O MAGRO DA GAITA ( Homenagem a Edu da Gaita )
O MAGRO DA GAITA
( Homenagem a Edu da Gaita)
Jorge Linhaça
Nasceu nas bandas de Jaguarão
No Estado do Rio Grande do Sul
Com o nome de Eduardo Nadruz
Filho de homem de projeção
arrendatário do cinema então
Foi estudar em Pelotas menino,
No internato São Luiz Gonzaga
colégio de padres daquelas plagas,
foi em Pelotas que quis o destino
dar contato ao menino franzino
Com a gaita de boca primeira vez
o representante local da fábrica
de gaitas Hohner um concurso fez
Edu usou a clássica como temática
o estudo de Chopin número três.
Para ele não foi algo significativo
pois tocava apenas por tocar
dono era de um ouvido singular
não era em música instruído
bastava ouvir para executar
Em São Paulo quis trabalhar
na rua 25 de março no comércio
mas não logrou sestércio
até que viu um gaiteiro a tocar
para umas moedas ganhar.
Foi quando ali na Casa Manon
ao falar com o gerente frustrado
pelo estoque de gaitas, encalhado
propôs ganhar por comissão
em cada gaita vendida então
Foi tocar gaita do lado de fora,
para atrair assim a freguesia
foram 24 vendidas num dia
com a "gaita" e a gaita agora
um novo caminho se lhe abria
Trabalhou ainda como camelô
cantava tangos na boemia paulista
tinha alma mesmo de artista
No carnaval de 34 ao Rio chegou
e foi por ali que se instalou
Tocou na balsa da travessia
de Niterói ao Rio de janeiro
para ganhar algum dinheiro
até ser ouvido um certo dia
por Silvio Caldas, que maravilha
Foi parar na Rádio Mayrink Veiga
onde fez o seu primeiro contrato
muito antes de obter o estrelato
e foi pela voz de Cesar ladeira
que ganhou a alcunha faceira
Foi em 39, à mesa no Café Nice
ao falar com o pianista Nonô,
Fernando Albuquerque chegou
e ter comprado uma gaita lhe disse
em Nova York onde excursionou
Era uma gaita bem diferente
tinha uma tal escala cromática
A súplica de Edu foi enfática
e não se deu mais por contente
sendo por demais insistente
Até que Fernando já vencido
foi a gaita ao hotel buscar
para o magro poder analizar
Edu ficou logo embevecido
pelo instrumento conseguido
Depois de um pouco analizar
levou o instrumento à boca
e tocou com gana louca
como se já fosse ela o seu par
desde um tempo milenar.
Foi a partir daí que decidiu
estudar gaita à sério mesmo
e não mais tocar a esmo
para as partituras partiu
com desejo muito varonil.
Onze anos se empenhou,firme,
gastou os beiços no instrmento.
estudando cada movimento,
do moto perpétuo de Paganini
para ser o primeiro, imagine
a num instrumento de sopro tocar
num instrumento inusitado
a peça composta e já secular
sem pausas nem pra respirar
até que se sentiu preparado
Foi no Estúdio da Continental
que cercado por jornalistas
e Lou Perachi como pianista,
que em cincoenta seis afinal
fez a sua execução imortal.
O mundo ficou apequenado
para o talento do artista
que sendo bom nacionalista
embora internacionalizado
no Brasil sempre foi radicado
Morreu em oitenta e dois no Rio
sem ver seu sonho realizado
de ver seu instrumento elevado
às cadeiras dos conservatórios
como um instrumento meritório
O "magro da gaita" deixou
uma herança músical digna
cumpriu aqui a sua sina
ao mundo todo impressionou
e seu amado Brasil honrou
Que pena que o esquecimento
cubra sempre os idealistas
que se olvidem as conquistas
relegando a frações de tempo
artistas de tanto talento
Mas o magro, por certo imortal,
há de estar ainda a tocar
sua gaita e a muitos encantar
lá na grande esfera celestial
junto a outros de bom cabedal