PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: A teoria de ação dialógica e antidialiógica de Paulo Freire

Peço um pouco de atenção,

Para saber se atingiremos

o poder da transformação.

Paulo Freire nos desafia

para fazer um debate

com muita problematização.

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Revisitamos Angicos,

o berço da desalienação.

Concentrado no Chile, exilado do Sertão.

Nasce “Pedagogia do oprimido”,

uma ferramenta importante

que “desoprime” o cidadão.

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Já se foram tantos anos

mas é viva a discussão.

O seu legado deixado

provoca muita reflexão

sobre o povo oprimido

e os danos da opressão.

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Diante desse contexto,

podemos até relembrar

a educação bancária

não deixa educando pensar.

Sem luz ou saco vazio,

dificulta muito o ato de libertar!

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A participação ativa

é método transformador.

Transforma educador em educando,

educando em educador

e, unidos pelo saber,

constroem juntos o mundo desopressor.

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A teoria de ação dialógica

entra agora na plenária.

Co-laboração, união, organização,

cultura e comunicação solidária!

É o movimento que prega

a liderança revolucionária!

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Na ação dialógica,

a massa é sempre sujeito.

Não é objeto nem “coisa”,

respeita cada pessoa do seu jeito.

Quem entra pela adesão

desvela o mundo com respeito.

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Ação antidialógica

cultiva de um lado o poder!

Mitifica a realidade

e o oprimido, nele próprio, não crê!

Aliena e cega o homem,

que acha que fez por merecer.

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Segue o boi, vai a boiada,

o cavalo encabrestado.

Aquele, que abre a boca,

manda-se ficar calado.

Se mesmo assim insistir,

chama-se mal educado.

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Invasor e invadido,

um duelo desleal.

Assimetria imposta

Pela a posse visceral.

Invadido se permite

anestesiado, irracional.

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O homem libertador

limpa óculos embaçados.

Modifica a estrutura,

transforma e também é transformado.

Faz qualquer pessoa do mundo

se sentir valorizado.

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Oprimido e opressor

são seres do mesmo plano.

A invisibilidade do oprimido

leva a divisão por engano.

O oprimido não percebe...

o tratamento desumano.

----------- (Inspirado na obra: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.)

Autora: Simoni Furtado da Costa/ Niterói, 10-09-20.

Graciosa interação com o grande poeta Valdir Loureiro em10/04/21:.

O Nosso Brasil querido

É também um sofredor,

Que, onde existe oprimido,

Sem dúvida, mora opressor.

Mas, na sua pedagogia,

Paulo Freire defendia.

Um ensino libertador.

(Valdir Loureiro)