CORDEL DESCRITORES DO SPAECE
(Recitar em dupla)
(ator 01)
Meu amigo, sente aqui,
de timidez não carece,
quero falar de um assunto
que a nós muito enriquece;
sobre nossa eletiva
Português pra Spaece.
(ator 02)
Fez bem tocar no assunto,
permita, quero falar,
foi tanto aprendizado
e eu vou agora provar:
são vinte e três descritores
pra gente se habilitar.
(ator 01)
Vamos deixar de conversa,
me mostre se você sabe,
ao menos o eixo um,
Procedimento que cabe
competência na leitura
antes que o texto acabe.
(ator 02)
Pois eu falo, meu amigo,
pra você ficar sabendo,
informação que é explicita,
no um já vem descrevendo,
e implícita é no dois,
do texto que estiver lendo.
(ator 01)
Eu também sei que no três
é o sentido da expressão,
da palavra que, no texto,
chama a nossa atenção.
O quatro mostra a moral
do verbal e não verbal
pra nossa interpretação
(ator 02)
O cinco identifica,
de um texto, o seu tema,
o seis é pra distinguir
a opinião do fato que encena.
O sete é a diferença
da informação que se pensa
ser principal no sistema.
(ator 01)
Já que você sabe tanto,
eixo dois quero saber,
o nove já sei que é
gêneros reconhecer:
O dez é o que identifica
a intenção eu ele indica
e o onze é com você!
(ator 02)
Com certeza, camarada,
o onze é reconhecer
elementos narrativos
que o conflito vai trazer.
E ainda do eixo três,
vou explicar pra vocês
relacionando o que ler.
(ator 01)
Deixa comigo que eu falo!
O doze identifica
semelhança e diferença,
opinião que se aplica.
O treze é a informação,
depois da comparação
Que em mais de um texto é dita.
(ator 02)
Do eixo quatro é fácil,
coerência e coesão:
Quatorze relaciona
as partes com intenção,
de elementos notar
recurso que precisar
pra o texto ter concisão.
(ator 01)
Pois eu digo que o quinze
a tese identifica,
dezesseis estabelece
o argumento que edifica;
Dezessete é relação
de adverbio e conjunção
que ao texto qualifica.
(ator 02)
Desse eixo faltou um,
o dezoito eu vou falar,
pois ele é quem reconhece
em um texto que não há
recurso de coesão
com sua interpretação
o leitor entenderá.
(ator 01)
O eixo cinco é o efeito
expressivo da expressão,
o descritor dezenove
reconhece esta ação;
as palavras têm efeito,
no vinte se vê direito
até na pontuação.
(ator 02)
O vinte e um é tão chique!
morfossintaxe trabalha,
nos recursos estilísticos
o efeito se espalha.
O vinte e dois é ironia,
o humor ele aprecia,
o leitor nele gargalha!
(ator 01)
O último descritor,
agora chegou a vez,
dele eu falo e me calo,
pois ele é o vinte e três;
Que trata dos locutores
homem simples ou doutores,
sua linguagem tem a vez.
(ator 02)
Amigo, pois eu me rendo,
trago reconhecimento;
você mostrou que aprendeu
e esse era o intento.
Eu também não falo mais,
a eletiva foi demais!
Parabéns nesse momento!
(ator 01)
Obrigado eu quem digo,
também termino a vez,
reconheço, professores,
que devo muito a vocês!
Esta foi a culminância,
momento de importância
das aulas de português!