ESCOLA: que cola
na escola aprende-se tudo,
menos o que importa,
não se exporta,
porque ninguém se importa.
escola é modelo de exportação,
todo dia projeto novo,
novos projetos,
e para darem projetos, aos novos?
não há, nesse sentido, projeto.
escola é modelo institucional,
a mídia adora divulgar,
esquece, que o mais interessa é o cuidar,
descuida, não cuida, vira cuidado,
e ninguém tá nem aí pra cuidar.
escola é escola, por que é escola,
deveria ser, de fato, escola,
porque lá tem escolares,
mas, parece que os próprios escolares,
não aprendem sobre a escola,
que cola, mas não cola, só cola,
e nada se descola.
escola é lugar de conhecimento,
não de algo vazio,
mas que tenha sentimento.
escola virou problema de não conhecer,
o que se dizem conhecedores,
não conhecem, nada das dores.
escola que não conhece,
não ensina a conhecer,
faz o que vai pra lá conhecer,
ficar desconhecido,
desconhecido, não porque não conhece,
mas porque o que conhece, não pode ser conhecido,
porque tudo é o conhecer daquilo que é previamente conhecido,
e o que é previamente conhecido, não passa de imitação do conhecido,
é, no final das contas, o conhecido, repetido como conhecimento de intelectual,
que entende tudo, mas não sabe da própria moral.