A PEDAGOGIA DO CORDEL
Por Gecílio Souza
A gramática e o dicionário
Firmaram uma parceria
Ela versa o vocabulário
Da forma que deveria
E ele conceitua o cenário
De tudo que se pronuncia
O idioma é extraordinário
Faliz quem o aprecia
Joguei as letras para cima
Cairam em forma de rima
Daí nasceu a poesia
A partir daquele dia
Tomei uma decisão
O poema se tornaria
Um meio de comunicação
Para abordar filosofia
Política e educação
Falar até de fantasia
E coisas do coração
Joguei palavras ao alto
Cairam já no formato
De poética composição
Tamanha é a satisfação
De escrever desta maneira
É arte com diversão
Talvez uma nova trincheira
Quem sabe outra opção
Nem a última nem a primeira
Para alterar a concepção
Sobre a lógica corriqueira
Posto que o ato de ler
É conhecimento e prazer
Situados na fronteira
Contra a infame cegueira
Metafórica ou racional
O cordel é a dianteira
Nesta luta universal
Que todos cerrem fileira
Pois a ignorância é brutal
Mas ela desce a ladeira
Se o esforço for igual
Os versos não darão trégua
A sabedoría é a régua
Conhecer é essencial
Na poesia o fundamental
É a sua própria essência
Que exprime a realidade
Com ironia e irreverência
Informa a quem tem vontade
De ir além da aparência
A rima é uma possibilidade
E não uma conveniência
Faz bem saber que o cordel
Tem como relevante papel
Despertar a consciência
G. S.