Tragédias e Triunfos

Uma coisa certa, não há como negar por trás de toda tragédia natural e humana há sempre algo de novo e bom a nos esperar.

Como já diria as rimas de um velho cordel: "Paciência, Tudo vai passar. Não há mal que sempre dure, nem noite escura cujo brilho do sol não faça o breu dispersar."

Foi assim no mitológico dilúvio, onde o mundo todo tava uma grande chafurdação, e como justiça divina choveu quarentena de dias submergindo o mundo de então.

Ao cabo dessa tragédia lendária a humanidade renasceu e como uma árvore podada novamente floresceu.

Uma cota de anos afrente no Egito antigo se sucedeu na épica história de Moisés e os hebreus. Cativos e humilhados chegava a hora da libertacao, mas antes as dez pragas eliminou parte da grande população.

Com fim da grande peste a ressurreição aconteceu, e rompendo o mar vermelho a povo israelita como uma grande nação se ergueu.

Espalhada pelo mundo, perseguições tiveram que enfrentar, quem não lembra da 2 Grande Guerra e do Holocausto Nazista onde toda linhagem judaica, Hitler propôs exterminar?

Mas um povo que tem identidade, memória, laços de sangue e um livro sagrado na mão, jamais será exterminada por um déspota megalomaníaco sem razão.

Mesmo arrasada com 6 milhões de mortos novamente resplandeceu e, em 14 de maio de 1948 a ONU vaticinou a autonomia do Estado Hebreu.

Repare bem ao longo da história, o foi a escravidão entre os séculos XV e XIX, negros eram arrancados da mãe África pra forçados a crueldade de viverem em servidão.

Entre lutas e rastros de sangue o chão do mundo se manchou da vil escravatura que o sistema colonialista ao povo africano subjugou.

Mas o que cai na terra uma hora brota e vai frutificar, não foi diferente com o sangue afro que semeou Esperança e liberdade em todo lugar.

Entre choros e alaridos hoje podemos dizer o que seria da nossa música se uma alma black não gerasse o Jazz, o Samba e Blous e Rock Roll dando trilhas ao viver?

Que negro expatriado no fundo de uma caravela poderia imaginar que do tronco, da senzala séculos adiante Martin Luther King iria dos degrais do Lincoln Memorial bradar: y heve a drew y have a drew!!! e décadas depois um Afrodescendente a Casa Branca comandar?

Por isso, como diria os poeta marginal, não devemos em meio inexorável e cruéis infortúnios da vida deixar de sonhar: " Fé em Deus que ele é justo Ei irmão nunca se esqueça na guarda, guerreiro Levanta a cabeça truta onde estiver seja lá como for Tenha fé porque até no lixão nasce flor.

Jazi Nask
Enviado por Jazi Nask em 24/07/2020
Reeditado em 30/07/2020
Código do texto: T7015833
Classificação de conteúdo: seguro