GLOSAS
Uma pequena coletânea de Décimas e Setilhas (e algumas Oitavas) proveniente de interações com vários poetas, em temas variados.
Meu muito obrigado aos diletos vates pelo despertar dessas inspirações e até fazer-me participante de seu trabalho – recomendo a sua obra e leitura!
Outrossim, todos são bem-vindos a re-interagir aqui neste espaço... :)
Abraços,
George
======================
----------------------------------------
ABISMO (pentassílabos)
Abismo da alma
Gritante, real
Dor que não se acalma
Quem dera um final
Que nunca se chega
Porém, quem se achega
Se aquieta, afinal.
(Interação com "SEM GRAVURAS" do nosso saudoso Facuri)
----------------------------------------
FILOSOFIA
Típica grega tragédia,
Entre o vário e o hilário
– Lá que seja uma comédia –
Desafia o educandário,
E eu tentando fazer média…
Urgente, uma enciclopédia!
E também um dicionário!
(Filosofando então com o saudoso Facuri em seu texto "ET CETERRA")
----------------------------------------
ORDONISMO
Um estilo encantador,
de vigor e maestria;
guia é como um clamor,
amor de quem agracia;
propicia à audiência
cadência, efervescência
e abrangência à confraria.
(Referência ao estilo de versar de Raquel Ordones #ordonismo)
----------------------------------------
CONFRARIA PARAIBANA
Esta confraria é riba:
Só podia, haja vista,
Ser de vates Paraíba
Casa excelência de artistas
Dela vou me aproximando
Como sem querer, chegando –
Atrevimento paulista!
É uma vida aventureira
Neste mundão sem porteira
O que é uma fronteira
Senão um traço no chão?
Agradeço à poesia
Que apesar da carestia
Junta amigos que não via
Nos oito pés de quadrão.
Assim vamos prosseguindo
Pela vida a caminhar
Aprendendo e insistindo
Muito sonho há pra sonhar
E sem nunca arrefecendo
Pondo todo o coração
Poetando e escrevendo
Nos oito pés de quadrão.
(Interação com post de Sander Lee, com Tiago Alves e outros, no Facebook)
----------------------------------------
GENTILEZA
Gentileza é uma semente
Que não custa muito, não
O seu fruto saboroso
Multiplica-se em montão
Apesar da correria
Maluca do dia-a-dia
Mostre consideração.
(Interação com "Gentileza" de Hluna)
----------------------------------------
SEMANA
E a semana vai corrida –
Muito há que se fazer
Mas de estar de bem c'a vida
Não se deve esquecer:
A sincera amizade
E o amor bem de verdade
É que faz tudo valer!
(Interação com "Boa Semana…" de Norma A de Oliveira)
----------------------------------------
NETOS
Sem nenhuma picardia
Falo agora e disse antes
Pequeninos tão brilhantes
São da vida a alegria
Que preenche o nosso dia;
Cada neto é especial
Igualzinho tal e qual
Inocente malandragem
Uma nova traquinagem
E avô babando é normal.
(Interação com "O CICLISTA" de Sander Lee)
----------------------------------------
DUELO À BALA
Com ou não cabra da peste
Nunca atrevo a duelar
Fico aqui no meu lugar
Por trás de qualquer cipreste
Mesmo que ninguém ateste.
Não que seja covardia
Ou falta de valentia:
Nem por muita insistência
Me valho de violência –
Respondo na poesia!
(Interação com "Resolvo Tudo à Bala" de Um Piauiense Armengador de Versos)
----------------------------------------
SÃO GILMAR
Malandragem sem espanto,
Em festa, a refastelar:
Se tem colarinho branco
E apelar ao São Gilmar,
Rezando para esse santo,
A sentença – eu garanto –
De prisão vai relaxar.
(Interação com "VALHA-ME SÃO GILMAR" de Stelo Queiroga)
----------------------------------------
LEMBRANÇA D’OIRO
Como bem se fosse agora
Lembro dos tempos de ouro
('Té da chibata de couro)
Passados longe de outrora
Brincadeira rua afora
Sem qualquer preocupação
Descalços – os pés no chão –
De capa, espada e touro
Piratas com seu tesouro
Tenho imensa gratidão.
(Interação com "Tempos Doirados" de Haley Romerio)
----------------------------------------
DUZENTOS (pentassílabos)
Duzentos - tá certo?
Feito à Zé Limeira
Que bela empreiteira
Pelo Zé Roberto –
Sucesso decerto;
E a gente aprecia
A sua ousadia
Não há outro igual
Versar surreal
Que até arrepia.
(Interação com "200 - Duzentas postagens no recanto" de Zé Roberto)
----------------------------------------
GRATIDÃO
Esplêndida cantilena,
Alegria transbordante
E ao mesmo tempo serena,
Gratidão contagiante!
Vê, não se ufana, contudo,
O poeta que se esmera:
Deus sempre resolve tudo,
Até quando não se espera!
(Interação com o cordel de mesmo mote de Ansilgus)
----------------------------------------
NOSSO DINHEIRO
Será que ainda tem jeito
Tal país "quintocentão"?
Tamanha é a corrupção
Que já nem penso direito
Mas há quem bata no peito
Diga que nunca roubou
Eis que o alarme já soou
Pra evitar, desde janeiro,
Queimarem nosso dinheiro
Junto ao ano que chegou!
(*) Quintocentão (neologismo): de 500 anos; com mais de 500 anos; antigo.
(Interação com mote de Ansilgus)
----------------------------------------
ATRÁS DO SONHO
Firme segue à nova fase
Com dedicação se esmera
Presto com pena e papel
Transformar sua quimera
Faz a leve nau zarpar
Aos confins, por alto mar,
Versar que alegria gera.
(Interação com "NAVE DO SONHO" de Sander Lee)
----------------------------------------
GRATIDÃO À MIL
Um sincero sentimento
Bate forte o coração
Com o olhar no firmamento
Louva a Deus em oração
Com amigos dividir
A alegria e o sorrir
Alma plena em gratidão
(Interação com "MENSAGEM DE AGRADECIMENTO" para a milésima publicação no RL de Esther Lessa)
======================
----------------------------------------
Grato por sua intervenção, Trovador das Alterosas...
"...uma pergunta existe uma regra para escrever uma glosa? Sabe mestre, é que o nordeste é um berço de melodias e criações poéticas que me encantam e agora que vi aqui quero saber mais. Um abraço e boa semana para o poeta.#### O que é Glosa. Conceito e Significado de Glosa: Glosa, na literatura brasileira, é um tipo de poema, utilizado normalmente pelos poetas do Nordeste do...B"
----------------------------------------
Muito em anotado, cumpade Trovador. Vale adicionar que a glosa, como é conhecida no nordeste é em forma de uma ou mais "Décimas" (estrofe de 10 versos). Nesta página, não tive este rigor castiço, e incluí muitas Setilhas (a maioria), que são estrofes de 7 versos e algumas Oitavas (perdoem-me a heresia... rsrsss...).
No cordel em geral, há também vários esquemas de rimas, que normalmente seguem como abaixo:
- Décimas: ABBAACCDDC
- Setilhas: ABABCCB ou xAxABBA
- Oitavas: ABABCDCD ou AAABCCCB (como nos"oito pés a quadrão"
- Sextilhas: ABABAB ou xAxAxA ou AABCCB ("corrido")
- Quadras: ABAB ou xAxA
Tão importante quanto a RIMA (ou talvez até mesmo mais) é a MÉTRICA.
As mais utilizadas são os versos de 7, 10 e 11 sílabas poéticas (esta última encontrada no "Galope à Beira-Mar"). Existe ainda, a utilização de parcelas de 4 e 5 sílabas...
Abaixo, deixo uns links de referência para quem se interessar por mais detalhes sobre o cordel.
Jerson Brito, aqui do RL, tem 2 textos primorosos, muito instrutivos:
Sextilha e rimas - https://www.recantodasletras.com.br/cordel/2381276
7 Sílabas - https://www.recantodasletras.com.br/cordel/2385088
Na Wiki:
Cordel - https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
Glosa - https://pt.wikipedia.org/wiki/Glosa_(poema)
Martelo Agalopado - https://pt.wikipedia.org/wiki/Martelo_agalopado
Galope à Beira-Mar - https://pt.wikipedia.org/wiki/Galope_à_beira-mar
Academia Brasileira de Literatura de Cordel:
Métrica - http://www.ablc.com.br/o-cordel/metricas-2/
Abraços, George
----------------------------------------
Grato por sua interação, Uma Mulher Um Poema...
ATITUDES IMPRESCINDÍVEIS
Onde houver gentileza,
Haverá sempre um gesto de amor.
Carinho se esconde nas coisas pequenas,
Nas atitudes que curam a dor.
Viva com muita simplicidade,
E, principalmente, não reclame,
Distribua bons fluídos e felicidade.
----------------------------------------
Grato por sua interação, Marcos Medeiros...
George, meu caro amigo,
das Letras e do Recanto,
eu nem sei dizer o quanto
fiquei contente contigo.
Foste comentar meu texto,
glosar meu mote em contexto,
causando em mim grande espanto.
Nunca te vi cordelista,
mas devo dizer que sei
que nunca em ti procurei,
vê-lo assim por minha vista.
A partir dessa conquista,
vou passar a ver presente
o poder do seu repente,
de forma clara e concisa.
QUERO DE TI UMA PISA
DE GLOSAS DAQUI PRA FRENTE.
======================