ESSÊNCIAS DA SABEDORIA
A LEITURA, A ESCRITA E A ESCOLA
O ato de escrever
Também o ato de ler
São duas atividades
As quais nos fazem crescer
Desde alfabetização
Aprendemos a lição
Ler e escrever pra viver.
Na alfabetização
Se ensina ler e escrever
Letras, famílias silábicas
O aluno tem que aprender
Palavras, frases e textos
Dentro de um grande contexto
Pra no mundo não sofrer.
Na escola, atualmente
Dá-se ênfase à escrita
Muito mais do que à leitura
Por isso deixo uma crítica
A escrita é importante
Mas quem da leitura é amante
Mais inteligente fica.
02
Há vários tipos de leitura
Dinâmica e dramática
Oral e silenciosa
Lenta e acelerada
Leitura fácil, difícil
Porém é lindo o ofício
Da leitura fotográfica.
É mais fácil aprender ler
Do que aprender escrever
Pois ouvindo as histórias
A criança vai entender
A decifrar sons das letras
Ler sílabas, frases feitas
Para os textos entender.
Depois de um certo tempo
Passa a ler pequenos textos
Como histórias decoradas
Em seus diversos contextos
Como provérbios, canções
Contos, adivinhações
As fábulas e seus segredos.
03
Aprendidos os primeiros
Segredos de uma leitura
As crianças ficam ávidas
De uma forma imatura
Por ler mais e escrever
Para o mundo conhecer
Em busca de aventura.
Para quem vai escrever
Só é capaz de fazê-lo
Se souber ler o que escreve
Este é o grande segredo
Pra você ser escritor
Tem que ser um bom leitor
E escrever sem ter medo.
Por isso o professor
Pra começar ensinar
A leitura e a escrita
Deve sempre iniciar
Sua alfabetização
Pela leiturização
Depois pelo bê-á-bá.
04
A maneira como a escola
Costuma introduzir
Os alunos na leitura
Pode fazê-los ruir
Através do bê-á-bá
Eles vão ler, decifrar
Não vão saber deduzir.
Com relação à semântica
Ou ao significado
Das palavras de um texto
Use o dicionário
Faça a criança aprender
Perguntar e entender
No texto, o enunciado.
A leitura em voz alta
Deve ser com emoção
Do dialeto da criança
Pro dialeto-padrão
Cuidado com o preconceito
Ensine a leitura com jeito
Dentro da norma-padrão.
05
Alguns vícios de leitura
Se observam na escola
Leitores que só entendem
Um texto ou uma história
Se só lerem em voz alta
Outros soletram palavras
Pra enriquecer a memória.
Há outros que só entendem
A leitura silenciosa
Outros mastigando os sons
Leitura minuciosa
Outros com os olhos lêem
Com velocidade vêem
E entendem as histórias.
De acordo com o texto
A leitura vai variar
Ensine suas crianças
Como o texto encarar
Como ler questionários
Provas, jornais, formulários
Sem medo e sem errar.
06
Na escola, a leitura
Deve ser para aprender
Português e outras coisas
Pra estudar e pra vencer
As barreiras ortográficas
Históricas, matemáticas
Que todos vivem a temer.
A leitura não pode ser
Algo vil, sem importância
Como hoje nas escolas
Tem que haver uma mudança
Leitura é para ser viva
Diária e efetiva
Da escola, maior herança.
Na leitura, há dois usos
O primeiro, alfabético
Que é lento e trabalhoso
O segundo é o léxico
Em um há decifração
No outro, compreensão
Do que é errado ou certo.
07
A leitura só é difícil
Muito cansativa e chata
Quando ela exige esforços
Quando ela é decifrada
Quando não se sabe ler
E para compreender
É preciso transladá-la.
Comunicação escrita
Da oral, é diferente
A escrita se apresenta
De uma vez, inteiramente
Cada parte só tem sentido
Para um leitor referido
E também preexistente.
Comunicação oral
Que se processa no tempo
No diálogo e nos gestos
E nos seus entendimentos
Entre os interlocutores
Emissor, receptores
E nos seus envolvimentos.
08
Para se aprender a ler
É preciso desenvolver
Uma atividade léxica
Para poder resolver
Os problemas levantados
Pelo texto analisado
Refletir e responder.
Precisa tá envolvido
Por escritos variados
Saber lê-los, encontrá-los
E saber utilizá-los
Textos escritos e orais
De ficção, de jornais
Ser um leitor informado.
Precisamos praticar
A leitura e a escrita
Para que nossa escola
Seja mais bela e mais rica
Leia para estudar
Se divertir, pesquisar
Quem sabe, ser um artista?