MÉTODO TRADICIONAL: aos professores
I **
Vou escrever o cordel
Dizendo da explicação
Pois é a partir do método
Que se tem entonação
Pois na Pedagogia
Provém metodologia
E também clara razão
II **
Primeiro existe aquele
Considerado principal
Que é também chamado
De método tradicional
Pois ali se estudou
E assim o inventou
A formação moral
III **
Mas existe um problema
Que é somente decorar
Pois ali o estudante
Vai só ter memorizar
Não havendo aprendizado
Ficando-se horrorizado
Naquilo que é o gostar
IV **
O jeito tradicional
Inimigo da educação
Já fez sua grande parte
Do processo de formação
Mas é muito ineficiente
Por ser bem deficiente
Na forma de transmissão
V**
Tudo isso acontece
Porque só há transmissão
Pois o método é fraco
Já que não tem discussão
Tendo apenas resultado
De algo já acabado
Sem a devida ampliação
VI **
Este método é ruim
Porque produz alienação
O aluno não aprende
Ficando na encenação
Pois só há decorar
Sem um bom praticar
Fingindo-se instrução
VII **
O conteúdo fica ruim
Porque há esquecimento
O aluno apenas esquece
Que é bom o sentimento
Pois sem participação
Se perde a direção
E até o conhecimento
VIII **
A grande vantagem
Desta metodologia
É a formação moral
Feita na burocracia
Pois ao aluno estudar
É forçado decorar
Havendo psicologia
IX **
Mais há um felizmente
Deixado na autoridade
Pois neste bom mestre
Não existe a tal falsidade
Já que sendo um frei
Apresenta-se como rei
Tendo boa divindade