SAEPE: TÓPICOS E DESCRITORES EM CORDEL
SAEPE é um sistema
Feito para avaliar
A nossa educação
Visando sempre ofertar
Ensino de qualidade
Para a vida melhorar.
O S é de Sistema
O A de Avaliação
O E de Educacional
Pra toda população
O PE de Pernambuco
Engloba a região.
Foi criado em 2000
Com o objetivo firmado
Mudanças na educação
Exercida pelo Estado,
Vislumbrando a oferta
De ensino qualificado.
Para essa nova ideia
Ter bastante consistência
Criaram-se descritores
Ou Matriz de Referência
Para que a avaliação
Tivesse eficiência.
Os tais descritores são
Ações bem selecionadas
Considerando as ideias
Que serão avaliadas
Em teste de múltipla escolha,
Com respostas alternadas.
Toda questão é formada
Por um texto introdutor
Um conteúdo abordado
Com base num descritor
Com respostas variadas
Para guiar o leitor.
Para o tópico I (primeiro)
As práticas de leitura
O estudante é levado
A uma nova postura
Ler e interpretar textos
Em forma de aventura.
Temos o Descritor 6
Localizar informação
Explícita em um texto
É fácil essa missão
Bastando ler com cuidado
E bastante atenção.
Dentro do Descritor 7
Inferir informação
Num texto determinado
Vale a observação
E o poder de leitura
Fique esperto, meu irmão.
Para o Descritor 8
Você deve Inferir
O sentido de palavra
Ou expressão a partir
Do contexto textual
Para a ideia extrair.
Já quanto ao Descritor 9
Deve-se Identificar
O tema central dum texto
E a ele se focar
Pois os temas secundários
Você deve desprezar.
Descritor 10: Distinguir
Fato de opinião
Relativo a outro fato.
Essa é sua missão
Não misture esses dois
Desfaça essa confusão.
O Descritor 11 diz
Em linhas muito gerais
Para se Interpretar textos
Os que sejam não-verbais
E textos que articulam
Dados verbais, não-verbais.
Para o tópico II (segundo)
Implicações do suporte,
Gênero e enunciador
No qual o texto aporte
Na compreensão do texto
Esse tópico é muito forte.
O Descritor 12 indica
Pra você Identificar
O gênero textual
O qual vai se trabalhar
Carta, artigo, charge, crônica
Cordel não deve faltar.
O Descritor 13 fala
Identificar em jornais
Qual é a finalidade
Dos gêneros textuais.
Informar ou instruir,
Explicar e muito mais.
Já o tópico III (terceiro)
Retrata as relações
Existentes entre textos
E as suas ligações
Diferenças de ideias
Também de opiniões.
Lá no Descritor 14 (catorze)
Textos em comparação
Semelhanças e diferenças
De ideia e opinião
Dentro da mesma temática
Tem identificação.
O tópico IV (quarto) é
Coesão e coerência
Para o estudante ter
Mais ação e competência
Na leitura ter dinâmica
Na escrita, eficiência.
O Descritor 16 (dezesseis)
Estabelecer relação
De causa e consequência
Na frase ou na oração
Entre partes de um texto.
Que requer conexão.
O Descritor 17 (dezessete)
Relações, organizar
As lógico-discursivas
As conjunções vão marcar
Entre partes de um texto
Os advérbios vão estar.
Já no Descritor 18 (dezoito)
Fala-se em Reconhecer
As relações entre partes
De um texto que se ler,
Observando os recursos
Coesivos que se ver.
O Descritor 19 (dezenove)
É para Identificar
Qual a tese de um texto
Você pode argumentar
Leia com muito cuidado
Pra você não mais errar.
O Descritor 21 (vinte e um)
É pra se Reconhecer
O conflito gerador
Que no texto pode haver
Também há os elementos
Da narrativa pra ver.
O Descritor 27 (vinte e sete)
É pra Diferenciar
Suas partes principais
Das secundárias, tirar
Visando esses elementos
Em um texto interpretar.
O tópico V (quinto) traz
O estudo das Relações
Entre recursos expressivos
Que trazem figurações
E efeitos de sentido
Que trazem as emoções.
O Descritor 22 (vinte e dois)
Pede pra se Identificar
Os efeitos de humor
Que o texto quer nos passar
Ou também a ironia
Que o texto quer nos mostrar.
No Descritor 23 (vinte e três)
Deve-se Identificar
Os efeitos de sentido
Decorrente do usar
Pontuação, notações
No texto a se estudar.
O Descritor 24 (vinte e quatro)
Reconhecer o efeito
De sentido decorrente
Do emprego bem perfeito
Dos recursos estilístico
E morfossintático feito.
O Descritor 25 (vinte e cinco)
Se deve Reconhecer
O efeito de sentido
Decorrente do escolher
Palavras, frases, expressões.
Que se precisa entender.
O tópico VI (seis) explora
Estudo da estilística
Ou da expressividade
Da variação linguística
Em texto que apresenta
Uma qualidade artística.
O Descritor 26 (vinte e seis)
É tratado com amor
Identificar as marcas
Linguísticas do locutor
Outras que evidenciam
Marcas do interlocutor.
AUTOR: Carlinhos Cordel
Cupira-PE, 15 de junho de 2015.
E-mail: professorcarlossoares@gmail.com