* Projeto Partindo do Interesse das Crianças *
1
O trabalho com projetos
Em espaço educativo
Vem tomando proporções
Cada vez mais significativo.
Principalmente na educação infantil
Vivenciada em todo Brasil
É o foco e o principal objetivo.
2
Quem trabalha em escolas
Se depara com tais realidades.
Constituindo de amplos debates,
De grande relevância na escolaridade.
O ato de fazer projetos, ou projetar,
Em seu sentido mais singular,
Influencia e cai bem em toda idade.
3
A criança, na Educação Infantil,
Como sujeito é capaz de projetar.
Constatei significativas publicações
O centro do planejamento curricular,
Sujeito histórico que, nas interações,
Nas práticas de vivencia, nas relações
Se constrói ao brincar, imaginar, fantasiar.
4
A criança no espaço educativo
Diariamente deve ser potencializada
Socialmente e culturalmente.
Devem ser instigadas e acreditadas.
Permeando seu desenvolvimento,
Possibilitando seu crescimento
Em cada etapa estudada.
5
A centralidade do trabalho educativo
Traz a criança como protagonista
Realizado por uma interlocução ativa
Com seus pares, e os adultos a vista.
Com o ambiente no qual estão inseridas
Serem educadas dentro das expectativas.
Além da programações definidas.
6
É nosso papel incentivar
Estimular o interesse das crianças
Esse projeto só vem reforçar
Encorajá-los, demostrar confiança.
Eles fazem parte do patrimônio cultural,
Promover o desenvolvimento integral
Possibilitar socialização com perseverança
7
A escola com sua metodologia inovadora,
A cada dia cresce essa inovação,
E sempre inova visando melhorar
Para atendimento do cidadão.
Sem deixar de ouvir as crianças,
Que tem em seu ser a confiança,
A curiosidade e a disposição.
8
Pelos projetos aqui apresentados
Quero agradecer cada participação.
Abre um leque de infinitudes
E de possibilidades dentro da educação.
Que o mundo ainda tem muito a desvendar,
A compreender pra facilitar
A totalidade da criança e sua imaginação.