MÉTODO TRADICIONAL: aos professores

I **

Vou escrever o cordel

Dizendo da explicação

Pois é a partir do método

Que se tem entonação

Pois na Pedagogia

Provém metodologia

E também clara razão

II **

Primeiro existe aquele

Considerado principal

Que é também chamado

De método tradicional

Pois ali se estudou

E assim o inventou

A formação moral

III **

Mas existe um problema

Que é somente decorar

Pois ali o estudante

Vai só ter memorizar

Não havendo aprendizado

Ficando-se horrorizado

Naquilo que é o gostar

IV **

O jeito tradicional

Inimigo da educação

Já fez sua grande parte

Do processo de formação

Mas é muito ineficiente

Por ser bem deficiente

Na forma de transmissão

V**

Tudo isso acontece

Porque só há transmissão

Pois o método é fraco

Já que não tem discussão

Tendo apenas resultado

De algo já acabado

Sem a devida ampliação

VI **

Este método é ruim

Porque produz alienação

O aluno não aprende

Ficando na encenação

Pois só há decorar

Sem um bom praticar

Fingindo-se instrução

VII **

O conteúdo fica ruim

Porque há esquecimento

O aluno apenas esquece

Que é bom o sentimento

Pois sem participação

Se perde a direção

E até o conhecimento

VIII **

A grande vantagem

Desta metodologia

É a formação moral

Feita na burocracia

Pois ao aluno estudar

É forçado decorar

Havendo psicologia

IX **

Mais há um felizmente

Deixado na autoridade

Pois neste bom mestre

Não existe a tal falsidade

Já que sendo um frei

Apresenta-se como rei

Tendo boa divindade

arrab xela
Enviado por arrab xela em 22/12/2009
Reeditado em 22/12/2009
Código do texto: T1990640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.