CORDEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

FORMAÇÃO CONTINUADA

Focalizando a relação teoria-prática

Vamos pedir a todos

Que enfrentam os desafios

De uma árdua caminhada

Ei! Professores, coordenadores

Futuros pedagogos!

Sabem qual é a bola da vez?

É A FORMAÇÃO CONTINUADA!

O que chamam de Formação Continuada

É uma proposta decente

Orienta o trabalho educativo

E amplia o conhecimento docente

Faz-se necessário lançar um olhar

Na história da educação

Todos os aspectos voltados

Para uma mútua preparação

Após a Revolução Francesa

Liberdade, Igualdade e

Fraternidade eram os ideais

E iniciou a formação docente

Nas escolas normais

A LDB estipula o prazo de dez anos

Para o professor ter nível de graduação

Também tem como competência

Elaborar o Plano Nacional de Educação

O MEC cria em 2003

A Rede Nacional de Formação Continuada

Universidades e Centros de pesquisa

Com muitas ações desencadeadas

Está longe desse tema se esgotar

Para termos formação continuada

Devemos cada vez mais reivindicar

Compreender e operacionalizar

A Educação brasileira tem história

Sabe, a Escola Tradicional

Voltada à produção capitalista

Com sua função social?

Já a Escola Nova traz à tona o seu papel

a “Pedagogia dos Projetos”, das competências

como reprodutora da classe dominante

Mobiliza conhecimentos e experiências!

O autor Saviane critica o modelo reprodutivista

E redefine o papel da escola e da educação:

Combater a ideologia dominante

E atender as necessidades da população.

Na década de 1980 o modelo tecnicista

Com princípios de operacionalidade

Tinha organização, racional. O foco?

Era o técnico e a produtividade

Para a formação dos docentes

Era para trabalhar conteúdos como instrumento

E para ter uma prática segura e real

É fundamental o conhecimento

A década de 1990 enfatiza o papel do professor

A produção de pesquisa em formação continuada

Tem foco nas propostas da instituição escolar

E a prática e a teoria veio ser articulada

Eis as principais questões do modelo apresentado:

Que tipo de formação orientará nossas ações?

Que tipo de aluno e que sociedade queremos?

O aluno preparado para desafiadoras situações

O professor contribui com o seu conhecimento

Para uma transformação estrutural

Busca alterar a prática de seus alunos

Enquanto agente de transformação social

Uma proposta mais ampla, contínua

Objetiva, formativa e sistematizada

Entre o saber teórico e o fazer pedagógico

Visando uma formação mais direcionada

Os dados revelam que a formação continuada

Estuda-se sobre o PPP o início e a elaboração

Há o interesse e a vontade de aprender

Os novos saberes com muita reflexão...

O processo de formação continuada

O professor coordena numa boa

Ele se beneficia com as pesquisas

E como educador se aperfeiçoa

O professor aprende a importância do referencial teórico

O relato dos encontros são surpreendentes

Pois, “é na teoria que se pensa a prática”

A pedagogia Histórico–crítica tomou outra forma, gente!

Os professores têm expectativas positivas

E buscam o desenvolvimento pessoal

O estudo fornece subsídios importantes

Para o desempenho profissional

A formação continuada constitui-se:

Trabalho e estudo firmes e permanentes

Para o coletivo, os alunos, a escola, a sociedade

A prática e a teoria são envolventes.

Faz-nos refletir teoricamente nossa práxis

As experiências aqui compartilhadas

Reconhece o valor da teoria, reflexão

E a construção de uma formação continuada!

OBRIGADA!

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 22/09/2014
Reeditado em 23/09/2014
Código do texto: T4972242
Classificação de conteúdo: seguro