Sancionada lei: Cordelista agora, é profissão

E com os cordelistas, são contemplados os repentistas, os catadores de coco, os contadores de causos, os declamadores populares, os emboldores e afins.

Adorei, embora há anos, lute pelo reconhecimento do "Porfissão, Escriotr", com todas as suas modalidades- desde o "Profissão, Poeta "...

Mas já pe uma vitória, conforme me escreveu a sábia Dra.Marilza Castro (Carvalho Branco) ,a presidente do InBRasCi (Instituto Basileiro de Culturas Internacionais), do qua sou Diretora regional em belo Horizonte.

Engana-se quem pensa que o cordel, o repente, são apenas escolha ou herança de poetas que não cursaram faculdades.O brilhante Gustao Dourado, autor de Phalábora (você encontra esse trabalho estupendo em pdf: (http://www.gustavodourado.com.br/livro1a25.pdf)

hoje a ocupar cargo de honra, no Sindicato Nacional dos escritores, em Brasília, ele foi seu presidentee apesar de todo o refinamento verbal, é um cordelista de primeira linha, tendo escrito o pere pessoas e acontecências, em versos de cordel.E foi assim que alcançou ótima nota, apresentando uma dissertação de finald e curso, toda em cordel.

No gênero, tanto comenta sobre a escritora Vânia diniz, quanto faz a crítica do Big Brother, ou fala de Neruda, Machado de Assis, Alan Kardek em seu centenário, canta;conta Pixinguinha ou Chico Buarque .

Fala da fome , dos Sem Terra, da castração.

Tenho paixão por essa leitura.

Meu avô correspndia-se com um dos ícones do cordelismo :Rodolfo cavalcanti e depis, eu assumi essa troca de cartas via Correios e cheguei a desenhar agumas capas de livretos para o autor de Jequié, Bahia.

Mas não apenas porminhas raízes nordestnas.Assim qual amo a música clássica, dos puristas a Rieu, sou neta de maestro, pelo lado paterno,

leo os clássicos e os vanguadistas, ouço , com prazer, as hodiernas performances e as declamações das vovós e vovôs que dizem o que a memória lhes traz , paro tudo para escutar os poetas da noite, a passar por entre msas e soltar seu verbo poético, ou paro tudo, numa praia, parac ouvir e aplaudiar repentistas, cordelistas e emboleiros ...

Isso, é repseitar diferenças e brasilidades.Eu que, à força de muito mudar-me, digo que sou mais dos muitos brasis que de qualquer lugar determinado, exulto com essa Lei.Outras virão esperamos.

E agora, se lhes interessa, leiam o que recebi e publquei hoje em meus blogs:

Amigos:

Recebi do Secretário Geral da Academia de Letras de Teófilo Otoni, Wilson Colares publico, para seu conhecimento e divulgação.

Falta agora , a Profissão de "Poeta".

Meu avô, jornalista Luiz Máximo de Araújo, paraibano rijo, que tinha uma energia fora do comum , ensunou-me a metrificar, a fazer trovas, sonetos.

Mas o que mais encantava minha infência e pré adolescência, era quando ele olhava para uma mulher bonita, ou sabia de uma ocorrência, um incidente, qualquer coisa,para nós, seus netos adorados, e despejava versos.Era um repentista divertido -e até hoje, fecho os olhos, volto no tempo e ouço sua voz ...Fatos políticos-por exemplo, tudo que se relacionasse a Juscelino Kubtscheck, de quem era amigo-em sua caderneta de endereços, mostrou-me seu "segredo": o endereço de JK no exílio, sinalizado com o palavra "Ele".O que também fazia nas fotos do presidente criador de Brasília...

Meus cumprimentos aos repentistas , cordelistas,emboladores, contadores de causos, cantadores de coco, etc, inclusos na mesma Lei que o Presidente Lula sancionou.

Ah, meu avô iria gostar muito disso.E creio que também Laís(*), se estivesse viva:Poeta de vanguarda, nasceu em pernambuco, onde há tantos repentistas.Cecília também , pois lutava por tudo que se referia á memória da literatura e da Poesia brasileira.

Eu aplaudo.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Da AFEMIL_Academia Feminina Mineira de Letras, Cadeira Cecília Meireles

e da ALB (Academia de letras do Brasil/Mariana) , Cadeira Jornalista Laís Corrêa de Araújo .

Diretora reginal do inBRasCi

Representante do Movimento aBrace em Belo Horizonte/MG

e Vice Presidente do IMEL

Pesquisadora e Divulgadora do Museu Nacional da Poesia-MUNAP

><*><

Clevane Pessoa

Acadêmica rrespondente, da ALTO

Belo Horizonte, MG

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

><><><

"Prezada confeira,

Para o vosso conhecimento e divulgação, segue anexo, a Lei Federal 12.198, de 14 de janeiro de 2010, que dispõe sobre a profissão de Repentista no Brasil.

Saudações acadêmicas,

PROF. WILSON COLARES DA COSTA

Secretário Geral ALTO

><*><

LEI Nº 12.198, DE 14 DE JANEIRO DE 2010.

Dispõe sobre o exercício da profissão de Repentista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Fica reconhecida a atividade de Repentista como profissão artística.

Art. 2o Repentista é o profissional que utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou da tradição popular.

Art. 3o Consideram-se repentistas, além de outros que as entidades de classe possam reconhecer, os seguintes profissionais:

I - cantadores e violeiros improvisadores;

II - os emboladores e cantadores de Coco;

III - poetas repentistas e os contadores e declamadores de causos da cultura popular;

IV - escritores da literatura de cordel.

Art. 4o Aos repentistas são aplicadas, conforme as especifidades da atividade, as disposições previstas nos arts. 41 a 48 da Lei no 3.857, de 22 de dezembro de 1960, que dispõem sobre a duração do trabalho dos músicos.

Art. 5o A profissão de Repentista passa a integrar o quadro de atividades a que se refere o art. 577 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943.

Art. 6o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 14 de janeiro de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Carlos Lupi

Este texto não substitui o publicado no DOU de 15.1.2010

Postado por filtrodesonsesonhos às 04:51

Marcadores: Profissão de Repentista-Lula Sanciona Lei "