A EDUCAÇÃO
COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
I
Defensor da escola democrática,
Onde troca de saberes deveria
Existir entre aluno e professor
De forma horizontal, o que seria
Uma base do novo aprendizado
Onde o aluno e o mestre, lado-a-lado,
Novas informações acessariam.
II
Dizia nosso amado educador
Que “Não há saber mais ou saber menos
O que há são saberes diferentes”
Que não pode se dizer que sejam plenos
Mas, em si, se completam pra fazer
Que o não-ser obtenha o próprio SER
Libertando-se, tornando-se serenos.
III
A conscientização sócio política
Era por ele, Paulo Freire, defendida.
E aqui a escola assumiria
O papel de transformador da vida:
Ensinando o aluno a ler o mundo
Com um pensar positivo e mais profundo
Para intervir na hora requerida.
Rosa Regis
Natal/RN
2021
COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
I
Defensor da escola democrática,
Onde troca de saberes deveria
Existir entre aluno e professor
De forma horizontal, o que seria
Uma base do novo aprendizado
Onde o aluno e o mestre, lado-a-lado,
Novas informações acessariam.
II
Dizia nosso amado educador
Que “Não há saber mais ou saber menos
O que há são saberes diferentes”
Que não pode se dizer que sejam plenos
Mas, em si, se completam pra fazer
Que o não-ser obtenha o próprio SER
Libertando-se, tornando-se serenos.
III
A conscientização sócio política
Era por ele, Paulo Freire, defendida.
E aqui a escola assumiria
O papel de transformador da vida:
Ensinando o aluno a ler o mundo
Com um pensar positivo e mais profundo
Para intervir na hora requerida.
Rosa Regis
Natal/RN
2021