CORDEL – Por querer antecipar – Pagamos com nosso choro – 09.07.2014
 
Eu não queria, jamais, ter feito esse cordel, mesmo sabendo os meus leitores que torci contra o nosso selecionado nesse fiasco de Copa do Mundo de 2014, aqui realizado pela atual maior empresa do mundo, a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associação), que congrega mais países do que a Organização das Nações Unidas, e que futuramente vai ser o principal organismo a servir de recurso para problemas internacionais. Disso não se podem ter dúvidas, até mesmo porque está aplicando punições que ultrapassam os limites compatíveis com suas atribuições indo até mesmo atingir clubes que nada fizeram para serem prejudicados por procedimentos inidôneos desse ou daquele atleta. Esse foi o caso do jogador Suárez, uruguaio que joga no Liverpool da Inglaterra.
Em primeiro lugar, que me permitam os governantes no poder, eles estavam ansiosos para que esse timeco de segunda categoria viesse a abiscoitar mais um campeonato mundial, porquanto renderia, certamente, milhões de votos junto aos pobres torcedores fanáticos, que mesmo morrendo de fome torcem de olhos fechados por esse punhado de atletas, assim como “um pega na rua”, como se faz nas peladas, ao qual deram o nome de seleção brasileira.
Como presidente desta republiqueta de meia tigela a primeira providência que eu tomaria seria a de baixar uma norma revitalizando o Conselho Nacional de Desportos (CND), a quem ficariam vinculadas quaisquer federações de origem nacional. E no regulamento dessa entidade ficaria a seu cargo decidir todo e qualquer problema na área esportiva, inclusive até eleições, posse, duração de mandato de dirigentes, etc. Os cargos desse Conselho seriam preenchidos apenas e mediante concurso público de âmbito nacional, afastadas quaisquer interferências políticas, como ocorrem atualmente no comando de nossos esportes, praticamente todos.
E como primeira providência do presidente dessa entidade seria a de proibir a convocação de atletas que estejam vinculados a clubes estrangeiros para atuar nas nossas seleções, a fim de possibilitar melhor desenvolvimento dos que aqui ficam jogando os campeonatos brasileiros nas diversas séries, que atualmente estão sem vez no nosso escrete, valorizando-os merecidamente. Pelo menos seria uma medida mais leve do que proibir simplesmente a exportação de atletas, a meu pensar, porquanto lhes roubaria o direito constitucional de ir e vir.
Tem de ser mudado quase tudo na direção de nossos departamentos de futebol, porquanto nem mais contamos com treinadores de primeira linha, até por que os nomes existentes estão quase todos sem emprego, não se sabe se por conta dos altos salários ou porque não têm competência. Por que não passar a importar treinadores como antigamente, argentinos, uruguaios e até europeus, a fim de dar uma reviravolta nesse sério problema que atravessamos. Nesse tempo, que espero ainda volte, tínhamos grandes equipes competitivas, e a literatura nacional é vasta no particular, bastando consultar o querido GOOGLE, mas daria alguns exemplos: Fleitas Solich, Dante Bianchi, Ricardo Diaz, etc., somente para citar uns que atuaram aqui por Pernambuco.
Hoje em dia basta um atleta abandonar o futebol, nem precisando ter sido um “cobra”, que passa logo a ser treinador de clubes, sem qualquer exigência da feitura de cursos teóricos e práticos, e basta ter sorte, ganhar alguns jogos, que logo se firma como um sujeito competente, fama que, geralmente, dura pouco, e quando começam a aparecer às derrotas a situação fica insustentável e a solução é ser demitido. Parece claro que o caminho mais curto e correto é esse, porque as torcidas não suportam ficar perdendo para adversários muitas vezes de menor porte.
O mesmo, sou forçado a dizer, ocorre na crônica esportiva em todas as modalidades, quer na TV, nas emissoras de rádio, na INTERNET, ou seja, na imprensa falada, escrita e televisada. Estão fartas de contratar ex-atletas e até treinadores desempregados para comentar jogos de altíssimo nível, como vem de ocorrer nesse atual campeonato mundial. Não vou aqui citar nomes, até por que não conheço as condições em que esses profissionais foram formados, e é claro que muitos têm cursos e mais cursos por toda a sua carreira.
Lamento que a doutora Dilma seja obrigada a entregar o troféu a outro país, quem sabe Holanda ou Argentina ou mesmo a Alemanha, essa que nos enfiou um 7 x 1 de cabo a rabo, do começo ao fim, num baile que há muito não se via, uma desmoralização total. Ao Brasil caberá disputar o terceiro lugar, posição que nunca demos valor. Sendo o presidente da CBF eu pediria para escalar os reservas em sua totalidade, pois aos titulares compete apenas chorar, agora com motivo suficientemente justificado, qual seja a perda do título dentro de casa, que a meu ver foi pior do que em 1950, na tragédia do Maracanã. É que naquela época nós tínhamos verdadeiros craques e não projetos de atletas como hoje.
A essa altura quero pensar que o Luiz Felipe Scolari, “o paizão”, já deve ter entregado o cargo para nunca mais voltar... que Deus o tenha.
 
CORDEL – Mote - Por querer antecipar – Pagamos com nosso choro – 09.07.2014
 
Oitavas de sete sílabas poéticas
Esquema ABABCDCD
 
 
Gente até juro por Deus
Que disso tudo eu sabia
Bem aqui nos botões meus
Outra coisa não podia
Goleada de lascar
Houve falta de decoro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Tivemos dificuldade
Na fase fácil de grupo
Porque na realidade
Mereceu até apupo
Nas oitavas foi penar
Nas quartas foi um desdouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Mas foi na semifinal
Que o curso interrompeu
A derrota nos fez mal
Felipão envelheceu
Pois não ia melhorar
Está sem ancoradouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
A rapidez da Alemanha
Deixou-nos boquiabertos
Brasileiro só tem manha
Sem esquema e passes certos
Claro queriam vingar
Aquela derrota, agouro,
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Eles também nos passaram
No recorde de artilheiro
Ao Ronaldo destronaram
Agora só no poleiro
Lá ele pode cantar
Ganhando até um tesouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Essa nossa goleada
Fez muita gente engolir
Ninguém pôde dar risada
Foi o mesmo que parir
A dor veio de arrombar
A vaia soou em coro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Mas eu só quero saber
É como que vão pagar
E o que vai acontecer
Pois o país vai quebrar
Isso volto a repisar
Lá na justiça e no foro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Eu me fico a perguntar
Na minha insignificância
Se alguém podia mudar
Essa tal beligerância
Claro que nem o Neymar
Mesmo com todo o estouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Todo mundo acreditava
Que depois do ano cinquenta
Essa ninguém nos tomava
A vitória está na “venta”
Muita alegria no ar
Nosso zagueiro é um touro
Por querer antecipar
Pagamos com nossos choro
 
Vi o jogo bem calado
Em respeito da mulher
Pois eu fico desbocado
Quando perco de colher
Mas eu fui-me arretar
Com a tuia de indecoro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Então depois do primeiro
A porteira logo abriu
Como macho brasileiro
Muito curto é meu pavio
Jamais vou me avacalhar
Nem mesmo faltando soro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Um rapaz amigo meu
Brigou logo com a noiva
A sala virou um breu
E ele com sua goiva
Ela querendo brigar
Pensei: É o fim do namoro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Brasil fez o que queria
Gastar de toda maneira
Mas todo mundo sabia
Pra que fazer a besteira!
Mas o povo vai votar
Sufrágio a preço de ouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Achei muito interessante
Olheiros do Felipão
O Gallo que foi volante
Roque Júnior zagueirão
Botou gente pra olhar
Zunindo que nem besouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
E com base em relatórios
De caras tão competentes
Faria os preparatórios
Pra enfrentar os potentes
Eu não posso me aguentar
Pois cada qual um calouro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Peço só por caridade
Vamos cobrir tanto rombo
Presidente é santidade
Jamais levará um tombo
Os preços vão aumentar
E vamos ter um peroro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
Começa na gasolina
Seus derivados também
Entra até a creolina
E tudo mais que convém
Vão botar pra quebrar
E na sala do antecoro
Por querer antecipar
Pagamos com nosso choro
 
 
.
.
.
.
 
Ansilgus
 
 
Fonte da foto: Arquivo particular (Joachim Löw, técnico da Alemanha há oito anos).
Nota: Sem rascunho.
 
21/07/14 - Jacó Filho, grande cordelista, assim se expressou:

Acho que perdeu o clima,
Secou nossos nascedouros,
E o time sem bebedouro,
Os alemães mijam em cima...
Percebi o grande estouro,
Sem vaqueiros pra aboiar...

Por querer antecipar,
Pagamos com nosso choro...

 
 Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos
ilumine... Sempre...

 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 09/07/2014
Reeditado em 21/07/2014
Código do texto: T4874977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.