* Pentabuandinho e Pentabuando *
1
Um projeto municipal
Que mostra bom resultado.
Uma competição saudável
Que nos deixa entusiasmados
Aprendendo e se divertindo
Talentos se descobrindo
Esse fato está confirmado.
2
O aprendizado das quatro operações
No estudo da matemática.
A memorização da tabuada
É essencial para essa prática.
Para o raciocínio direcionado
Calcular mentalmente o resultado
É a principal didática.
3
Essa proposta é desenvolvida
Em tempo cronometrado
Com alunos do 4° ao 9º ano
Regularmente matriculado.
Na sala de aula primeiramente
Depois na escola socialmente
Esse processo é realizado.
4
Entre as escolas municipais
É socializado uma competição.
No aniversário do município
É ofertado uma premiação.
Planejado uma grande final
Em assembleia geral
É premiado um campeão.
5
A intenção desse projeto
É motivar a aprendizagem
De construção de conhecimento
Da tabuada como abordagem.
Com recursos e observações.
Com possíveis demonstrações
De arguições maleáveis.
6
É possível perceber que, os alunos
Demonstram interesse e motivação.
Realizando as atividades solicitadas
Possibilitando mais aprendizagem na ação.
Bem como uma rica oportunidade
Construindo conhecimento com confiabilidade
E prosseguir nessa fundamentação.
7
Diante das experiências vivenciadas
Percebe-se a importância do projeto.
Proporciona ao ensino de matemática,
O interesse dos alunos isso é certo.
Auxilia o professor na diversificação
Melhorando em suas aulas a atenção
Sem falar nos talentos descoberto.
8
Viabilizando um ensino inovador,
Onde os alunos podem interagir
Com ações que os levem ao aprendizado
De forma participativa, reagir.
Tornando-se cidadãos ativos e conscientes
Nas tomadas de decisões inteligentes
No meio social se inserir.
9
É perceptível a interação dos alunos
Mesmo com as suas dificuldades,
São motivados e conduzidos a resolver
Os problemas propostos com seriedade
Pela intervenção realizada
O professor faz uma mobilizada
Procurando focar na prioridade.
10
Um projeto bem idealizado
Manifesto minha admiração.
Embora ache injusto os níveis
No mesmo patamar de classificação
Diferença de conhecimento e maturidade
Deveria ser por ano/séries e idade
Seria mais justa a competição.
11
Parabenizo cada estudante
Que teve a coragem em disputar.
Mesmo não chegando na final
São vitoriosos em participar.
Os representantes de cada escola
Realizaram um grande show de bola
Também são campeões podem comemorar.
12
Estude, se prepare e venha.
Ano que vem dispute novamente.
Não desista realize seu sonho
Mostre o quanto é inteligente.
A vida é feita de momentos
Busque todos os elementos
Você já é campeão literalmente.
13
No Pentabuadinho 4º e 5º ano
A gente foi desclassificado.
Nossa representante saiu
O concorrente era arretado.
Mais quem sabe ano que vem
A gente vença também
E conquiste o melhor resultado.
14
Já no Pentabuando +
Conquistamos o 2º lugar.
Nosso representante era bom
Dava gosto vê-lo calcular.
Nosso garoto estava seguro
O concorrente era mais maduro
Levando o 1º lugar.
15
Ano que vem tem novamente
Nosso aluno vai concorrer.
Vai estar mais maduro, esperto.
E quem sabe pode vencer.
Esse serviu de experiência,
Conhecimento e sapiência.
Só temos a agradecer.