CORDEL DESCRITORES DO SPAECE

(Recitar em dupla)

(ator 01)

Meu amigo, sente aqui,

de timidez não carece,

quero falar de um assunto

que a nós muito enriquece;

sobre nossa eletiva

Português pra Spaece.

(ator 02)

Fez bem tocar no assunto,

permita, quero falar,

foi tanto aprendizado

e eu vou agora provar:

são vinte e três descritores

pra gente se habilitar.

(ator 01)

Vamos deixar de conversa,

me mostre se você sabe,

ao menos o eixo um,

Procedimento que cabe

competência na leitura

antes que o texto acabe.

(ator 02)

Pois eu falo, meu amigo,

pra você ficar sabendo,

informação que é explicita,

no um já vem descrevendo,

e implícita é no dois,

do texto que estiver lendo.

(ator 01)

Eu também sei que no três

é o sentido da expressão,

da palavra que, no texto,

chama a nossa atenção.

O quatro mostra a moral

do verbal e não verbal

pra nossa interpretação

(ator 02)

O cinco identifica,

de um texto, o seu tema,

o seis é pra distinguir

a opinião do fato que encena.

O sete é a diferença

da informação que se pensa

ser principal no sistema.

(ator 01)

Já que você sabe tanto,

eixo dois quero saber,

o nove já sei que é

gêneros reconhecer:

O dez é o que identifica

a intenção eu ele indica

e o onze é com você!

(ator 02)

Com certeza, camarada,

o onze é reconhecer

elementos narrativos

que o conflito vai trazer.

E ainda do eixo três,

vou explicar pra vocês

relacionando o que ler.

(ator 01)

Deixa comigo que eu falo!

O doze identifica

semelhança e diferença,

opinião que se aplica.

O treze é a informação,

depois da comparação

Que em mais de um texto é dita.

(ator 02)

Do eixo quatro é fácil,

coerência e coesão:

Quatorze relaciona

as partes com intenção,

de elementos notar

recurso que precisar

pra o texto ter concisão.

(ator 01)

Pois eu digo que o quinze

a tese identifica,

dezesseis estabelece

o argumento que edifica;

Dezessete é relação

de adverbio e conjunção

que ao texto qualifica.

(ator 02)

Desse eixo faltou um,

o dezoito eu vou falar,

pois ele é quem reconhece

em um texto que não há

recurso de coesão

com sua interpretação

o leitor entenderá.

(ator 01)

O eixo cinco é o efeito

expressivo da expressão,

o descritor dezenove

reconhece esta ação;

as palavras têm efeito,

no vinte se vê direito

até na pontuação.

(ator 02)

O vinte e um é tão chique!

morfossintaxe trabalha,

nos recursos estilísticos

o efeito se espalha.

O vinte e dois é ironia,

o humor ele aprecia,

o leitor nele gargalha!

(ator 01)

O último descritor,

agora chegou a vez,

dele eu falo e me calo,

pois ele é o vinte e três;

Que trata dos locutores

homem simples ou doutores,

sua linguagem tem a vez.

(ator 02)

Amigo, pois eu me rendo,

trago reconhecimento;

você mostrou que aprendeu

e esse era o intento.

Eu também não falo mais,

a eletiva foi demais!

Parabéns nesse momento!

(ator 01)

Obrigado eu quem digo,

também termino a vez,

reconheço, professores,

que devo muito a vocês!

Esta foi a culminância,

momento de importância

das aulas de português!

Assuério Marcos
Enviado por Assuério Marcos em 29/02/2020
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