tais

que a missão abraçou

de firmar o fundamento

da Jurema que plantou

é mais um dos que primeiros

acolheu os catimbozeiros

na casa onde morou.

Realizou muitos trabalhos

inclusive,a caridade

doando a quem não tem

alimentos e amizade

hoje, seu templo cresceu

pois nunca esmoreceu

sua força de vontade.

Também há outra pessoa

de bastante referência

embora não tenha sido

na região a vivência

mas todo mundo conhece

e dela ninguém esquece

pois sabem da resistência.

Ela é dona Nicinha

que a muitos ajudou

abriu casa noutro canto

mas em Jardim repousou

e ainda fez seu progresso

ensinando o acesso

para quem nela chegou.

Tem as casas de caboclos

tenda Cabocla Jacira

Tenda do Cobra Coral

que dão fartura em gira

José Pelintra também

tem sua tenda e vem

ajudar quem bem aspira.

Uma casa bem antiga

Por Ogum fortalecida

é do mestre Zé Tourino

onde a benção é tecida

Didjo é seu zelador

que mantém com muito amor

a função atribuída.

A cada semana tem

Nessas casas de Jurema

mesas, toques também festas

que fortalecem o lema

de junto com a entidade

servir a comunidade

quando tem algum problema.

Na casa dos mestres têm

força e disposição

e quem frequenta confirma

a forte conexão

por exemplo, a dali

de Emanuel Paturi

o axé é de montão.

É uma casa recente

que promete avançar

pois até os protestantes

às vezes vão ajudar

no ato da caridade

porque na diversidade

o amor sabe reinar.

Outro exemplo, vou dizer

é Mãe Telma de Oyá

mulher forte, destemida

que tem sua casa lá

Quebra-Pedra é o mestre

e quando vem num terrestre

todos vão lhe saravá.

Além desses sobreditos

tantos terreiros contém

dentro da comunidade

abençoando quem vem

buscar cura e saber

se firmar e conhecer

na ciência do além.

Em Jardim Progresso é

normal ouvir batucada

pois em cada rua tem

uma casa consagrada

de Umbanda, Candomblé

com a Jurema no pé

vigiando a morada.

São mais de 20 terreiros

dentro da comunidade

zelando pela ciência

que traz cada entidade

e com outros partilhando

para espaço ir ganhando

no restante da cidade.

É importante saber

reconhecer o antigo

costume dos nossos povos

que preservaram consigo

diante de tanta guerra

pois ainda não encerra

no humano o perigo.

Existem uns ideais

por alguns grupos seletos

de causar destruição

ao que eles não têm afetos

oprimem e impõem ordem

e caso outros discordem

extinguem os seus trajetos.

Por isso esse cordel

veio contar essa história

tão real em nossas ruas

registrando trajetória

d’ uma ciência sagrada

e por tantos praticada

nas rodas de oratória.

Amanda Simpatía
Enviado por Amanda Simpatía em 09/01/2024
Código do texto: T7972428
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