O Barroco no Brasil: Um breve relato das artes e da literatura Brasileira
PORTUGAL UNIFICOU
O PODER COM A ESPANHA
UM SÓ REINO DE FIRMOU
NÃO PENSE SER COISA ESTRANHA
O FELIPE DA ESPANHA
SEGUNDO POR GERAÇÃO
VEJA QUE, COISA MEDONHA:
É HERDEIRO DE “BASTIÃO”
SEBASTIÃO DE PORTUGAL
ERA REI MUITO QUERIDO
MAS MORREU POIS NO FINAL
FOI FATALMENTE FERIDO
NUMA BATALHA SANGRENTA
QUE NA ÁFRICA SE DEU
UMA MALDOSA TORMENTA
PORTUGAL SE ABATEU
ATÉ LENDA SE FORMOU
DO RETORNO DE “BASTIÃO”
O QUE NUNCA SE FIRMOU
E SEM FUNDAMENTAÇÃO
MAS O SEBASTIANISMO
CONHECIDO, POIS FICOU
PRA PREENCHER O ABISMO
DA SAUDADE QUE DEIXOU
A ESPANHA DOMINOU
SEIS DÉCADAS ARRASTADA
E PORTUGAL SE DESLEIXOU
FICOU MUITO ATRASADA
COM O ATRASO PORTUGUÊS
O BRASIL TAMBÉM SOFREU
E PERDEMOS NOSSA VEZ
EM TUDO O QUE ACONTECEU
NO TEATRO, NA PINTURA
E NA MUSICALIDADE
INDA NA LITERATURA
TUDO ISSO FOI VERDADE
IMEDIATO REFLEXO
DESSE ATRASO INFELIZ
EXCLUSÃO RUIM, SEM NEXO
ATRASANDO O PAÍS
E FOI BEM NESSE CENÁRIO
QUE NOSSO BARROCO VEIO
UM ELO IMAGINÁRIO
DE CONTRASTE E ENTREMEIO
COM O TEMPO FLORESCEU
UM MEIO DE SUPERAR
O ESTRAGO QUE SE DEU
LÁ DIANTE ALÉM MAR
CRESCEU A ECONOMIA
COM O CULTIVO DA CANA
QUE GEROU AUTONOMIA
TIROU PORTUGAL DA LAMA
COM A RENDA SUPERADA
PORTUGAL SE EMPOLGOU
E SE FEZ ORNAMENTADA
COM O QUE SE EMPENHOU
SENDO INFLUENCIADA
PELO ESTILO QUE NASCIA
DE BARRUECO FOI TRATADA
OURO E PÉROLA VERTIA
O NOME BEM DIFERENTE
PÉROLA IRREGULAR
NO BRASIL GEROU VERTENTE
DOIS TIPOS PRA COMEÇAR
ITALIANO DE ORIGEM
VIAJOU EUROPA A FORA
BELEZA DE DAR VERTIGEM
DE ADMIRAR POR HORA
O BARROCO ENTÃO SURGIU
OPOSTO A RENASCENÇA
EMOCIONAL RESSURGIU
AMBOS SENDO DE FLORENÇA
NO BRASIL SE DIVIDIU
EM DOIS “TIPO” INTERESSANTE
UM SINGELO, MAS COM BRIO
OUTRO POMPOSO E PUJANTE
TERRA SEM CANAVIAL
BARROCO MENOS POMPOSO
BEM MENOS MONUMENTAL
PORÉM MUITO VALIOSO
SÃO PAULO, A CAPITAL
COM ALGUMAS CAPELINHAS
É UM EXEMPLO GENIAL
DENTRO DESSA BELA LINHA
EM TERRA CANAVIEIRA
A HISTÓRIA É DIFERENTE
A FORTUNA “GERADEIRA”
DE RENDA PRA MUITA GENTE
TAMBÉM GEROU MUITA RENDA
PRA O CLERO DO LUGAR
QUE ALÉM DE TER FAZENDA
DE OFERTAS A GANHAR
INVESTIU-SE NO FORMATO
EM BELA ARQUITETURA
DE ESCOLA, DE INTERNATO
DE IGREJA E PREFEITURA
TUDO DE JEITO POMPOSO
CHEIO DE TORNO E VOLUTA
FOLHA DE OURO BRILHOSO
ERA QUASE UMA DISPUTA
PRA VER QUEM EXAGERAVA
MAIS NO JEITO DE ORNAR
NO CONVENTO QUEM REZAVA
NÃO PARAVA DE OLHAR
PARA O FORRO DA IGREJA
PINTADO TUDINHO À MÃO
PARECIA O CÉU, POIS VEJA:
ERA EFEITO DE ILUISÃO
CONVENTO SE ORNAMENTOU
DE PERNAMBUCO A BAHIA
PARAÍBA COMPLETOU
NA ARTE SÓ ALEGRIA
SE BACH AQUI VIESSE
MUITO MAIS IRIA COMPOR
NA ARTE TUDO ACONTECE
POIS É FEITO COM AMOR
TEM AINDA O MINEIRO
QUE É BONITO DE SE VER
E TEM NO RIO DE JANEIRO
MAS AGORA VOU DIZER
POIS É DA LITERATURA
QUE AGORA VOU FALAR
QUE É OUTRA BELEZURA
DANADA DE SE ESTUDAR
VAMOS POIS BEM ENTENDER
SUAS CARACTERÍSTICAS
PRA NÃO MAIS SE ESQUECER
DESSA FORMA E ESTILÍSTICA
PRIMEIRO QUE AO CLASSICISMO
O BARROCO SE OPÕE
NADA DE RACIONALISMO
O SENTIMENTO COMPÕE
AS OBRAS DO BOM BARROCO
TEM QUE SER SENTIMENTAL
COISA FINA, DEIXA LOUCO
NEM PARECE QUE É REAL
PRESA PELA AMBIGUIDADE
E SEMPRE FRISA O CONFLITO
COM ESSA DUALIDADE
FICA O TEXTO MAIS BONITO
A ANTÍTESE TAMBÉM
É USADA SEM IGUAL
É O MAL CONTRA O BEM
DEUS CONTR’A FORÇA INFERNAL
TAMBÉM A DUALIDADE
DIVIDIA O ESCRITOR
O DESEJO OU CASTIDADE
TERRA OU CÉU, AMOR OU DOR?
UM RETORNO MEDIEVAL
BEM DE LEVE, PRA LEMBRAR
DO VALOR ESPIRITUAL
QUE DEVEMOS CARREGAR
DE UM LADO O PROGRESSO
BEM BURGUÊS, RACIONALISTA
DOUTRO LADO, O RETROCESSO
PURITANO E MORALISTA
SURGIU “PROSOPOPÉIA”:
O PRIMEIRO PUBLICADO
A FAMOSA EPOPEIA
AO BARROCO INAUGURADO!
OBRA DE BENTO TEIXEIRA
TEXTO ÉPICO, POEMA
PRIMA-OBRA BRASILEIRA
TEM BELEZA NO SEU TEMA
UMA DOCE IMITAÇÃO
DE UM TEXTO LUSITANO
OS LUSÍADAS, POIS ENTÃO
INSPIROU NAQUELE ANO
DE 1601
UM POETA “MUI” BRILHANTE
SEM IGUAL HOMEM NENHUM
CRIATIVO, RADIANTE
QUANDO SE DEU O APOGEU
OUTRO NOME RIBOMBOU
POIS GREGÓRIO APARECEU
E DE CERTO ARRASOU!
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA
NASCIDO EM SALVADOR
QUEM CONHECE, NUNCA ERRA
ESSE HOMEM TEVE AMOR
MUITO EMBORA O ETERNO
APELIDO INTERESSANTE
O TAL BOCA DO INFERNO
O TORNOU MUITO MARCANTE
NÃO À TOA, MEU LEITOR
POIS IRÁS BEM ENTENDER
TENHA CALAM POR FAVOR
POIS IREI TE RESPONDER
PARTE DESTAS CRIAÇÕES
POÉTICAS FOI ENTÃO
DIVIDIDAS AS RAZÕES
EM PERFEITA COMUNHÃO
A LÍRICO AMOROSA
A PRIMEIRA FORMAÇÃO
TEM NOÇÃO PECAMINOSA
DOS DESEJOS DA PAIXÃO
DO CONTRASTE BEM MARCADA
COM PRESENÇA DO OPOSTO
A MULHER FOI DESENHADA
ORA ANJO, OU MAL SUPOSTO
JÁ NO FIM DA EXISTÊNCIA
GREGÓRIO SE REDIMIU
COMO FOSSE PENITÊNCIA
OUTRO ESTILO LHE SURGIU
EM SUA SACRA POESIA
UM TEMOR MUI PERMANENTE
DA MORTE, UMA AGONIA
LHE ASSOMBRAVA A MENTE
POIS OUTRORA ATACARA
A IGREJA COM FERVOR
E AGORA REDIMIRA
ASSUMINDO UM TEMOR
À DOUTRINA RETORNOU
PARA A FÉ E A CRISTANDADE
DA IGREJA QUE ZOMBOU
SUPLICOU A PIEDADE
ALÉM DE GREGÓRIO MATOS
O BARROCO SE LANÇOU
NO BRASIL POR OUTROS LADOS
COM TEXTOS QUE ENSINOU
O POVO A REFLETIR
E REVER A SUA FÉ
PARA ENTÃO SE REDIMIR
SEJA DE ONDE ESTIVER
FOI O PADRE JESUÍTA
PADRE ANTONIO VIEIRA
COM PALAVRA BEM BONITA
PRA ENSINAR DE SAIDEIRA
FAMOSO EM SEUS SERMÕES
QUE SERVIRAM PRA ENSINAR
CONTRA TOD’AS OPRESSÕES
ONDE PODE-SE PECAR
JÁ NO SÉCULO DEZOITO
O BARROCO DECAIU
DEZESSETE, MEIA OITO (1768)
FOI ANO QUE SURGIU
OBRAS DE MANUEL DA COSTA
ÁRCADE DE MUITO ESMERO
MAS ISSO É NOUTRA APOSTA
ENTENDESTE? EU ESPERO!
OUTROS FOLHETOS VIRÃO
PRA ENSINAR VERSEJANDO
EM NOME DA EDUCAÇÃO
“VÁ RIMANDO E ESTUDANDO”
VOU FINDANDO O FOLHETINHO
DESEJANDO-LHE SUCESSO
QUEM ESTUDA DIREITINHO
NA VIDA SÓ TEM PROGRESSO!
A PREGUIÇA É MADRINHA
DA POBREZA SOCIAL
MÃE DE TODA NINHARIA:
E FRACASSO PESSOAL!
SANTA RITA/PARAÍBA; 09 DE JUNHO DE 2013
cordel Publicado/vendido em Santa Rita - Paraíba durante o ano de 2013.