SAEPE: TÓPICOS E DESCRITORES EM CORDEL

SAEPE é um sistema

Feito para avaliar

A nossa educação

Visando sempre ofertar

Ensino de qualidade

Para a vida melhorar.

O S é de Sistema

O A de Avaliação

O E de Educacional

Pra toda população

O PE de Pernambuco

Engloba a região.

Foi criado em 2000

Com o objetivo firmado

Mudanças na educação

Exercida pelo Estado,

Vislumbrando a oferta

De ensino qualificado.

Para essa nova ideia

Ter bastante consistência

Criaram-se descritores

Ou Matriz de Referência

Para que a avaliação

Tivesse eficiência.

Os tais descritores são

Ações bem selecionadas

Considerando as ideias

Que serão avaliadas

Em teste de múltipla escolha,

Com respostas alternadas.

Toda questão é formada

Por um texto introdutor

Um conteúdo abordado

Com base num descritor

Com respostas variadas

Para guiar o leitor.

Para o tópico I (primeiro)

As práticas de leitura

O estudante é levado

A uma nova postura

Ler e interpretar textos

Em forma de aventura.

Temos o Descritor 6

Localizar informação

Explícita em um texto

É fácil essa missão

Bastando ler com cuidado

E bastante atenção.

Dentro do Descritor 7

Inferir informação

Num texto determinado

Vale a observação

E o poder de leitura

Fique esperto, meu irmão.

Para o Descritor 8

Você deve Inferir

O sentido de palavra

Ou expressão a partir

Do contexto textual

Para a ideia extrair.

Já quanto ao Descritor 9

Deve-se Identificar

O tema central dum texto

E a ele se focar

Pois os temas secundários

Você deve desprezar.

Descritor 10: Distinguir

Fato de opinião

Relativo a outro fato.

Essa é sua missão

Não misture esses dois

Desfaça essa confusão.

O Descritor 11 diz

Em linhas muito gerais

Para se Interpretar textos

Os que sejam não-verbais

E textos que articulam

Dados verbais, não-verbais.

Para o tópico II (segundo)

Implicações do suporte,

Gênero e enunciador

No qual o texto aporte

Na compreensão do texto

Esse tópico é muito forte.

O Descritor 12 indica

Pra você Identificar

O gênero textual

O qual vai se trabalhar

Carta, artigo, charge, crônica

Cordel não deve faltar.

O Descritor 13 fala

Identificar em jornais

Qual é a finalidade

Dos gêneros textuais.

Informar ou instruir,

Explicar e muito mais.

Já o tópico III (terceiro)

Retrata as relações

Existentes entre textos

E as suas ligações

Diferenças de ideias

Também de opiniões.

Lá no Descritor 14 (catorze)

Textos em comparação

Semelhanças e diferenças

De ideia e opinião

Dentro da mesma temática

Tem identificação.

O tópico IV (quarto) é

Coesão e coerência

Para o estudante ter

Mais ação e competência

Na leitura ter dinâmica

Na escrita, eficiência.

O Descritor 16 (dezesseis)

Estabelecer relação

De causa e consequência

Na frase ou na oração

Entre partes de um texto.

Que requer conexão.

O Descritor 17 (dezessete)

Relações, organizar

As lógico-discursivas

As conjunções vão marcar

Entre partes de um texto

Os advérbios vão estar.

Já no Descritor 18 (dezoito)

Fala-se em Reconhecer

As relações entre partes

De um texto que se ler,

Observando os recursos

Coesivos que se ver.

O Descritor 19 (dezenove)

É para Identificar

Qual a tese de um texto

Você pode argumentar

Leia com muito cuidado

Pra você não mais errar.

O Descritor 21 (vinte e um)

É pra se Reconhecer

O conflito gerador

Que no texto pode haver

Também há os elementos

Da narrativa pra ver.

O Descritor 27 (vinte e sete)

É pra Diferenciar

Suas partes principais

Das secundárias, tirar

Visando esses elementos

Em um texto interpretar.

O tópico V (quinto) traz

O estudo das Relações

Entre recursos expressivos

Que trazem figurações

E efeitos de sentido

Que trazem as emoções.

O Descritor 22 (vinte e dois)

Pede pra se Identificar

Os efeitos de humor

Que o texto quer nos passar

Ou também a ironia

Que o texto quer nos mostrar.

No Descritor 23 (vinte e três)

Deve-se Identificar

Os efeitos de sentido

Decorrente do usar

Pontuação, notações

No texto a se estudar.

O Descritor 24 (vinte e quatro)

Reconhecer o efeito

De sentido decorrente

Do emprego bem perfeito

Dos recursos estilístico

E morfossintático feito.

O Descritor 25 (vinte e cinco)

Se deve Reconhecer

O efeito de sentido

Decorrente do escolher

Palavras, frases, expressões.

Que se precisa entender.

O tópico VI (seis) explora

Estudo da estilística

Ou da expressividade

Da variação linguística

Em texto que apresenta

Uma qualidade artística.

O Descritor 26 (vinte e seis)

É tratado com amor

Identificar as marcas

Linguísticas do locutor

Outras que evidenciam

Marcas do interlocutor.

AUTOR: Carlinhos Cordel

Cupira-PE, 15 de junho de 2015.

E-mail: professorcarlossoares@gmail.com

Carlinhos Cordel
Enviado por Carlinhos Cordel em 30/06/2015
Código do texto: T5295271
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