Vagabundos... Aposentados! Duas Reflexões

Vagabundos... Aposentados! Duas Reflexões...

“Reflexões do Nandú...”

Aposentados a passear, a passear... A passar, a passar... A passar!

Chinelos, sandálias aos pés a pisarem, a pisarem... A pisar... A pisar.

Idosos, população a crescer, a crescer... A crescer...

O que lhes oferecer, oferecer... Oferecer?

Andando pelas calçadas desafiando e transpondo obstáculos,

Vencedores, tornam-se espetáculos.

Chapéus às cabeças: palha, pala – bonés? Aloés nos cabelos brancos, pintados

Revoltos ao léu?

A atrapalhar, a atrapalhar... A atrapalhar... A aborrecer?

Bermudas de marca a usar... Modernidade! Modernos? Querem à juventude voltar!

Idosos, meta dos hoje jovens a atingir... A alcançar... A alcançar... A alcançar.

Ruas, avenidas a atravessar... A atravessar... A atravessar!

Moços! Vêem? Prestem a atenção: viver é caminhar... Deixe-se invejar.

Vagabundos! Errantes!... Experiências vivas a caminhar... A caminhar... A caminhar.

Veículos atenção! O trânsito... A Transitar! E nas faixas parar... Parar... Parar!

A vida, sim a vida... Vivi! O que dela esperar?

Velhice? Doenças? ... Finitude! Estorvo quem? Descartável.. Não a sabedoria...

...Mas que bela aposentadoria!... Ria... Ria..

Filas a enfrentar... Tens preferência! Só para receber uns trocados... E embolsar!

Tudo ou alguma coisa que resta ainda... Hein? Ah, esqueci... Ainda funciona?

Sim, claro! Não é balela, é bom, gostoso e não é cafona...

É divertido... É atual e não é pervertido!

O que chateia, verdadeira peia! Drogarias... Remédios; Pílula azul... A pagar... A pagar!

Isto não é castigo. É só pedágio pelo “tempo de vida extra”, mais o estágio.

Verdade? Tô na hora extra? Mesmo? Então só nos resta prosar e rezar... Rezar... Rezar?

E mesmo assim não é barato... Mesmo sendo pago com deságio!

$$$$$$$$$$$$$$

Aposentados

“Reflexões do Cri...”

Cri, amigo de Nandú... Um incorrigível pessimista. Feio... De feições caprinas... Feio, feiíssimo. Ostenta um cavanhaque indefectível de ralos e poucos pêlos – brancos e pretos...

Vagabundos errantes a gazetear... Também a sentar, deitar... Ressonar!

Andantes, pés descalços, joanetes a deformá-los... Unheiros, feias unhas, calos a doer.

Decrépitos? Velhos... Aos montões, como brotam! Naftalina, formigas... Odores exalam!

Querer mais o quê? Se melhorar estraga! Melhor mesmo e descansar ou... Melhor morrer?

Arrastando-se apóiam em bengalas. Nas praças, calçadas... Ajudas clamam!

Exaustos quedam-se sentados. Com fraca visão... Cataratas! Não dá para ver... Olham!

Bermudas a usar; braguilhas abertas; botões desencontrados... À amostra coisas a fenecer...

Melhor qual idade? De ontem ou de hoje? Juventude, saúde? Que saudade!

Terceira idade... Muita pelanca... Que feiúra... Que maldade!

Não merecem... Mas por favor, desocupem o beco. Assim ninguém padece.

Que dificuldade para ruas, ruelas, becos, vias e avenidas, ufa! Atravessar... A atravessar.

Também por que o “não” aos asilos? Neles têm segurança... Lá dormir, sonhar... Sonhar!

No tempo da juventude, ainda inexperiente deixou-se invejar... Cobiçar...

Recordam que um dia mais experiente e sábio... Sarado, livre, sozinho caminhava,

Plano fazia... Vida vivia... Sonhos, bons sonhos sonhava.

Agora, agregados alegrai-vos! Filhos, netos... Com a pensão sustentar, educar... Bancar!

Saúde! Seguros e planos... Celular, internet. Ufa! Coberturas! A torturar... A pagar, a pagar.

... Mas... Que bela aposentadoria! Aposentadoria?

Melhor a dos funcionários públicos: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Um escândalo! Dizem o povo e o noticiário!...

Um superlativo triste e hilário... Não ria... Ria!

“Passe na frente é a sua vez”. “Senhor sente-se no meu lugar”... Muito Bacana!

Vou sacar minha aposentadoria: “Senhor, pode digitar a senha”... “Aperte o verde”.

Filas em pé a enfrentar. Esses velhos, pobres velhos! Para quê a preferência? Uma deferência?

É o cúmulo! Tumulo?... Ufa!! Me abana...A fila não desanda... Anda!

Das “saliências”, raras lembranças. Auto - ajuda. Afrodisíacos, pornôs, estimulantes!

Nada como d”antes!

Pernas doem costas idem... Desestimulantes?

Pior as pelancas – rosto, barriga, panças e ancas...

Xarope expectorante; Pulôver de lã. Pressão, só com calmante!

Tempo extra para quê afinal?

É uma crueldade adicional!

Saudades... Mesmo assim, vamos rezar, rezar... Sarava? Oremos, orar...

BNandú 16/06 /2010 Revisado em 02/03/2013

BNandú
Enviado por BNandú em 03/03/2013
Código do texto: T4168828
Classificação de conteúdo: seguro