AVENTURAS NO EGITO

E então Moisés nasceu
Retirado de um cesto
Que no Nilo apareceu
Bem depois salvou seu povo
Do martírio que sofreu

Minhas filhas Ingrid e Sthéfane
Esta história lhes narrei
Desde muito pequeninas
Eu contando cochilei
Querem agora ir no Egito
Comprovar o que lhes contei

Partindo de Fortaleza

A viagem é muito longa
Levantei pra alongamento
De São Paulo a Addis ababa
Doze horas cortando o vento
Ethiopian Airlines

Pra voar se preparando
O fogo movido a gás
Ao balão vai insuflando
Cada qual com vinte e dois
Estamos sobrevoando

Ingrid, Sthéfane e Tobias
Eram lá pura emoção
Um sorriso em cada rosto
De alegria e vibração

Neste mar nós mergulhamos
Água azul bem transparente
Os peixes nadando alegres
Bem pertinho ali da gente
Nesta ilha Paradise

Falando nosso idioma
Para nos tranquilizar
Ao Amir e ao Sabry
Obrigado eu vim lhes dar

Nossa agência foi demais
Superou no seu papel
Conduzindo nos passeios
Por terra, água e no céu
Para a Maktub Travel

Aventuras no Egito
Cravou nosso coração

Levi Madeira - Médico e cordelista, autor deste cordel
Quando minhas filhas Sthéfane e Ingrid escolheram o Egito como nosso roteiro para a viagem de fim de ano confesso que fiquei meio desanimado. Muito longe, achava perigoso e não tinha certeza se o alto investimento valeria a pena. Mas a viagem foi simplesmente maravilhosa. Nos surpreendeu em tudo. Unânime que foi a melhor internacional que fizemos. Povo muito simpático. Imersão cultural impressionante. Muito pra se ver e praticamente todos falam inglês. Estava muito frio. Temperatrura na faixa de 9°. Nosso guia Amir Al Ganainy foi maravilhoso, gentil e atencioso. É egípcio mas fala bem nosso idioma português. Estivemos conhecendo o Egito pelos ares de avião e balão, pelo deserto de camelo, pelas estradas de van, pelas cidades de charrete, pelo Rio Nilo de navio e pela história com nossos olhos, ouvidos e a alma! A moeda é o EGP Pounds e cada dólar vale 16 pounds. A maioria dos estabelecimentos recebe a moeda local e também dólares. Algumas poucas aceitam euros. Os egípcios adoram negociar e você pode pechinchar à vontade até fechar um bom negócio. No mercado Khan Kalille você encontra tudo que procura e por preços muito mais em conta. Deus sobre tudo e com todos os povos! A quem desejar visitar o Egito desnude-se dos medos e mergulhe nessa aventura! Vale muito a pena!

Eneida Maria Cruz Lustosa Madeira - Terapeuta Ocupacional e Esteticista

Refletindo em pleno deserto do Saara no Egito sobre a magia do mesmo com sua areia brilhante como pó  de ouro  e suas pirâmides  exuberantes. Com um povo simples e de uma humildade apaixonante. Mesmo com suas carências econômicas  o sinal marcante é  o sorriso!  Nenhum nunca se apresentou de cara emburrada e a lição  que fica diante das monumentais esculturas dos faróis que ainda hoje sustentam economicamente o Egito é que a felicidade está  nos humildes.

Ingrid Lustosa Madeira Neves - Médica Oftalmologista - Plástica Ocular

Falar sobre a MELHOR VIAGEM da minha vida é fácil, difícil é não querer ter ficado mais tempo imersa em tanta cultura, história e belezas!! Durante esses dias em que passamos no Egito pude concretizar um ciclo e vivenciar o que seria a idéia daquela terra distante que eu ouvi muito ser contada e cantada na infância por meu pai que passava as noites falando de José e Moisés, no cruzeiro que fizemos no rio Nilo pude ouvir essa história e me sentir criança novamente... superei barreiras de medo, andando a camelo, passeando de balão e mergulhando no Mar Vermelho!! Voltei renovada e mais leve, despida de muitos preconceitos e grata a Deus e minha família por esse inesquecível final de ano!!

Sthéfane Lustosa Madeira - Acadêmica do 6º ano de Medicina

Que benção poder ver tudo que vi nessa viagem! Um mundo totalmente diferente do meu, que me afagou a alma! Mais do que toda a riqueza histórica, que eu imaginava ver, me surpreendeu o povo egípcio e os seus costumes! Do mesmo modo que queríamos conhecer um pouco do universo deles, eles também tinham muita curiosidade à respeito de nós! Lá encontramos um cenário contrastante entre uma população muito humilde e os patrimônios nacionais grandiosos, que representam a maior parcela da economia através do turismo. É um destino para se ir de mente e coração abertos, para que se veja além das inúmeras e maravilhosas atrações turísticas!
Uma dica: O passeio de balão em Luxor é imperdível! É super tranquilo, não faz medo algum, e é belíssimo! Que experiência!

Tobias Neves - Advogado

Viajar para o Egito era um sonho antigo. Desde aquele tempo do ensino fundamental, enquanto ainda estava na escola, ouvia com fascínio sobre a história desse país. Era o aluno nota 10, sempre sonhava acordado quando ouvia a voz do Professor Alípio, meu grande mestre do colégio, minha atenção era máxima. Mesmo não tendo a menor idéia que algum dia pisaria naquele território, sonhava em um dia conhecer as lendárias pirâmides de Gizé, Alexandria e o seu legado com a ciência, templos, monumentos. Imaginava um cenário bucólico, com uma luz amarelo-desértica misteriosa e tudo foi muito perfeito… Como sempre imaginei.
As pirâmides são absolutamente fantásticas, todas elas! Estar ao lado e até mesmo subir em um pedaço da história como aquele realmente me emocionou. Os templos egípcios ao longo do Rio Nilo também são absurdamente encantadores. E o Mar Vermelho foi uma das coisas mais lindas que já vi!
Visitamos o museu do Cairo, onde podemos ver o tesouro do Faraó Tutankhamon, e diversas relíquias das demais dinastias do Antigo Egito.
Durante o cruzeiro, o rio Nilo esteve em evidência. Observei o rio, a vegetação verde, com palmeiras e tamareiras e, ao fundo, o deserto. “Uma imagem contrastante e intrigante”. Outro ponto marcante é o sol - considerado pelos antigos egípcios como um Deus - que proporciona a vista de seu nascer durante o vôo de balão, ou ao se por, “atrás” do deserto. Voar de balão foi a melhor sensação da minha vida e ficará marcada para sempre em minha memória.
Essa viagem foi uma experiência “fantástica”. Além de aprender sobre a parte histórica do Egito Antigo, tive contato com a sociedade atual do país, de maioria muçulmana. “É muito diferente da ocidental e, a meu ver, um povo que recebe muito bem os turistas. Foi uma experiência única, extremamente valiosa e enriquecedora”.
Para o leitor ler esse cordel deve ser algo muito prazeroso, eu posso me considerar um privilegiado por acompanhar cada parágrafo desse poema e está ao lado desse grande médico e cordelista Dr. Levi Madeira que a cada emoção no Egito, pincelava nossa viagem com rimas perfeitas. Também agradeço a Deus por ter proporcionado essa viagem ao lado da minha família e amada esposa Ingrid.