O Fruto e A Semente - o último cordel
Encerro a primeira parte
Disso que me faz contente
Eu escrevo por que gosto
Ensino como repente
Rimando a Morfologia
Com meu verso e cantoria
Pelo Fruto e a Semente.
O Fruto
O fruto tem sua origem
Da fecundação do ovário
A semente segue o passo
Sendo óvulo originário
Compõe o ensinamento
Do momento embrionário.
Das paredes do ovário
Formarão o Pericarpo
E sua parte mais externa
Nomeamos Epicarpo
No meio e mais interna
Mesocarpo e Endocarpo.
Uma, duas, ou várias sementes
Os frutos podem conter
Monospérmicos, Dispérmicos
Nós podemos perceber
E também com Polispérmicos
É difícil de esquecer.
Frutos secos ou carnosos
Referem à consistência
E quanto à sua abertura
Referimos à deiscência
Os frutos que não se abrem
Expressam a indeiscência.
Ao número de carpelos:
Um carpelo – monocárpico;
Com carpelos separados
É chamado apocárpico;
E com carpelos unidos
Temos o fruto sincárpico.
Quanto ao número de ovários
Também são classificados
Quando só resultam de um
Por simples são nomeados
Quando em flores apocárpicas
Múltiplos ou agregados.
Tem os chamados compostos
Ou também infrutescências
Pois os ovários das flores
Dispõem-se em concrescência
Temos assim as bromélias
Que formam inflorescências.
Complexos ou pseudofrutos
Resultam de uma só flor
E as indúvias florais
Vêm cada fruto compor
São caju, pera e maçã
Que enriquecem com sua cor.
Agora os partenocárpicos
Que não há fecundação
Os frutos se desenvolvem
Logo após a floração
São Laranja-da-Bahia
E banana na lição.
FRUTOS CARNOSOS
Com pericarpo carnoso
De grande variação
Contendo muitas sementes
Aumentando a produção
É a difundida baga
Que começo a narração.
Em sequência vem o pomo
E seu gosto saboroso
Vindo de um ovário ínfero
Receptáculo carnoso
Pericarpo coriáceo
Deixa a gente duvidoso.
Com glândulas oleíferas
Coriáceo epicarpo
Com tricomas suculentos
Membranáceo endocarpo
O hesperídio das cítricas
Esponjoso mesocarpo.
Com apenas um pirênio
A drupa classificamos
Como exemplo a azeitona
Que sempre recomendamos
Ainda tem nuculânio
E com utrículo fechamos.
FRUTOS SECOS DEISCENTES
Cápsula pouco deiscente
Septo interno desprovido
Assim chamamos cerácio
Que é pouco conhecido
Mas por outro lado a síliqua
Que tem o replum comprido.
Sementes saem por poros
É cápsula poricida
E abrindo entre os carpelos
É cápsula septicida
Pela parede do septo
Cápsula loculicida.
Temos também o pixídio
Que se abre transversalmente
Separando uma tampa
Deixa o fruto diferente
E septífraga ‘bertura
Na placenta e soldadura
Que é simultaneamente.
O conceito do folículo
É um monocarpelar
Abrindo na soldadura
O conceito de legume
Porém monocarpelar
Também abre na soldadura.
FRUTOS SECOS INDEISCENTES
Começamos pelo aquênio
Ovário unilocular
Semente fixa num ponto
Não tem como se enganar
Seguimos com cariopse
Das gramíneas recordar.
O lomento é segmentado
Numa forma transversal
E sâmara e samarídeo
São dois frutos sem igual
Pois desenvolvem suas asas
E planam pelo quintal.
A Semente
Após a fecundação
Óvulo é desenvolvido
Contudo o embrião
Que pode ou não ser nutrido
Envolto do tegumento
Ficando assim protegido.
E a semente compõe-se
De amêndoa e tegumentos
Como embrião e reserva
Sempre em todos os momentos
Tégmen e testa protegem
Todo desenvolvimento.
A testa se caracteriza
Mais externa da semente
Contendo rugosidades
Também pêlos normalmente
Tem como propriedade
Ser espessa e resistente.
Mais interna e mais delgada
Envolvendo o embrião
O tégmen é uma película
Que serve pra proteção
Bem como injúrias mecânicas
E também dessecação.
Temos outros tegumentos
Chamados suplementares
O arilo é excrescência
Que tem fins alimentares
E também temos a carúncula
De curtos “dimensionares”.
A amêndoa compreende
De endosperma e embrião
A formação do endosperma
É após dupla fecundação
A oosfera fecundada
Origina o embrião.
A dispersão de sementes
Pode ser antropocórica
Quando feita pelo homem
Pode ser zoocórica
Como também por si própria
E bem como barocórica.
Por fim a germinação
A planta vem a crescer
Pode ser do tipo epígea
Cotilédone ascender
Como também a hipógea
Quando no solo manter-se
E uni minhas paixões
Botânica e o Cordel
Espero ter parecido
Um Professor-menestrel
Divulgar esta mensagem
Foi cumprir o meu papel.
Boa Vista, 20 de agosto de 2013.