A SEMÂNTICA LEXICAL
I
A Semântica Lexical
É tema a abordar
PIETROFORTE E LOPES
Sistematizam o pensar.
II
Começando pelo SIGNO
Que busca relacionar
Significante e Significado
Pro debate acalorar.
III
E baseados em SAUSSURE
As ideias aparecem
Os autores desenvolvem
E o texto logo cresce.
IV
A imagem acústica do SIGNO
SAUSSURE diz Significante,
Significado o conceito
Que é deveras importante.
V
Mas há modos contrastantes
Da Semântica edificar,
As concepções volantes
Muito tem a ensinar.
VI
Entre o nome e a coisa
A linguagem acontece
Os conceitos se destacam
E nova moda aparece.
VII
E os conceitos dos SIGNOS,
Podem, então, aparecer,
No contexto do discurso,
A depender de quem ver.
VIII
É o Significado,
Pauta para as discussões,
Nos estudos da linguagem,
Constitui indagação.
IX
Palavra, Conceito e Coisa,
São três vertentes a oscilar,
Um triângulo que o homem
Demarca para estudar.
X
As palavras se referem
Às coisas designadas,
Mediante os conceitos
Pelo ser representadas.
XI
E como expressa SAUSSURE,
Sobre o SIGNO em questão,
Significado e Significante
Na linguagem há relação.
XII
Pois a maneira de ver
Denota o ponto de vista,
A cultura se apresenta
E a história se conquista.
XIII
A linguagem e o sentido
Apresentam relação,
Vivências que se conhecem
Em profunda interação.
XIV
A Semântica e o Léxico
Tem muito a expressar,
Os lexemas e seus destinos
Evidenciam o falar.
XV
Na Análise Sêmica do Léxico
Há o Campo Lexical
Onde Semas e Lexemas
Distanciam-se no geral.
XVI
Como exemplo, vamos ver
O Campo Lexical do CHAPEU
Para, então, compreender.
O seu contexto fiel.
XVII
BONÉ, GORRO OU SOMBREIRO
Constituem os lexemas
E outros nome conhecidos
Também entram no esquema.
XVIII
E entre os traços distintos
Que a cultura prescreveu
Para cobrir a cabeça
O ser humano elegeu.
XIX
Mas existem outros Semas,
Que passo a relatar
Masculino ou feminino
Para quem costuma usar.
XX
Agora, vamos falar
Dizendo o quê entendeu
Para o lexema FACA
Diga o quê compreendeu.
XXI
Então, podemos dizer
Que para o Semema FACA
Há Semas contextuais
Como FAMINTA OU DESGRAÇA.
XXII
Algumas metamorfoses
Provocam reflexões,
Manifestações da língua
Que causam alterações.
XXIII
O Semantismo das palavras
Passa por transformações
Bem no Campo Discursivo
Há várias percepções.
XXIV
Mas vale a pena dizer
Que essas transformações
Que o discurso domina
Não muda as acepções.
XXV
Porque há os dicionários
Que fazem delimitar
As acepções Semânticas
Para não subjetivar.
XXVI
PIETROFORTE E LOPES
Fazem uma indagação:
_ HÁ GRAU ZERO DA LINGUAGEM?
E focam a atenção.
XXVII
Para eles, a ideia,
Em nível de realização,
Está na objetividade
Por meio da denotação.
XXVIII
E nesse ponto de vista,
De modo objetivo,
As frases em ordem direta
Estão no campo festivo.
XXIX
Mas quando a ordem é quebrada
A linguagem é desviada
E ela surge de termos,
A linguagem figurada.
XXX
Nesse contexto, o discurso,
Contrai modos de dizer,
Conotando ou Denotando
Temos muito a aprender.
XXXI
E essa aprendizagem
Relaciona palavras,
Estrutura o sistema
E lexiona as palavras.
XXXII
Veremos as relações
De Sinonímia e Antonímia,
Hiponímia e Homonímia,
Paronomásia e Polissemia.
XXXIII
Há “MIAS” a estudar.
Vamos, então, começar,
Com o termo Sinonímia
Para a pauta precisar.
XXXIV
Denominam-se Sinônimos
As muitas possibilidades
De substituir um termo
Havendo reciprocidade.
XXXV
Por exemplo, HOMEM NOVO,
Você pode discursar
Trocando por HOMEM JOVEM
Que dá sentido ao falar.
XXXVI
Mas nem tudo é perfeito
A depender do contexto
Se o termo fosse LIVRO
LIVRO JOVEM há despeito.
XXXVII
E isso ocorre porque
O uso se faz diverso
E o emprego discursivo
É diferente no verso.
XXXVIII
Agora, a Antonímia,
Que contraria a questão,
Porque oposto a bonito
É o feio, meu irmão!
XXXIX
Também como em Sinonímias
O discurso prevalece
Só lendo o ponto de vista
O entendimento acontece.
XL
Hiperonímia e Hiponímia
São fenômenos derivados
Na disposição hierárquica
São contextualizados.
XLI
Por exemplo, ANIMAL
É um termo englobante
Porque pode englobar
RÉPTIL, AVES E ELEFANTES.
XLII
Esse termo é Hiperônimo,
Englobante dos demais
Porque o termo Hipônimo
É englobado demais.
XLIII
Aqui também o discurso
Constroi o seu parecer
Englobante ou Englobado
Relaciona o saber.
XLIV
Por vez, chega a Homonímia,
Resulta da consciência
Significante e Significado
Na distinção faz ciência.
XLV
Por exemplo, tem a MANGA
Que pode vestir você
E a MANGA alimento,
Que nutre e faz viver.
XLVI
Sua origem é diversa
Significado e Significante
Mas a pronúncia igual
Mesmo Significante.
XLVII
O termo Paronomásia
Assemelham Significantes
Embora os Significados
Sejam contrários e distantes.
XLVIII
Por exemplo, a palavra
Que pode nos confundir
RETIFICAR OU RATIFICAR
No discurso faz fluir.
XLIX
E por fim, a Polissemia
Com vários Significados
E um único Significante
Que transmite o recado.
L
Assim, para o termo VELA
Que é o Significante
Falamos de objetos
E suas funções distantes.
LI
Outro exemplo Polissêmico
É a frase de PASCAL
Usando a mesma palavra
Com diferença total.
LII
E a frase? Vejam só,
Pois sei que vocês conhecem:
“O coração tem razões
Que a própria razão desconhece.”
LIII
E foi isso que estudei
Da Semântica Lexical
Agora passo a vocês
A avaliação final.