MÉTODO
Há diversos métodos
Na arte da educação
Se discute de tudo
Até democratização
***
Fala de classe social
E até da pobreza
Eu fico até pensando
Onde reside tristeza
***
Se falar de educação
É somente teorizar
Pra onde vai a pesquisa
Que esquecem do gostar
***
Escola não precisa
De teoria de exagerar
Ela quer ficar mesmo
É nessa de só odiar
***
Mestre deve ser simples
Aí reside humildade
Se tem jeito de “ser”
Há originalidade
***
Porque, quem tudo diz
E fica no 'prolixar'
De nada pode dizer
Se não há vivenciar
***
É preciso ver poesia
E produzir um cordel
Dizendo desta forma
E não essa de coronel
***
Quem quer mandar
Mostra autoridade
Esquece de sua função
Que é ter criatividade
***
E o método melhor
É aquele de eficiência
Onde tem no mestre
Jeito e transparência
***
Quem não se esconde
Ao poder se ensinar
Está usando o método
Melhor assim, criará
***
Porque o aluno sentado
Não presta só atenção
Naquilo de teoria
Mas tem uma admiração
***
E isso é importante
Chama-se transferência
Apresenta real pessoa
E mostra competência
***
Quem fala de teoria
Evidencia só poeira
Fingindo que ensina
Criando uma besteira
***
Se há simplicidade
O aluno presta visão
Ver que no camarada
Há mais que cabeção
***
Olha para o mestre
E enxerga no pessoal
Não finge o aprender
Mas vê o jeito ancestral
***
Enxerga sentimento
E sua força de falar
Admira a vibração
Pela arte de narrar
***
Todo aprendizado
Quase cena de arte
Quem fica no decorar
Vive em torno de marte
***
Docente que se ocupa
Da prática de fazer
Demonstra sabedoria
E também o que dizer
***
O método é simples
Não adianta se complicar
Basta querer enxergar
De experiências falar
***
Ruim não é o saber
Mas sim tal ciência
Que assim desmerece
A nossa sapiência
***
Sério o dia inteiro
Proibido de encantar
Perde oportunidade
De poder admirar