A Educação Infantil
A Educação Infantil
1
Cada professor e gestor
Recebeu um livro de orientação
Era só o que faltava
Para melhorar a formação
Agora sim, vai pra frente
Temos algo diferente
Fortalecendo a educação
2
Vamos ler e discutir
Fazer dele nosso aliado
Nunca só mais um livro
Para ter em casa guardado
Ele é para nos ajudar
Nosso conhecimento aprofundar
Tudo bem fundamentado
3
A educação é a base
Para o desenvolvimento
Esse é um grande passo
Para o conhecimento
É uma possibilidade
De melhorar de verdade
É conhecer este documento
4
A função e os objetivos
Da Educação Infantil
Que estão assegurados
Na lei maior do Brasil
Deve ser entendida e praticada
Numa relação integrada
É um direito civil
5
Educar e cuidar das crianças
É condicionar que explorem ambiente
Na construção de sentidos pessoais
Sobre si e o mundo, consciente
Aprimorando formas de agir,
Sentir, pensar e descobrir
Em sua cultura existente
6
O processo ensino e aprendizagem
Foi colocado em discussão
O aprender e o ensinar
Foram à interrogação
Na verdade é um processo
Principal para o progresso
Dentro da educação
7
A construção sociocultural
Ocorre com a interação
Com outras crianças e adultos
Em qualquer ocasião
E seu desenvolvimento
Começa desde o nascimento
E brincar é a principal expressão
8
A relação com as famílias
Isso não é brincadeira
O melhor procedimento
E a opção verdadeira
Juntar-se aos professores
E também com os gestores
E serem mais que parceiras
9
Ajudar as famílias a perceber
O cotidiano da instituição
Que é cheio de descobertas
Dentro de uma programação
Adotar uma postura acolhedora
Pois a escola é geradora
Dos ideais de uma nação
10
Na construção do PPP precisa
Das metas que desejamos alcançar
Organização da rotina
E materiais que vamos precisar
Para execução das atividades
Espaço e criatividade
Inseridas na proposta curricular
11
Abordamos o inciso VIII
Que incentiva o encantamento,
A curiosidade, a imaginação,
A indagação e questionamento
Em relação ao mundo físico e social
Ao tempo e a natureza real
Favorecendo o conhecimento