A PEDAGOGIA DO CORDEL

Por Gecílio Souza

A gramática e o dicionário

Firmaram uma parceria

Ela versa o vocabulário

Da forma que deveria

E ele conceitua o cenário

De tudo que se pronuncia

O idioma é extraordinário

Faliz quem o aprecia

Joguei as letras para cima

Cairam em forma de rima

Daí nasceu a poesia

A partir daquele dia

Tomei uma decisão

O poema se tornaria

Um meio de comunicação

Para abordar filosofia

Política e educação

Falar até de fantasia

E coisas do coração

Joguei palavras ao alto

Cairam já no formato

De poética composição

Tamanha é a satisfação

De escrever desta maneira

É arte com diversão

Talvez uma nova trincheira

Quem sabe outra opção

Nem a última nem a primeira

Para alterar a concepção

Sobre a lógica corriqueira

Posto que o ato de ler

É conhecimento e prazer

Situados na fronteira

Contra a infame cegueira

Metafórica ou racional

O cordel é a dianteira

Nesta luta universal

Que todos cerrem fileira

Pois a ignorância é brutal

Mas ela desce a ladeira

Se o esforço for igual

Os versos não darão trégua

A sabedoría é a régua

Conhecer é essencial

Na poesia o fundamental

É a sua própria essência

Que exprime a realidade

Com ironia e irreverência

Informa a quem tem vontade

De ir além da aparência

A rima é uma possibilidade

E não uma conveniência

Faz bem saber que o cordel

Tem como relevante papel

Despertar a consciência

G. S.

Oiliceg
Enviado por Oiliceg em 29/10/2019
Reeditado em 30/10/2019
Código do texto: T6782581
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