* A literatura de cordel nas escolas *

1

Francisco Sá partiu na frente

Dentro desta modalidade

Realizando seminários

Com parcerias de qualidade.

Incentivando a leitura

E aproveitando afinidades.

2

Estimulando o interesse pela cultura,

E a simplicidade de produção.

Adotando a Literatura de Cordel

Como um recurso de diversão.

Numa linguagem apropriada

Com uma linda interação.

3

Relatos da vida cotidiana

Ganham destaque nos escritos

Em versos destituídos de formalidade

Em seus assuntos favoritos.

Com expressividade e emoção

Dentro de alguns requisitos.

4

Apresentando rimas que encantam

Desse gênero literário trabalhado

Utilizando esse recurso pedagógico

Para realizar um texto respeitado.

Com desenvolvimento criativo

E interesse sempre redobrado.

5

Os alunos produzem seus cordéis

Com belas histórias nos relatos

As professoras realizam a correção

Com responsabilidade no formato

Focadas nas aventuras e nas rimas

Sem tirar a inspiração do candidato.

6

O gênero serve de motivação

Para os pequenos poetas inspirados

Com talento nato para narrar

Seus versinhos curtos bem rimados

A vida pitoresca do sertão.

As dores e as alegrias descriminado

7

De forma divertida e descompromissada,

Com boa dose de humor e ironia,

Recitando fatos históricos e políticos,

E os dramas que a população sentia

Protagonizando as narrativas.

Sempre em boa companhia.

8

Com características marcantes

Dentro das suas particularidades

Na concepção e abordagem dos temas,

Cada história e peculiaridade.

Com uma produção simples

Escritos dentro das necessidades.

9

Com valores culturais regionais,

Promovendo o conhecimento popular

Sobrevivência de mitos, lendas e tradições

Algumas narrativas vem nos contar

Num protagonismo esperto e inteligente

Oferecendo uma criação espetacular.

10

Os alunos estimulados a compor,

Conhecer as rimas, assim como interpretar

Despertando criatividade e imaginação

Tendo oportunidade de apreciar

A expressividade da nossa cultura.

Tive a honra de prestigiar.

11

O visível potencial pedagógico.

Com um incrível grupo de alunado

Cheios de garra e interesse

Cada aluno muito bem inspirado

As professoras bastante confiantes

Pelo trabalho que tinham realizado.

12

Lindalva, Valéria e Raimunda

E todas as coadjuvantes

Apoio da gestão da escola

Cada pessoa foi muito importante

Dignas de muitos aplausos

Fizeram um momento brilhante.

13

Nossa escola também fez seu papel

Colocando nossos alunos a pensar

A professora expôs vários folhetos

Da literatura em cordel ao explanar

Inclusive falando dos poetas

Que se destacavam em nosso lugar.

14

Meu nome foi citado na explanação

Me deixando orgulhosa e lisonjeada

Fazer versos pra mim é natural

Me encanta uma história rimada.

Saúdo meus colegas romancistas

Não perco uma rima por nada.

15

Agradeço a professora Edinuzia

Pelo excelente trabalho realizado.

Incentivando o melhor dos alunos

A todos o meu muito obrigado!

Vamos escolher a melhor produção

E o texto escolhido será publicado.

16

Realizamos um trabalho em equipe

Todos com o mesmo entendimento

Somos melhor quando estamos juntos!

Querendo o mesmo rendimento

Se um ganha o outro ganha também.

Temos um equilibrado pensamento.

17

Entendemos a importância de cada um

E entendemos que é o essencial.

O que é fácil qualquer um faz,

Difícil mesmo, é fazer o ideal.

Quem trabalha com educação

E educa com amor, faz o principal.

Claudia Pinheiro
Enviado por Claudia Pinheiro em 12/06/2022
Código do texto: T7536293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.