ESSÊNCIAS DA SABEDORIA

A LEITURA, A ESCRITA E A ESCOLA

O ato de escrever

Também o ato de ler

São duas atividades

As quais nos fazem crescer

Desde alfabetização

Aprendemos a lição

Ler e escrever pra viver.

Na alfabetização

Se ensina ler e escrever

Letras, famílias silábicas

O aluno tem que aprender

Palavras, frases e textos

Dentro de um grande contexto

Pra no mundo não sofrer.

Na escola, atualmente

Dá-se ênfase à escrita

Muito mais do que à leitura

Por isso deixo uma crítica

A escrita é importante

Mas quem da leitura é amante

Mais inteligente fica.

02

Há vários tipos de leitura

Dinâmica e dramática

Oral e silenciosa

Lenta e acelerada

Leitura fácil, difícil

Porém é lindo o ofício

Da leitura fotográfica.

É mais fácil aprender ler

Do que aprender escrever

Pois ouvindo as histórias

A criança vai entender

A decifrar sons das letras

Ler sílabas, frases feitas

Para os textos entender.

Depois de um certo tempo

Passa a ler pequenos textos

Como histórias decoradas

Em seus diversos contextos

Como provérbios, canções

Contos, adivinhações

As fábulas e seus segredos.

03

Aprendidos os primeiros

Segredos de uma leitura

As crianças ficam ávidas

De uma forma imatura

Por ler mais e escrever

Para o mundo conhecer

Em busca de aventura.

Para quem vai escrever

Só é capaz de fazê-lo

Se souber ler o que escreve

Este é o grande segredo

Pra você ser escritor

Tem que ser um bom leitor

E escrever sem ter medo.

Por isso o professor

Pra começar ensinar

A leitura e a escrita

Deve sempre iniciar

Sua alfabetização

Pela leiturização

Depois pelo bê-á-bá.

04

A maneira como a escola

Costuma introduzir

Os alunos na leitura

Pode fazê-los ruir

Através do bê-á-bá

Eles vão ler, decifrar

Não vão saber deduzir.

Com relação à semântica

Ou ao significado

Das palavras de um texto

Use o dicionário

Faça a criança aprender

Perguntar e entender

No texto, o enunciado.

A leitura em voz alta

Deve ser com emoção

Do dialeto da criança

Pro dialeto-padrão

Cuidado com o preconceito

Ensine a leitura com jeito

Dentro da norma-padrão.

05

Alguns vícios de leitura

Se observam na escola

Leitores que só entendem

Um texto ou uma história

Se só lerem em voz alta

Outros soletram palavras

Pra enriquecer a memória.

Há outros que só entendem

A leitura silenciosa

Outros mastigando os sons

Leitura minuciosa

Outros com os olhos lêem

Com velocidade vêem

E entendem as histórias.

De acordo com o texto

A leitura vai variar

Ensine suas crianças

Como o texto encarar

Como ler questionários

Provas, jornais, formulários

Sem medo e sem errar.

06

Na escola, a leitura

Deve ser para aprender

Português e outras coisas

Pra estudar e pra vencer

As barreiras ortográficas

Históricas, matemáticas

Que todos vivem a temer.

A leitura não pode ser

Algo vil, sem importância

Como hoje nas escolas

Tem que haver uma mudança

Leitura é para ser viva

Diária e efetiva

Da escola, maior herança.

Na leitura, há dois usos

O primeiro, alfabético

Que é lento e trabalhoso

O segundo é o léxico

Em um há decifração

No outro, compreensão

Do que é errado ou certo.

07

A leitura só é difícil

Muito cansativa e chata

Quando ela exige esforços

Quando ela é decifrada

Quando não se sabe ler

E para compreender

É preciso transladá-la.

Comunicação escrita

Da oral, é diferente

A escrita se apresenta

De uma vez, inteiramente

Cada parte só tem sentido

Para um leitor referido

E também preexistente.

Comunicação oral

Que se processa no tempo

No diálogo e nos gestos

E nos seus entendimentos

Entre os interlocutores

Emissor, receptores

E nos seus envolvimentos.

08

Para se aprender a ler

É preciso desenvolver

Uma atividade léxica

Para poder resolver

Os problemas levantados

Pelo texto analisado

Refletir e responder.

Precisa tá envolvido

Por escritos variados

Saber lê-los, encontrá-los

E saber utilizá-los

Textos escritos e orais

De ficção, de jornais

Ser um leitor informado.

Precisamos praticar

A leitura e a escrita

Para que nossa escola

Seja mais bela e mais rica

Leia para estudar

Se divertir, pesquisar

Quem sabe, ser um artista?