GLOSANDO O MOTE

 

            De tanto admirar as poesias, trovas, sonetos, cordéis do Miguel Jacó, que é um baita compositor, tomei a liberdade de lhe pedir para que glosasse um mote que inventei quando de uma festividade na AABB de Mossoró, no Rio Grande do Norte, isso nos anos oitenta e muitos.

            Mesmo sem me conhecer, e isso é louvável, esse rapaz atendeu ao meu pedido, embora com muito esforço, eis que eu nunca fui poeta e até para criar um mote é preciso ter conhecimento do assunto. Quer dizer o meu mote não estava bem montado, tanto que os poetas que se encontravam na mesa comigo lá na associação nem sequer arriscaram....mas o Miguel Jacó glosou o danado.

            Problema foi que a minha namorada, na época, não foi às festividades, dando-me explicações depois, porquanto não houve condições de comparecer por motivos justos. Esse negócio de “chifre” fica por conta da imaginação criativa do poeta.

Vejam que beleza:

SÓ CHEGA MULHER BONITA, MAS MINHA NAMORADA NÃO VEIO.

Convidado há um festejo,

Fui muito entusiasmado

A muito havia sonhado,

Abastecer meus desejos,

Numa carência aflita,

Destes afamados beijos,

Só chega mulher bonita,

Mas minha namorada não veio

 

Depois de passara a míngua,

Sozinho e desconsolado,

Fui ver meu ser adorado,

Que alegou está faminta,

Mais isto nem se cogita,

Parece mais um devaneio,

Só chega mulher bonita,

Mas minha namorada não veio.

 

Quis saber melhor detalhes,

Porque não compareceu,

Se alguém melhor do eu,

Lhe quebrara algum galho,

A resposta foi maldita,

E me chamou de pentelho,

Só chega mulher bonita,

Mas minha namorada não veio.

 

Já tirei as conclusões,

E pelas barbas de Afrodite,

Na massa das opiniões,

Já levei um par de chifres,

Minha cabeça palpita,

E estou ficando vermelho,

Só chega mulher bonita,

Mas minha namorada não veio.

 

Cordéis em oitavas.

 

Boa tarde Antonio o mote talvez não seja do tipo que os poetas gostam de trabalhar, mas fiz uns versos veja se gostas.

 

Um grande abraço.

 

MJ.

Muito obrigado mestre Miguel Jacó...Deus lhe pague! Devido a ser um iniciante cometi uma falha ao dar o mote pro Miguel Jacó glosar, pois a segunda parte dele está com mais de sete sílabas poéticas. O Certo seria assim: Só chega mulher bonita, Porém a minha não veio. Mas valeu a intenção e a educação refinada do MJ, eis que nem sequer tentou corrigir o erro, numa prova de sua boa convivência.
Ansilgus

 

 

ansilgus, Mote do ansilgus e versos do Miguel Jacó
Enviado por ansilgus em 01/05/2010
Reeditado em 25/04/2013
Código do texto: T2230252
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.