Porto do Itaqui São Luís MA
Todas as grandes nações
Que tem costa para o mar
Precisam de um bom porto
Para vender e comprar
Para poder produzir
E comercializar
Para construir um porto
Que a demanda atenderia
Com os mercados diversos
Que o futuro traria
Que tivesse condição
E a todos atenderia
Em resposta a distância
Que este comércio exigia
Após vários estudos
Vendo a geografia
Decidido o Itaqui
O melhor lugar seria
Idealizado assim
O complexo portuário
Na Bahia de São Marcos
O lugar apropriado
E no ano trinta e nove
O local foi confirmado
Olhando Estados Unidos
E continente europeu
Após diversas pesquisas
Logo assim se entendeu
Ser este porto viável
E o projeto aconteceu
É chegado o novo século
Com o crescimento do estado
Para Início desta obra
Sessenta e seis foi marcado
Em pouco mais de seis anos
Já então finalizado
No ano setenta e dois
Entrou em operação
Foi criada a companhia
Das docas do Maranhão
A nacional CODOMAR
Para administração
Em convênio assinado
Com os órgãos de então
Em dois mil e um a EMAP
Após a delegação
Do ministério dos transportes
Assumiu no Maranhão
O Itaqui desde então
Recebe investimento
Em acessos ferroviários
Ampliação em andamento
Chega a trinta e um milhões
De cargas em movimento
Com parcerias firmadas
A nova administração
Este porto tomou rumo
Com grande motivação
Agregou capacidade
Em sua operação
Itaqui é porto público
Muito bem conceituado
É orgulho Brasileiro
É também joia do estado
O porto que mais cresceu
Em primeiro colocado
Entre outros portos públicos
Fica em onze, na escala
Mas em movimentação
É o quinto em tonelada
Estando entre os grandes
Em movimentação de carga
De capital nacional
Com mais movimentação
Estando em sua frente
Santos, grande campeão
Itaguaí, Paranaguá
E Rio Grande então
Entre os canais de acesso
O Canal do Panamá
Com dimensões alargadas
Mais vantagens haverá
Com duzentas toneladas
Navio maior passará
O Pacífico, o Atlântico
Bem mais perto ficará
Capacitando o Itaqui
A bem mais longe chegar
Abrindo novos mercados
E assim consolidar
Tendo um setor primário
Ainda em ampliação
Estando assim este porto
Em constante construção
Com imensa retroárea
Para futura expansão
Muito bem elaborado
Nove berços de atracação
Para embarque e desembarque
E outros em conclusão
Celulose da Suzano
Para mais exportação
Em amplitude de maré
Muito privilegiado
Chega a sete, oito metros
Favorecendo o calado
Deixando então este porto
Muito bem classificado
O Itaqui é assim
Grande ponto de passagem
Para o mercado interno
Em ação de cabotagem
E para o mercado externo
Muito bem aproveitado
O vai-e-vem de produtos
Importado ou exportado
Ressalta bem este porto
Entre portos de outro estado
Destacando o seu fluxo
Entre outros já testado
São quatro tipos de carga
Normalmente transportadas
Na armazenagem dos portos
Tem as conteinerizadas
Granéis sólidos e líquidos
E as generalizadas...
Sendo assim as cargas soltas
Em geral classificadas
São peças grandes avulsas
Que seguem desembaladas
Que atendem a projetos
Recebidas ou embarcadas
Em matéria de logística
Tem fator multimodal
Rodovias, ferrovias
Que chegam na capital
E um corredor logístico
Que o torna sem igual
Tem assim eficiência
Grande competividade
Contando com varias vias
Que chegam nessa cidade
Com tanta conexão
Tem muita capacidade
Na Baia de São Marcos
Em sua geografia
Tem posição estratégica
Que muito o beneficia
E no Golfão Maranhense
Melhor lugar não havia
Uma área bem extensa
O canal no Maranhão
Largura, quinhentos metros
Cem quilômetros de extensão
Tem um calado profundo
Garante a navegação
O seu cais é muito extenso
É grande a dimensão
Quase dois mil e quinhentos
Em área de atracação
Composto por longos berços
Todos em operação
Muito grande a estrutura
Extensa Poligonal
Que delimita o porto
Em cada área ideal
A primária e secundária
Com espaço essencial
Em sua área primária
Permite a atracação
Onde chegam os navios
Trazendo a Importação
Desembarcam e embarcam
O que vai pra exportação
Se Importa da Colômbia
Muito carvão mineral
Termoelétrica Eneva
Uma empresa nacional
Que gera muita energia
Um fator essencial
Tem o terminal de cobre
Que chega de Marabá
Terminal de ferro-gusa
De Açailândia Pequiá
De Imperatriz Celulose
Que a Suzano exportará
E os armazéns do TEGRAM
De empresas consorciadas
Com expansão de tancagem
Áreas recém licitadas
Commodities inflamáveis
Que estarão bem resguardadas
Representa o Arco-Norte
Com a distribuição
Permitindo a várias cargas
Sua movimentação
Garantindo os combustíveis
Que fazem mover a nação
Itaqui é Porto público
Que valoriza parcerias
Com as empresas privadas
Em constante melhoria
Estas participações
Crescem mais a cada dia
O complexo portuário
Que nosso estado contém
É formado por três portos
Que se integram muito bem
Ponta da Madeira - Vale
E da Alumar também...
Em movimentação de carga
Destacou-se o Maranhão
ITAQUI, VALE, ALUMAR
Trabalhando em união
E o Complexo Portuário
É mesmo um campeão
O Desempenho Aquaviário
Uma vez consolidado
Mas uma vez o Itaqui
Sendo evidenciado
O melhor do Norte Nordeste
Fica em nosso estado
A movimentação do porto
A logística o Nodal
Primeiro do Arco Norte
Mostra a pesquisa atual
O destaque, o desempenho
É assim fenomenal
E assim é nosso porto
Que nos dá satisfação
Que permite o intercâmbio
Com qualquer outra nação
Que faz crescer o Brasil
E o estado do Maranhão
Salve o porto do Itaqui
Esta nossa Joia Rara
Destacando o Maranhão
Em matéria Portuária
Colocando nosso estado
Entre os grandes nesta área
Paulo Ivan – (99) 9 9641-5780
Paulo.pisl.lima@gmail.com
www.recantodasletras.com.br/
autores/PauloIvan