A LITERATURA EM CORDEL VIII: A LITERATURA CONTEMPORÂNEA

A LITERATURA CONTEMPORÂNEA

Desde o ano de cinqüenta

É grande a transformação

Na poesia e na prosa

Há muita inovação

Fudem-se as características

Contemporâneas, modernistas

Muda a denominação.

Tendências Contemporâneas

Aproximam duas artes

Erudita e popular

Com intertextualidade

Os estilos se misturam

A ironia eles usam

Também a metalinguagem.

O desenho e a arte gráfica

Também a tipografia

Cinema e publicidade

Junto à fotografia

Vários tipos de linguagens

À escrita, inovam, invadem

Transformam a poesia.

02

A poesia é chamada

Poesia visual

Ou poesia sonora

Pois é muito original

Movimento concretista

Faz poesia bonita

Melhorando nosso astral.

No Concretismo a grafia

Das palavras é exaltada

A linguagem musical

Visual é destacada

Os versos são rejeitados

O lirismo abandonado

Em prol da arte grafada.

Os poetas concretistas

Que mais merecem destaque

São: Décio Pignatari

Nessa arte foi um craque

Também Augusto de Campos

Seu irmão Haroldo Campos

Pioneiros nessa arte.

03

Paralela ao Concretismo

Ocorreu outra poesia

Poesia social

Que à primeira resistia

Criticando o formalismo

E também o vanguardismo

Fez uma arte sadia.

A poesia social

Voltou a usar os versos

Com a linguagem mais simples

Do povo ficou bem perto

Realidade social

Foi o tema principal

Que causou o seu sucesso.

Ferreira Gullar foi destaque

Desse movimento belo

Também Affonso Romano

Junto a Thiago de Mello

Fizeram lindos poemas

No conteúdo e nos temas

Foi um tremendo sucesso.

04

A arte contemporânea

Grande influência sofreu

Do então Tropicalismo

Na música que o antecedeu

Que propunha com respeito

Inclusão sem preconceito

Da cultura que perdeu.

Paulo Leminski e Cacaso

Chico Alvim e o Chacal

Construíram em 70

A poesia “marginal”

Que não tinha a impressão

Nem a distribuição

Pela editora local.

Todas suas poesias

Eram mimeografadas

Ou saíam em off-set

Por serem marginalizadas

Linguagem coloquial

Vida e poesia igual

Procuravam ser imitadas.

05

Outros escritores trilham

Caminhos bem diferentes

Não se enquadram nas tendências

Citadas anteriormente

São eles: Adélia Prado

Também Manuel de Barros

Escritores competentes.

Há também Arnaldo Antunes

Compositor e escritor

José Paulo Paes que fez

Poesias de valor

Há o Fernando Paixão

Que escreveu com coração

Poesias com fervor.

Na prosa há um destaque

Para o romance urbano

Que usa como seus temas

A violência, o mundano

E as marginalidades

Feitas nas grandes cidades

Pelos homens desumanos.

06

Como principais autores

Nós poderemos citar

Rubem Fonseca e seus contos

Que vieram pra ficar

Também Dalton Trevisan

Com sua obra pagã

Que vieram pra arrasar.

O romance-reportagem

Traz amor e emoção

São episódios verídicos

Com ironia e ação

Destacam-se José Louzeiro

E o escritor brasileiro

Ignácio Loyola Brandão.

As regiões brasileiras

Na prosa regionalista

São bastante expressadas

Pela arte dos artistas

Com a naturalidade

E as particularidades

Sociais, humanas, físicas.

07

Bernardo Ellis e José

J. Veiga escreveram

Sobre a região central

Mostrando os seus segredos

Scliar que descreveu

A região sul que viveu

Com muito amor e sem medo.

A região norte foi

Por Márcio de Souza escrita

A Bahia sem segredo

Por Jorge Amado descrita

João Ubaldo Ribeiro

Escreveram os segredos

Da linguagem bahianista.

O romance psicológico

Possui um tom intimista

Centra-se no interior

Dos personagens do artista

Temas: afetividade

E a familiaridade

Do cotidiano em vista.

08

Lygia Fagundes Telles

Merece muito destaque

Pois na prosa intimista

Escreveu a sua arte

Trabalhando os conflitos

Beirando o pessimismo

Ela escreveu com vontade.

Stanislaw Ponte Preta

E também o Otto Lara

Fernando Sabino e

Rubem Braga que arrasa

Foram os grandes cronistas

Dessas histórias realistas

Que encantam com a graça.

Também Paulo Mendes Campos

Outro dos nossos cronistas

Luís Fernando Veríssimo

Na crônica, foram artistas

Escreveram sem dilema

Estas histórias pequenas

Cotidianas e críticas.

09

Nosso teatro moderno

Surgiu em 43

“Vestido de noiva” a peça

Que muito sucesso fez

Nelson Rodrigues o autor

Desse marco que encantou

Todo Brasil de uma vez.

Gianfrancesco Guarnieri

Com temática social

Plínio Marcos realismo

Crítico e universal

Chico Buarque escreveu

Jorge Andrade enriqueceu

O teatro nacional.

Dias Gomes fez as peças

De inspiração popular

Ariano Suassuna

Veio para alegrar

Com seu regionalismo

Folclore e criticismo

João Grilo pra encenar.

Carlinhos Cordel
Enviado por Carlinhos Cordel em 09/05/2010
Reeditado em 28/10/2014
Código do texto: T2247576
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