OS MOINHOS VÃO MORRER ?

DOU-ME LINDAMENTE COM DEUS. A CONFIANÇA QUE FUI ADQUIRINDO AO LONGO DOS ANOS PERMITE-ME, NO INTERVALO DOS JOGOS DO SPORTING, PEDIR-LHE UM FAVORZINHO DE QUANDO EM VEZ. AINDA A SEMANA PASSADA QUANDO NOSSO SENHOR SE PREPARAVA PARA MANDAR UMA ENXURRADA CÁ PARA BAIXO AGARREI-ME ÀS LONGAS BARBAS E SEM MAIS DELONGAS PEDI-LHE:- SENHOR, VÊ LÁ ONDE É QUE VAIS DESPEJAR O GRANDE AUTOCLISMO, ANH? ELE, COM AQUELE SORRISO QUE OS DEUSES TÊM QUANDO SÃO PODEROSOS, OLHOU-ME COM AR DE GAIATO MALANDRO E SACUDINDO UMA POMBINHA BRANCA DISSE-ME: -ESTÁ DESCANSADO HOMEM DO DIABO, AOS TEUS MOINHOS NADA ACONTECERÁ.

SANTO CRENTE COMO SOU, FIQUEI DESCANSADO. E TÃO DESCANSADINHO DE ALBURRICA QUE ME DEIXEI DORMIR NOS BRAÇOS DUMA ANJINHA DIVORCIADA QUE POR ALI PASSAVA À PROCURA NÃO SEI DE QUÊ. NÃO DORMI MUITO É VERDADE. PORQUE NO CÉU, UM HOMEM TEM QUE TER UM OLHO EM DEUS E OUTRO NO DIABO. COISAS ANTIGAS QUE NÃO SEI EXPLICAR. DESTA VEZ O MEU ACORDAR FOI UM BOCADINHO ABRUPTO. É QUE LEVAR COM UM METEORITO NA CABEÇA NÃO CABE NA CABEÇA DE NINGUÉM: DANADO VOLTEI-ME PARA DEUS E ATIREI: - É PÁ, DESCULPE, OH SENHOR? ENTÃO AGORA ISTO É ASSIM? ESTÁ UM ANJINHO DO DIABO A SORNAR NO MELHOR COLCHÃO DE ÁGUA QUE É UMA NUVEM E LEVA COM UMA PEDRADA NA CABEÇA? DEUS COM O CÓDIGO DA VINCI NA MÃO, FECHOU O LIVRO, BATEU COM ELE MANSA E COMPASSADAMENTE NO JOELHO E RESPONDEU-ME: - PASSAS O TEMPO A INCOMODAR-ME…BOLAS! FECHO OS OLHOS PARA NÃO VER CERTAS COISAS - COMO POR EXEMPLO A SITUAÇÃO DO TEU PAÍS, QUE NÃO É, COMO SABES, OBRA MINHA MAS DO DIABO – E TU PARECES O TEU GOVERNO: SEMPRE A INCOMODAR QUEM TRABALHA. DEIXA-ME NA PAZ DO SENHOR… ESTÁS FERIDO? VAI ALI AO DR. SOUSA MARTINS.- PRONTO, DESCULPE.

FUI LEVAR A ANJINHA DIVORCIADA AO CONFESSOR, AGARREI NO METEORITO (CURIOSO PELA FORMA ARREDONDADA E BURACO NO MEIO) E METI-O DEBAIXO DAS ASAS.

QUERIA DESCOBRIR O QUE ERA AQUELA PEDRINHA MÁ E DE ONDE TINHA VINDO.

AO FIM DE DOIS CONCERTOS DE HARPA ESTAVA ESCLARECIDO: O METEORITO NÃO ERA MAIS QUE UMA MÓ DE MOINHO. E DEVIA SER A MÓ DE BAIXO PORQUE ESTAVA MUITO PARECIDA COM UM TRABALHADOR POR CONTA DE OUTREM. DONDE VIERA? ISSO É QUE ME ESCURECEU OS CABELOS (NO CÉU É ASSIM: QUANTO MAIOR A PREOCUPAÇÃO MAIS ESCURECE O CABELO) .MATUTEI TANTO TEMPO À PROCURA DA PROVENIENCIA DA MÓ QUE UM TIPO QUALQUER QUE ME OBSERVAVA , SE ABEIROU DE MIM COM PENA, POIS CLARO, AVENTOU: - HOMBRE, ACESSÓRIOS DE MOINHOS DE VENTO É COM AQUELE QUIXOTE ALI.

UM TIPO EM CERTAS ALTURAS TEM MESMO SORTE! FIQUEI IMEDIATAMENTE ESCLARECIDO AO FALAR COM O CAVALEIRO. – MUCHACHO.- ESSA MÓ PERTENCE A UM VELHO MOINHO NESTE MOMENTO A CAIR DE DESLEIXO. E OLHA SE NÃO TE MEXES, ACABA POR MORRER COMO UM PASSARINHO. NEM PIO. ESTAVA A FALAR DOS MOINHOS DE ALBURRICA, O ESPERTALHÃO. E CONTINUOU: -O QUE TENS A FAZER, SIM PORQUE TU GOSTAS DOS TEUS MOINHOS, É ABDICARES DA BOA VIDA E CHATEARES QUEM DE DIREITO. NÃO COMECES POR PEDIR UM DIA DE SALÁRIO PARA A RECONSTRUÇÃO COMO FEZ O VASCO GONÇALVES, NÃO PEÇAS AO BÓIA CAMPEÃO DO MUNDO SÓ POR SER BÓIA, NÃO PEÇAS NADA AOS UCRANIANOS, BRASILEIROS, ROMENOS E CHINESES QUE SÓ AUMENTARAM O XIXI PARA O RIO, NEM AOS DA SALVAÇÃO PÚBLICA MESMO MOSTRANDO A MÓ DE BAIXO. NADA PEÇAS AOS TIPOS DO PÓ POR PARECER FARINHA: NÃO ESTÃO EM CONDIÇÔES. PODES PEDIR A QUEM TANTAS VEZES ALI ESTEVE DE JOELHOS, PARA REZAR, MAS NADA CONSEGUIRÁS PORQUE ESSAS VOZES SÃO POUCO CIMENTADAS, MUITO MENOS ÀS TAÍNHAS, ROBALOS E CHARROCOS. NEM AO CHOCOS. VAI AO PEIXE GRAÚDO. E JÁ.

UM ESPANHOL DESTES A DAR-ME LIÇÕES? E A MOSTRAR ATÉ INTERESSE PELA RECONSTRUÇÃO DOS MOINHOS? O GALEGO NÃO ESTARÁ A PENSAR COM CERTEZA FAZER DOS MOINHOS UM LUGAR DE LAZER, LÁ PORQUE É O EX-LÍBRIS DO BARREIRO? TEM UMA SITUAÇÃO PREVILEGIADA, ETC. ETC. O TIPO ESTÁ A VER O QUE NÓS AINDA NÃO VIMOS?

MÃOS À OBRA. ESTA DAS MÃOS À OBRA NEM PARECE UMA DECISÃO DE PORTUGUÊS. MAS TENTA-SE. E VAMOS LÁ:- OH SENHOR PRESIDENTE, SENHOR MINISTRO, SENHOR DA CUERCUS, SENHOR DOS SENHORES, TOMEM NOTA: QUEREMOS OS MOINHOS SALVOS E É PARA JÁ. NÃO QUERO IR AO RIO VER OS MOINHOS MORTOS, PERGUNTAR PORQUE MORRERAM OS MOINHOS E RESPONDEREM-ME: - SIM. MORRERAM! COMO UM PASSARINHO. - COMO UM PASSARINHO? ENTÃO LEVARAM ALGUMA FISGADA NOS CORNOS ?

kirapintor
Enviado por kirapintor em 07/06/2007
Código do texto: T517027