* A literatura de cordel nas escolas *
1
Francisco Sá partiu na frente
Dentro desta modalidade
Realizando seminários
Com parcerias de qualidade.
Incentivando a leitura
E aproveitando afinidades.
2
Estimulando o interesse pela cultura,
E a simplicidade de produção.
Adotando a Literatura de Cordel
Como um recurso de diversão.
Numa linguagem apropriada
Com uma linda interação.
3
Relatos da vida cotidiana
Ganham destaque nos escritos
Em versos destituídos de formalidade
Em seus assuntos favoritos.
Com expressividade e emoção
Dentro de alguns requisitos.
4
Apresentando rimas que encantam
Desse gênero literário trabalhado
Utilizando esse recurso pedagógico
Para realizar um texto respeitado.
Com desenvolvimento criativo
E interesse sempre redobrado.
5
Os alunos produzem seus cordéis
Com belas histórias nos relatos
As professoras realizam a correção
Com responsabilidade no formato
Focadas nas aventuras e nas rimas
Sem tirar a inspiração do candidato.
6
O gênero serve de motivação
Para os pequenos poetas inspirados
Com talento nato para narrar
Seus versinhos curtos bem rimados
A vida pitoresca do sertão.
As dores e as alegrias descriminado
7
De forma divertida e descompromissada,
Com boa dose de humor e ironia,
Recitando fatos históricos e políticos,
E os dramas que a população sentia
Protagonizando as narrativas.
Sempre em boa companhia.
8
Com características marcantes
Dentro das suas particularidades
Na concepção e abordagem dos temas,
Cada história e peculiaridade.
Com uma produção simples
Escritos dentro das necessidades.
9
Com valores culturais regionais,
Promovendo o conhecimento popular
Sobrevivência de mitos, lendas e tradições
Algumas narrativas vem nos contar
Num protagonismo esperto e inteligente
Oferecendo uma criação espetacular.
10
Os alunos estimulados a compor,
Conhecer as rimas, assim como interpretar
Despertando criatividade e imaginação
Tendo oportunidade de apreciar
A expressividade da nossa cultura.
Tive a honra de prestigiar.
11
O visível potencial pedagógico.
Com um incrível grupo de alunado
Cheios de garra e interesse
Cada aluno muito bem inspirado
As professoras bastante confiantes
Pelo trabalho que tinham realizado.
12
Lindalva, Valéria e Raimunda
E todas as coadjuvantes
Apoio da gestão da escola
Cada pessoa foi muito importante
Dignas de muitos aplausos
Fizeram um momento brilhante.
13
Nossa escola também fez seu papel
Colocando nossos alunos a pensar
A professora expôs vários folhetos
Da literatura em cordel ao explanar
Inclusive falando dos poetas
Que se destacavam em nosso lugar.
14
Meu nome foi citado na explanação
Me deixando orgulhosa e lisonjeada
Fazer versos pra mim é natural
Me encanta uma história rimada.
Saúdo meus colegas romancistas
Não perco uma rima por nada.
15
Agradeço a professora Edinuzia
Pelo excelente trabalho realizado.
Incentivando o melhor dos alunos
A todos o meu muito obrigado!
Vamos escolher a melhor produção
E o texto escolhido será publicado.
16
Realizamos um trabalho em equipe
Todos com o mesmo entendimento
Somos melhor quando estamos juntos!
Querendo o mesmo rendimento
Se um ganha o outro ganha também.
Temos um equilibrado pensamento.
17
Entendemos a importância de cada um
E entendemos que é o essencial.
O que é fácil qualquer um faz,
Difícil mesmo, é fazer o ideal.
Quem trabalha com educação
E educa com amor, faz o principal.