Episódio de hoje: “Jararaca reclama da fome no Sertão”

Jararaca: Capitão?

Lampião: O que foi Jararaca.

Jararaca: Será por que tem tanta gente passando fome no Sertão?

Lampião: E eu que vou saber Jararaca.

Jararaca: Capitão?

Lampião: Fala Jararaca.

Jararaca: Esses dias eu estava pesquisando na internet e fiquei sabendo que no Brasil existem 50 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

Lampião: E o que eu tenho haver com isso Jararaca?

Jararaca: Pois é Capitão se é verdade eu não sei, mais não duvido não. Só aqui no Sertão tem um monte de gente que passa o dia ‘ínterim’ sem ter nada pra comer.

Jararaca: O senhor não tem pena dessa gente não Capitão?

Lampião: Se eu tenho pena? Deixa de ser besta Jararaca primeiro que da comida pros pobres não é função minha é função do governo.

Lampião: E olha que nós já ajudamos demais esse povo, tudo o que agente rouba dos coronéis nós reparte com o povo.

Jararaca: Pois é Capitão.

Lampião: Sabe duma coisa Jararaca?

Jararaca: De que Capitão?

Lampião: Sabe de quem é a culpa de tudo isso?

Jararaca: De quem Capitão?

Lampião: Do próprio povo. Esse povo abestado continua votando nesse bando de políticos safados que só sabe enganar a população.

Lampião: Pois entra ano e sai ano eles ficam cada vez mais ricos e o pobre cada vez mais pobre.

Lampião: Sabe de uma coisa Jararaca?

Jararaca: O que Capitão?

Lampião: Só vai acabar essa pobreza no Sertão o dia que eu assaltar os cofres da União.

Jararaca: Mais isso é muito perigoso Capitão.

Lampião: Perigoso é agente ficar aqui parado assistindo esse monte de gente passando fome.

Lampião: E trate de reforçar nossos cabras que antes vamos saquear a bolsa de valores de São Paulo.

Jararaca: Eita... O Capitão endoidou de vez.

Lampião: Pois vou mostrar pra esse pessoal quem é que dá as cartas por aqui e depois vou soltar esses corruptos tudo na ‘catinga’ pra eles aprenderem como que é a vida no Sertão.

Jararaca: Capitão? O senhor não tem medo de ser preso pelo Presidente Capitão não?

Lampião: Mas tu é um jegue mesmo Jararaca.

Lampião: Aquele lá não espanta nem muriçoca. Da ultima vez que ele veio aqui deixei ele de cueca no meio do Sertão.

Lampião: E deixa de conversa mole Jararaca, reúna os cabras que partiremos hoje mesmo pra São Paulo e na volta passaremos em Brasília, pois preciso prestar contas com a União e vê se encontro político ladrão por lá.

Lampião: Pois vou mostrar pra essa cabroeira quem é que dita as regras no Sertão.

Jararaca: Já fiz tudo que tu pediu Capitão.

Lampião: Muito bem Jararaca, pois eu quero saber pra onde está indo o dinheiro usado pra alimentar o povo, pra essa cambada aprender respeitar o povo do Sertão.

Moisés Aboiador - Poeta de Literatura de Cordel de Jequitaí no Norte de Minas.

Moisés Aboiador
Enviado por Moisés Aboiador em 27/01/2023
Código do texto: T7705361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.