LINGUAGEM ESCRITA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – LITERATURA DE CORDEL

OBJETIVOS

GERAL

Conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel

ESPECÍFICOS

Conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel;

Desenvolver pesquisas e debates acerca das características regionais (região dos alunos);

Desenvolver a produção de textos que se enquadrem nas características da literatura de cordel.

Promover um recital de poesias de cordel.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

Três aulas de 45 minutos cada.

ATIVIDADE 01

Literatura regionalista

Por meio de um debate, discutir com os alunos da turma quais as características de uma literatura considerada regionalista:

utilização da variedade linguística de uma dada região;

espaço da narrativa bem definido (no nordeste brasileiro, no sertão mineiro, nos pampas gaúchos);

narração de costumes, lendas e tradições que fazem parte de uma dada cultura regional.

Para isso, utilizou-se fragmentos de obras literárias e autores considerados regionalistas.

Como:

José Lins do Rego, fragmentos de "Menino de Engenho";

Guimarães Rosa, fragmentos de "Grande Sertão Veredas";

João Cabral de Melo Neto, fragmentos de "Morte e Vida Severina".

As três citadas obras possuem intenso caráter regionalista que se dá por meio de expressões populares, crenças, costumes, fauna e flora da região etc.

Fez-se cópias dos trechos e distribuiu-se para os alunos visualizarem tais características nas obras desses autores.

expressões populares utilizadas;

região retratada;

costumes e tradições citadas.

A leitura foi desenvolvida em sala de aula e em voz alta. Permitindo que todos os alunos leiam um fragmento dos textos recortados.

Após a leitura dos fragmentos das obras discutiu-se com os alunos o que foi depreendido acerca da literatura regionalista.

Pediu-se que os alunos anotassem nos cadernos as características e comentários que surgirem da leitura dos trechos.

ATIVIDADE 02

Conhecendo a estrutura da narrativa na Literatura de Cordel

A atividade foi desenvolvida no laboratório de informática, utilizado-se recursos de projeção de vídeos (datashow).

Como introdução da presente atividade, exibiu-se os três vídeos para a classe.

Tais filmes serviu como base teórica acerca da Literatura de Cordel

1. O que é o cordel (em versos): http://www.youtube.com/watch?v=OTxEL9lptW4

2. O que é o cordel (documentário TV Globo): http://www.youtube.com/watch?v=Kx6PZOC2WtQ&feature=related

3. O que é cordel (musicado): http://www.youtube.com/watch?v=dd3IskH6LNU

Após a exibição dos vídeos, desenvolveu-se uma discussão entre os alunos. Organizou-se a turma em 4 ou 5 grupos para o desenvolvimento das discussões. Eles anotaram no caderno as características da poesia de cordel depreendidas dos vídeos exibidos. Como:

características estruturais - métrica, versos;

narrativa em versos;

temáticas fantásticas e regionalistas;

metáforas, humor e rimas;

xilogravuras;

origem do nome cordel.

ATIVIDADE 03

Produzindo um poema de cordel

Para a efetivação dessa atividade, o aluno deve:

compreender as características da Literatura de Cordel;

conhecer parte da cultura popular de sua região.

1. A partir das discussões empreendidas em classe (literatura regionalista, literatura de cordel, cultura popular da região), bem como das anotações feitas pelos alunos, será propor-se ao aluno:

produzir, individualmente, um texto literário que se enquadre nas características cordelistas (regionalismo, narrativa com rimas, humor e metáforas);

utilizar como temática da narrativa em versos o conteúdo compartilhado acerca da cultura regional em questão;

utilizar as características de impressão tradicional do cordel (folha sulfite comum dobrada ao meio e capa como sulfite colorido);

produzir uma ilustração que se assemelhe à técnica da xilogravura.

Os trabalhos foram expostos num varal literário.

Recursos Complementares

Os três recursos ampliam o conhecimento acerca da Literatura de Cordel. Compartilhou-se com os alunos durante uma aula no laboratório de informática.

1. Trailer do filme "O Auto da Compadecida", de Guel Arraes (baseado em um cordel de Ariano Suassuna)

http://www.youtube.com/watch?v=a3o1Y8491mA

2. Home page da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

http://www.ablc.com.br/

3. Animação "A árvore do dinheiro", dirigida por Marcos Buccini e Diego Credidio. Utiliza o cordel como constituição do enredo da narrativa

http://www.youtube.com/watch?v=2p7gMAPwcaU&feature=related

Avaliação

Após a efetivação das aulas, os alunos foram avaliados a partir dos critérios:

Compreensão do conceito de literatura regionalista;

Compreensão das características, peculiaridades e origem da Literatura de Cordel;

Pesquisa, discussão e organização das informações sobre a cultura popular de sua região;

Produção de um texto literário que comunge as características cordelistas e a temática regionalista da região;

Organização, preparação e dedicação para o recital de poesias.

Francisco Lima e Silva
Enviado por Francisco Lima e Silva em 09/07/2011
Reeditado em 10/07/2011
Código do texto: T3084288