Episódio de hoje ‘Severino de Jequitaí visita Lampião’

Lampião: Jararaca tu tá sabendo que Severino de Jequitaí está vindo pra Serra Talhada.

Jararaca: E é Capitão, qual é o motivo dessa visita tão ilustre?

Lampião: Disso eu não sei, só vou saber na hora que ele chegar aqui.

Severino de Jequitaí: Boa tarde compadre..como vai o excelentíssimo Governador do Sertão.

Lampião: Boa tarde Severino, mas qual é motivo da sua presença por aqui? Afinal como anda a nossa querida Jequitaí, faz tanto tempo que não ando pra aquelas bandas.

Severino de Jequitaí: Pois é compadre é justamente sobre Jequitaí o motivo da minha vinda aqui em Serra Talhada.

Lampião: Compadre, e o que tem se sucedido por lá?

Severino de Jequitaí: Pois é compadre estou enfrentando um problema sério com o povo de lá, só por que apareceu uns cabras do governo prometendo a construção de uma barragem prometida há 50 anos atrás e agora que a verba veio pra executar a obra os cabras tão enrolando o povo.

Lampião: E é compadre, pois pode contar comigo estou à disposição naquilo que precisar.

Severino de Jequitaí: pois é compadre acho que vou precisar da sua ajuda e de Jararaca pra está indo junto comigo á Jequitaí pra vê o que está sucedendo por lá. Se for preciso pode reunir seus cabras, que a viagem vai ser longa até lá pois pretendo passar em Brasília e fazer uma visita ao Tribunal de Contas da União pra saber se o dinheiro da construção da barragem está realmente em Jequitaí.

Lampião: Jararaca?

Jararaca: Sim Capitão

Lampião: Reúna os Cabras, pois vou cortar essa cambada tudo na bala.

Jararaca: E pra já Capitão.

Lampião: E trate de acordar Maria Cheirosa, quero era junto comigo nesse combate.

Severino de Jequitaí: Calma Capitão Virgulino.. se avexe não homem...primeiro vamos cobrar da União o provável sumiço das verbas e caso for preciso botamos nossos cabras na cola dos corruptos que estão desviando dinheiro da cidade.

Lampião: Que seja desse jeito compadre, pois todo doidim pra torá Cabra safado no Fuzil.

Lampião: Essa cabroeira não aprende, se que esqueceram que sou eu que comando esse Sertão, e mesmo assim essa cambada vive se metendo em corrupção e enganando o povo . Dessa vez vai sobrar todo mundo que até Brasília vai sentir a bala do meu Fuzil.

Jararaca: Capitão já estamos á 10 Km da Barragem de Jequitaí, o que acha de nós pararmos aqui pra descansar os Cabras e aproveitarmos para tomar aquela umbuzada com leite.

Lampião: Ande logo seu cabra aproveite e se deleite dessa umbuzada ao leite, pois não vejo à hora de chegar naquela barragem e descobrir o que está acontecendo por lá.

Jararaca: Já chegamos Capitão.

Lampião: Pois reúna os cabras.

Jararaca: É pra já Capitão.

Jararaca: Capitão.. Capitão..Olha lá Capitão bem que agente desconfiava dessa cambada de políticos.. Estão todos reunidos em volta da obra e parece que estão autorizando o pessoal a parar com o serviço. E aqueles que estão junto com eles se eu não me engano são todos engenheiros Capitão.

Lampião: Dessa vez essa cabroeira passou dos limites, vamos render todo mundo e vai sobrar até pra esses engenheiros de meia tigela.

Jararaca: Sim Capitão

Lampião: Bem que eu falei Severino que essa cambada estava com safadeza com o povo, pois minha vontade era cortar todo mundo na bala.

Severino de Jequitaí: É compadre dessa vez o sinhô acertou. E o Capitão tem idéia do que vai fazer?

Lampião: primeiro vou da um susto nessa cambada, depois prestamos contas com a União.

Severino Jequitaí: Já que é assim, e o Capitão que manda.

Lampião: Ora.. ora Jararaca pelo jeito as coisas estão mudando no Sertão. Pois nunca vi trabalhador com paletó e óculos de sol em construção civil....Oxente e esse monte de cabra parado sem fazer nada com essa ‘muntuera’ de coisa pra fazer.. pois no Sertão ta cheio de gente precisando de água pra beber... pode retornar todo mundo pra suas funções que hoje o comandante aqui sou eu.

Lampião: Jararaca faça o favor de render esse cabras do governo e os engenheiros também. Pois vão tudo junto comigo se apresentar a Polícia Federal lá em Brasília e da conta do dinheiro que sumiu daqui.

Jararaca: Estão todos rendidos Capitão

Lampião: Muito bem Jararaca. É pra essa cabroeira aprender a nunca mais enganar o povo do Sertão.

Severino de Jequitaí: Nem tenho como agradecer compadre.

Lampião: Oxente Severino já que resolvemos o problema nós vamos ficar por aqui e quero tu me apresente uma das belezas que tem aqui, famosa Cataratas de Jequitai... pois eu e Maria Cheirosa precisamos repor nossas energias e tomar um belo banho de cachoeira.

Severino de Jequitaí: As ordens Capitão faça bom proveito das belezas que tem aqui.

Lampião: Certo Severino amanha partiremos pra Serra Talhada e se surgir qualquer problema pode contar comigo e com meus cabras que imediatamente atenderemos as suas ordens.

Moisés Aboiador - Poeta de Literatura de Cordel de Jequitaí no Norte de Minas.

Moisés Aboiador
Enviado por Moisés Aboiador em 28/01/2023
Código do texto: T7705996
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.