DESERTÃO
A grande região nordeste
Compreende nove estados
Por um clima semi-árido
Quase todos castigados
Os maranhenses por sorte
Que estão no meio norte
Não foram penalizados
O sertão os portugueses
Chamam-lhe desertão
Tiraram a silaba, DE-
Acho que sei a razão
Fez a palavra encurtar
Ganhando tempo ao falar
Ficando apenas sertão
Ceará onde nasci
A minha terra natal
Do sertão nordestino
É o estado principal
Observando eu vejo
É todinho sertanejo
Interior e capital
Significado do nome
Segundo José de Alencar
Os índios ficavam ouvindo
A jandaia ha cantarolar
Disseram é “canta jandaia”
Que eternamente não saia
Vamos assim nomear
São (184) municípios
Para esse estado formar
Várzea-Alegre é um deles
Para nos prestigiar
Lugar bom pra se viver
Não escolhi pra nascer
Mas escolhi pra morar
Panelas zona rural
Lugarejo onde eu nasci
Fui embora pra São Paulo
Logo depois que cresci
Vinte e dois anos de garoa
Mas aqui é terra boa
Voltar pra cá resolvi.
********************************************************************************************************
O Sertão brasileiro é uma das quatro sub-regiões do Nordeste do Brasil.
Estende-se por grande parte da Bahia,do estado de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Piauí; por todo o Ceará; e por uma pequena parte do Sergipe e de Alagoas. Além disso, atinge a Mesorregião Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais. Um facto curioso acerca do Sertão é que ao contrário dos demais semi-desertos do mundo, ele não margeia um grande deserto, mas sim margeado por zonas úmidas. Isso explica suas peculiaridades biomáticas e sua atipicidade demográfica (tido como um dos semi-desertos mais povoados do mundo com centenas de núcleos civilizacionais).
Compreende as áreas dominadas pelo clima tropical semi-árido (quente e seco),[1] que apresenta temperaturas médias elevadas, entre 28 °C e 45 °C (ultrapassa os 42 ºC somente no norte e nordeste da Bahia,além do centro-sul do Piauí) e duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. As chuvas concentram-se em apenas três ou quatro meses do ano, e pluviosidade no Sertão atinge a média de 750 mm anuais, sendo que em algumas áreas chove menos de 500 mm ao ano.[1]
1) Meio-norte.
2) Sertão.
3) Agreste.
4) Zona da Mata.
A palavra Sertão teve origem durante a colonização do Brasil pelos portugueses. Ao saírem do litoral brasileiro e se interiorizarem, perceberam uma grande diferença climática nessa região semi-árida. Por isso a chamavam de "desertão", ocasionado pelo clima quente e seco. Logo, essa denominação foi sendo entendida como "de sertão", ficando apenas a palavra Sertão.
O primeiro processo do país de interiorização ocorreu nessa região, entre os séculos XVI e XVII, com o deslocamento da criação de gado do litoral, devido à pressão exercida pela expansão da lavoura de cana-de-açúcar, que era o principal produto de exportação da economia colonial. A área foi conquistada por povoadores com escassos recursos e o desenvolvimento da pecuária possibilitou o desbravamento nos sertões. Os caminhos de boiadas assim criados permitiram a articulação e o intercâmbio entre o litoral nordestino e o interior, dando origem a diversas cidades. O rio São Francisco constituiu uma via natural de entrada para o Sertão, ampliando a extensão da área envolvida nessas trocas. Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sert%C3%A3o_brasileiro