* O papel do coordenador pedagógico *
Quem é o coordenador pedagógico
Escolar atualmente?
Que papel ele exerce?
Está sendo competente?
O que é que ele faz?
As características principais
Estão claras em sua mente?
Todas essas indagações
Costumamos nos fazer
Porém, não temos respostas
E gostaríamos de saber
Para fazermos um trabalho direito
E ninguém colocar defeito
E também nos reconhecer.
É uma necessidade
Que precisamos saber
Qual é o nosso papel?
O que temos que fazer?
Colocar menino dentro das salas
Ou quem sabe vigiá-las
Para poderem aprender.
É para ELE dar aulas
Quando o professor faltar?
É aquele que faz tudo
E isso precisa mudar.
Ter foco na aprendizagem
Precisa ter é coragem
Para bem coordenar.
Precisa acima de tudo
A pessoa ter vocação.
Um ítem fundamental
Precisa ter formação.
Ter bastante conhecimento
E também discernimento
E amor pela função.
Em uma gestão integrada
Ele ter convicção.
Do papel que está exercendo
Este é o “x” da questão.
Uma atuação democrática
Cada uma com sua prática
Num patamar de evolução.
Para executar bem seu papel
Deve estar atualizado.
Procurar sempre inovar
Em busca de aprendizado.
Não ser coordenador por carência
E sim pela competência
De um bom trabalho realizado.
O excesso de atribuições
Que é dado ao coordenador.
Faz do mesmo incompetente
Acho tudo isso, um horror!
Tem mais de mil utilidades
Essa é a realidade
Do apoio do professor.
É uma crise de identidade
Que existe nesta função.
E a responsabilidade
É a maior provação.
E suas expectativas
Todas são bem relativas
A essa situação.
Sua rotina é uma bagunça
Não há documento para orientar.
Há carência de um programa
Especificamente para aprimorar.
E melhorar sua prática
De uma forma mais democrática
O mesmo qualificar.
Falta um suporte adequado
Para que possa exercer.
Valorizar esta função
E fazê-la transcender.
Onde ele é a peça-chave
Na educação o enclave
E assim permanecer.
Discuta intensamente
Como melhor aproveitar.
A figura do coordenador
Sua maneira de atuar.
Este suporte para o docente
Mais eficaz e eloqüente
Poder diversificar.