O Barroco no Brasil: Um breve relato das artes e da literatura Brasileira

PORTUGAL UNIFICOU

O PODER COM A ESPANHA

UM SÓ REINO DE FIRMOU

NÃO PENSE SER COISA ESTRANHA

O FELIPE DA ESPANHA

SEGUNDO POR GERAÇÃO

VEJA QUE, COISA MEDONHA:

É HERDEIRO DE “BASTIÃO”

SEBASTIÃO DE PORTUGAL

ERA REI MUITO QUERIDO

MAS MORREU POIS NO FINAL

FOI FATALMENTE FERIDO

NUMA BATALHA SANGRENTA

QUE NA ÁFRICA SE DEU

UMA MALDOSA TORMENTA

PORTUGAL SE ABATEU

ATÉ LENDA SE FORMOU

DO RETORNO DE “BASTIÃO”

O QUE NUNCA SE FIRMOU

E SEM FUNDAMENTAÇÃO

MAS O SEBASTIANISMO

CONHECIDO, POIS FICOU

PRA PREENCHER O ABISMO

DA SAUDADE QUE DEIXOU

A ESPANHA DOMINOU

SEIS DÉCADAS ARRASTADA

E PORTUGAL SE DESLEIXOU

FICOU MUITO ATRASADA

COM O ATRASO PORTUGUÊS

O BRASIL TAMBÉM SOFREU

E PERDEMOS NOSSA VEZ

EM TUDO O QUE ACONTECEU

NO TEATRO, NA PINTURA

E NA MUSICALIDADE

INDA NA LITERATURA

TUDO ISSO FOI VERDADE

IMEDIATO REFLEXO

DESSE ATRASO INFELIZ

EXCLUSÃO RUIM, SEM NEXO

ATRASANDO O PAÍS

E FOI BEM NESSE CENÁRIO

QUE NOSSO BARROCO VEIO

UM ELO IMAGINÁRIO

DE CONTRASTE E ENTREMEIO

COM O TEMPO FLORESCEU

UM MEIO DE SUPERAR

O ESTRAGO QUE SE DEU

LÁ DIANTE ALÉM MAR

CRESCEU A ECONOMIA

COM O CULTIVO DA CANA

QUE GEROU AUTONOMIA

TIROU PORTUGAL DA LAMA

COM A RENDA SUPERADA

PORTUGAL SE EMPOLGOU

E SE FEZ ORNAMENTADA

COM O QUE SE EMPENHOU

SENDO INFLUENCIADA

PELO ESTILO QUE NASCIA

DE BARRUECO FOI TRATADA

OURO E PÉROLA VERTIA

O NOME BEM DIFERENTE

PÉROLA IRREGULAR

NO BRASIL GEROU VERTENTE

DOIS TIPOS PRA COMEÇAR

ITALIANO DE ORIGEM

VIAJOU EUROPA A FORA

BELEZA DE DAR VERTIGEM

DE ADMIRAR POR HORA

O BARROCO ENTÃO SURGIU

OPOSTO A RENASCENÇA

EMOCIONAL RESSURGIU

AMBOS SENDO DE FLORENÇA

NO BRASIL SE DIVIDIU

EM DOIS “TIPO” INTERESSANTE

UM SINGELO, MAS COM BRIO

OUTRO POMPOSO E PUJANTE

TERRA SEM CANAVIAL

BARROCO MENOS POMPOSO

BEM MENOS MONUMENTAL

PORÉM MUITO VALIOSO

SÃO PAULO, A CAPITAL

COM ALGUMAS CAPELINHAS

É UM EXEMPLO GENIAL

DENTRO DESSA BELA LINHA

EM TERRA CANAVIEIRA

A HISTÓRIA É DIFERENTE

A FORTUNA “GERADEIRA”

DE RENDA PRA MUITA GENTE

TAMBÉM GEROU MUITA RENDA

PRA O CLERO DO LUGAR

QUE ALÉM DE TER FAZENDA

DE OFERTAS A GANHAR

INVESTIU-SE NO FORMATO

EM BELA ARQUITETURA

DE ESCOLA, DE INTERNATO

DE IGREJA E PREFEITURA

TUDO DE JEITO POMPOSO

CHEIO DE TORNO E VOLUTA

FOLHA DE OURO BRILHOSO

ERA QUASE UMA DISPUTA

PRA VER QUEM EXAGERAVA

MAIS NO JEITO DE ORNAR

NO CONVENTO QUEM REZAVA

NÃO PARAVA DE OLHAR

PARA O FORRO DA IGREJA

PINTADO TUDINHO À MÃO

PARECIA O CÉU, POIS VEJA:

ERA EFEITO DE ILUISÃO

CONVENTO SE ORNAMENTOU

DE PERNAMBUCO A BAHIA

PARAÍBA COMPLETOU

NA ARTE SÓ ALEGRIA

SE BACH AQUI VIESSE

MUITO MAIS IRIA COMPOR

NA ARTE TUDO ACONTECE

POIS É FEITO COM AMOR

TEM AINDA O MINEIRO

QUE É BONITO DE SE VER

E TEM NO RIO DE JANEIRO

MAS AGORA VOU DIZER

POIS É DA LITERATURA

QUE AGORA VOU FALAR

QUE É OUTRA BELEZURA

DANADA DE SE ESTUDAR

VAMOS POIS BEM ENTENDER

SUAS CARACTERÍSTICAS

PRA NÃO MAIS SE ESQUECER

DESSA FORMA E ESTILÍSTICA

PRIMEIRO QUE AO CLASSICISMO

O BARROCO SE OPÕE

NADA DE RACIONALISMO

O SENTIMENTO COMPÕE

AS OBRAS DO BOM BARROCO

TEM QUE SER SENTIMENTAL

COISA FINA, DEIXA LOUCO

NEM PARECE QUE É REAL

PRESA PELA AMBIGUIDADE

E SEMPRE FRISA O CONFLITO

COM ESSA DUALIDADE

FICA O TEXTO MAIS BONITO

A ANTÍTESE TAMBÉM

É USADA SEM IGUAL

É O MAL CONTRA O BEM

DEUS CONTR’A FORÇA INFERNAL

TAMBÉM A DUALIDADE

DIVIDIA O ESCRITOR

O DESEJO OU CASTIDADE

TERRA OU CÉU, AMOR OU DOR?

UM RETORNO MEDIEVAL

BEM DE LEVE, PRA LEMBRAR

DO VALOR ESPIRITUAL

QUE DEVEMOS CARREGAR

DE UM LADO O PROGRESSO

BEM BURGUÊS, RACIONALISTA

DOUTRO LADO, O RETROCESSO

PURITANO E MORALISTA

SURGIU “PROSOPOPÉIA”:

O PRIMEIRO PUBLICADO

A FAMOSA EPOPEIA

AO BARROCO INAUGURADO!

OBRA DE BENTO TEIXEIRA

TEXTO ÉPICO, POEMA

PRIMA-OBRA BRASILEIRA

TEM BELEZA NO SEU TEMA

UMA DOCE IMITAÇÃO

DE UM TEXTO LUSITANO

OS LUSÍADAS, POIS ENTÃO

INSPIROU NAQUELE ANO

DE 1601

UM POETA “MUI” BRILHANTE

SEM IGUAL HOMEM NENHUM

CRIATIVO, RADIANTE

QUANDO SE DEU O APOGEU

OUTRO NOME RIBOMBOU

POIS GREGÓRIO APARECEU

E DE CERTO ARRASOU!

GREGÓRIO DE MATOS GUERRA

NASCIDO EM SALVADOR

QUEM CONHECE, NUNCA ERRA

ESSE HOMEM TEVE AMOR

MUITO EMBORA O ETERNO

APELIDO INTERESSANTE

O TAL BOCA DO INFERNO

O TORNOU MUITO MARCANTE

NÃO À TOA, MEU LEITOR

POIS IRÁS BEM ENTENDER

TENHA CALAM POR FAVOR

POIS IREI TE RESPONDER

PARTE DESTAS CRIAÇÕES

POÉTICAS FOI ENTÃO

DIVIDIDAS AS RAZÕES

EM PERFEITA COMUNHÃO

A LÍRICO AMOROSA

A PRIMEIRA FORMAÇÃO

TEM NOÇÃO PECAMINOSA

DOS DESEJOS DA PAIXÃO

DO CONTRASTE BEM MARCADA

COM PRESENÇA DO OPOSTO

A MULHER FOI DESENHADA

ORA ANJO, OU MAL SUPOSTO

JÁ NO FIM DA EXISTÊNCIA

GREGÓRIO SE REDIMIU

COMO FOSSE PENITÊNCIA

OUTRO ESTILO LHE SURGIU

EM SUA SACRA POESIA

UM TEMOR MUI PERMANENTE

DA MORTE, UMA AGONIA

LHE ASSOMBRAVA A MENTE

POIS OUTRORA ATACARA

A IGREJA COM FERVOR

E AGORA REDIMIRA

ASSUMINDO UM TEMOR

À DOUTRINA RETORNOU

PARA A FÉ E A CRISTANDADE

DA IGREJA QUE ZOMBOU

SUPLICOU A PIEDADE

ALÉM DE GREGÓRIO MATOS

O BARROCO SE LANÇOU

NO BRASIL POR OUTROS LADOS

COM TEXTOS QUE ENSINOU

O POVO A REFLETIR

E REVER A SUA FÉ

PARA ENTÃO SE REDIMIR

SEJA DE ONDE ESTIVER

FOI O PADRE JESUÍTA

PADRE ANTONIO VIEIRA

COM PALAVRA BEM BONITA

PRA ENSINAR DE SAIDEIRA

FAMOSO EM SEUS SERMÕES

QUE SERVIRAM PRA ENSINAR

CONTRA TOD’AS OPRESSÕES

ONDE PODE-SE PECAR

JÁ NO SÉCULO DEZOITO

O BARROCO DECAIU

DEZESSETE, MEIA OITO (1768)

FOI ANO QUE SURGIU

OBRAS DE MANUEL DA COSTA

ÁRCADE DE MUITO ESMERO

MAS ISSO É NOUTRA APOSTA

ENTENDESTE? EU ESPERO!

OUTROS FOLHETOS VIRÃO

PRA ENSINAR VERSEJANDO

EM NOME DA EDUCAÇÃO

“VÁ RIMANDO E ESTUDANDO”

VOU FINDANDO O FOLHETINHO

DESEJANDO-LHE SUCESSO

QUEM ESTUDA DIREITINHO

NA VIDA SÓ TEM PROGRESSO!

A PREGUIÇA É MADRINHA

DA POBREZA SOCIAL

MÃE DE TODA NINHARIA:

E FRACASSO PESSOAL!

SANTA RITA/PARAÍBA; 09 DE JUNHO DE 2013

cordel Publicado/vendido em Santa Rita - Paraíba durante o ano de 2013.

Lais L S
Enviado por Lais L S em 15/06/2013
Código do texto: T4343363
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