ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EXISTEM MUITAS MODALIDADES

VÁRIAS FASES DE EDUCAÇÃO

DO INFANTIL AO FUNDAMENTAL

ENSINO MÉDIO E GRADUAÇÃO

CADA QUAL COM SUA IMPORTÂNCIA

NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO.

II

MAIS A EJA, É MAIS QUE ESPECIAL

SENDO UMA NOVA OPORTUNIDADE

PARA AQUELAS PESSOAS

QUE JÁ TEM CERTA IDADE

POIS TRÁS DE VOLTA A ESPERANÇA

RENOVANDO A FELICIDADE.

III

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

AJUDA A FORTALECER,

A ESPERANÇA E A FÉ

DE QUEM DESEJA VENCER,

DANDO UMA NOVA CHANCE

PARA QUE CONSIGAM VENCER.

IV

MAS EXISTEM ALGUMAS PESSOAS

QUE NÃO SABEM VALORIZAR,

E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

VIVEM A QUESTIONAR

DIZENDO QUE É PERCA DE TEMPO

PARA AQUELE POVO LECIONAR.

V

AINDA TEM ALGUNS

QUE VIVEM A CAÇOAR

USANDO A SIGLA DA EJA

PARA OUTRO SENTIDO LHE DAR

ESSES JAMAIS APRENDERÃO

É ASSIM QUE GOSTAM DE FALAR.

VI

FOI O GRANDE PAULO FREIRE

QUE A EJA REVOLUCIONOU

COM UMA METODOLOGIA

QUE ELE MESMO CRIOU

SAINDO PELO BRASIL A FORA

SEM BUSCAR NENHUMA GLÓRIA

E A MUITOS ELE ALFABETIZOU.

VII

ENSINAR COM ALEGRIA

AMOR E SATISFAÇÃO

É A ÚNICA RECEITA

PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO

POIS SEM ESSES INGREDIENTES

E MÉTODOS INTELIGENTES

TUDO VIRA UMA ILUSÃO.

VIII

VER UM ADULTO NA ESCOLA

BUSCANDO O CONHECIMENTO

É ALGO MARAVILHOSO

POIS MUDA O SEU PENSAMENTO

ABRINDO-SE UM NOVO MUNDO

PARA QUEM ESTAVA NO ESQUECIMENTO.

IX

JÁ OUVE VÁRIOS PROGRAMAS

COM O OBJETIVO DE ALFABETIZAR

NOSSOS JOVENS E ADULTOS

DESDE O PERÍODO MILITAR

ONDE ERA MUITO DIFÍCIL

DOS ALUNOS, A ESCOLA FREQUENTAR.

X

MESMO NAQUELA ÉPOCA

HERÓIS JÁ EXISTIAM

DRIBLAVAM OS MILITARES

E NUNCA DESISTIAM

POIS MUDAR AQUELAS PESSOAS

ERA O QUE ELES MAIS QUERIAM.

XI

HOUVE, O MOVA BRASIL

E TAMBÉM O MOBRAL,

ESPALHANDO PELO PAÍS

ESSA FORMA EDUCACIONAL

SEM ESQUECER-SE DO RN ALFABETIZADO

DO GOVERNO ESTADUAL

OU DA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA

DO GOVERNO FEDERAL,

E MUITOS OUTROS PROGRAMAS

QUE SÃO DE NÍVEL MUNICIPAL.

XII

SÓ SABE O VALOR DA EJA

QUEM DELA PARTICIPOU

SEJA ALUNO OU PROFESSOR

TODOS SABEM O SEU VALOR.

XIII

SEJA NO CAMPO OU NA CIDADE

TODOS DEVEM APRENDER

CONHECENDO OS SEUS DIREITOS

BUSCANDO SEMPRE O DEFENDER

E AS SUAS OBRIGAÇÕES

PASSANDO MELHOR A EXERCER.

XIV

NÃO IMPORTA SE É GRANDE

OU SE É MUITO PEQUENA

DE UMA COISA TENHO CERTEZA

QUE ESTUDAR, SEMPRE VALE APENA.

XV

MAIS AINDA EXISTE POR AÍ

MUITA DISCRIMINAÇÃO

DESDE A ÉPOCA MILITAR

NÃO QUERIA NEM CITAR

TODA AQUELA PERSEGUIÇÃO

QUE SOFRIA EDUCADORES

DEFENDENDO SEUS VALORES

EM MEIO A AQUELA CONFUSÃO.

XVI

MAS O PIOR PRECONCEITO

QUE PODE HAVER

É ALGUNS QUE VIVEM FALANDO

QUE VELHO NÃO CONSEGUE APRENDER

NEM MESMO A FALAR

QUANTO MAIS A LER E A ESCREVER.

XVII

A TODOS DEIXO UM RECADO

E O MEU AGRADECIMENTO

POIS COMO DIZIA PAULO FREIRE

EM RELAÇÃO AO PENSAMENTO

TODOS OS SABERES JUNTOS

FORMAM O NOSSO CONHECIMENTO.

XVIII

NÃO HÁ SABER MAIS OU SABER MENOS,

PAULO FREIRE FALOU,

HÁ SABERES DIFERENTES

FOI O QUE ELE EXPLICOU

POIS TODOS SABEMOS ALGO

CADA QUAL COM SEU VALOR.

AUTOR: HENRIQUE RAINIE SILVA

HENRIQUERAINIE
Enviado por HENRIQUERAINIE em 06/06/2014
Reeditado em 08/04/2019
Código do texto: T4835159
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.