A MINHA PEN-IX

A MINHA PEN-IX - (a)

O José Mourinho é que tem razão, quando afirma que este país está cheio de invejosos…Lá porque o meu amigo António Cambeta, a viver em Macau com a Amui, me ofereceu uma “pen” toda prá frentex (ainda não está à venda em Portugal), o Vale e Azevedo, quando soube, mandou-me logo um e-mail dando a entender que eu a tinha roubado ou que andava a esbanjar o cacau que ganhei com a venda de um iate que ele não identificou (ao contrário do Tribunal). O “ganda” maluco tentou mandar-me abaixo, por saber que sou sportinguista… mas esqueceu-se das visitas que lhe fiz na prisão, apesar de toda a sua inocência.

Mas o que é que esta “pen” tem, afinal, de especial? É apenas uma “espécie” de esferográfica que grava tudo o que se escreve com ela e, conectada ao pc (não conotada com o PC) e à impressora, imprime de imediato tudo o que tem em memória. A graça está na cara de quem me vê a tirar apontamentos: olham e nada vêem. É uma situação idêntica à que têm os Americanos com o Bin Laden! Esta maravilha tem ainda a particularidade de gravar a voz de qualquer pessoa e reproduzi-la, de imediato, em texto escrito. Tem os seus contras! Numa conversa com o senhor Lula (um operário gago meu amigo de infância) que gravei, o texto saiu-me todo às reticências…De vez em quando lá vinha metade de uma frase; a outra metade aparecia três A4 depois. Quer dizer: para estes casos dá muita despesa em papel. Já com o escritor António Lobo Antunes a coisa resulta mesmo. Ontem, no consultório, quando lhe disse que o José Saramago era o meu escritor favorito, a asneira que gritou ficou tão bem gravada que as seis letras divididas por hífen apareceram em bond e apenas no cimo da folha. Claro que guardei a folhinha, onde posso ainda imprimir os discursos de um deputado de um governo qualquer deste mundo. Seja ele português ou Palop. Não me atrevo é a gravar uma conversa com o Alberto João Jardim. Fala muito sobre o “contenente”, principalmente nas tascas de Câmara de Lobos e receio que o raio da “esferográfica” reproduza também os hálitos. Não era mau de todo… mas obrigaria o meu director, Sousa Pereira, a tomar sérias precauções com o bafo do seu cachimbo. Seria um mau exemplo para os milhares de leitores que todos os dias consultam o ROSTOS. Um Director de jornal… a fumar!!!

Descobri (por acaso) que os israelitas têm “esferográficas” destas ou melhor, semelhantes. Para já as marcas são diferentes. Esta é uma Pen-IX ( lê-se “íkese”) , as de Israel “Skud”. Na Palestina há-as aos pontapés, o que desmente a ideia feita de que os judeus são uns forretas. Atiram toneladas delas à cabeça dos vizinhos!!! A estes o doutor Busha não diz nada...

Quem tem – ou tinha também – uma Pen-IX era o Freitas do Amaral enquanto ministro dos negócios estrangeiros. – Dá-me um jeitão, dizia-me ele um dia à porta do Seminário de Almada. Foi o Sócrates que o forçou a usá-la, depois daquelas bocas que o Freitas mandou sobre os árabes. E usava-a, com um acessório pouco indicado: um preservativo. Explicou-me o 1º ministro, a meio da Ponte sobre o Tejo, enquanto corria a meia maratona mesmo ao meu lado: -Sabe camarada, obriguei o ministro a usar aquilo com preservativo… com receio dos americanos! – Porquê? – Os Americanos emprenham muito pelos ouvidos…-respondeu-me. Fiquei estupefacto!

Bush usará a Pen-IX atrás da orelha?

Ao telefone com Durão Barroso, o xerife da CEE em Bruxelas, falei-lhe da minha Pen-IX. Disse-me que já a conhecia desde os tempos do MRPP (?) e que, aquela que lhe tinha sido distribuída, a devolvera com a recomendação de dentro do possível, ser entregue a Santana Lopes. Parece que este a perdeu nas últimas eleições para a Câmara de Lisboa. Como aconteceu aos meus camaradas Emídio Xavier e Amílcar Romano aqui.

Na próxima sessão da Assembleia Municipal irei propor que ao actual Presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, sejam atribuídas umas 80.000…se houver dinheiro para isso. -Porquê tantas? perguntará o meu leitor. Eu respondo: -Carlos Humberto era incapaz de usufruir dum bem tão valioso e esquecer a população e amigos do Barreiro que acha terem o mesmo direito que ele.

Aqui para nós: telefonei-lhe dando conhecimento da minha proposta. Que aceitaria, sim senhor, se às 80.000 acrescentasse mais uma. Ou seja 80.001. –Mas,Senhor Presidente, a sua já está incluída nas 80.000! – Eu sei, amigo Kira… a que estou a pedir a mais, é para enviar ao Poeta brasileiro Caipirinha que bem a merece, pelo furor que tem provocado nos intelectuais da nossa cidade! Não quis contrariá-lo porque, palavra de honra, já tinha pensado nisso.

Alguma vez (eu) me ía esquecer do amigo Caipirinha?

Nim pinsá !

kirapintor

(a)texto modificado em Homenagem ao Poeta Caipirinha <www.recantodasletras.com.br/autores/poetacaipirinha

kirapintor
Enviado por kirapintor em 16/05/2007
Código do texto: T488877