Heroina ás Avessas !(Um pequeno conto)
Em uma fazenda morava Maria Rosa, cabocla linda e formosa...
Dizia-se que era a mais linda moça da região, com seu vestido de chita...
Maria Rosa linda e formosa, muito alegre e saltitante, com seu lenço
Na cabeça vestido longo até os pés lá ia para a roça, cortava cana, e colhia café, mesmo assim não perdia sua beleza roceira.
Ao entardecer Maria Rosa voltava pra sua casa era garota prendada ajudava sua mãezinha querida, a fazer pão, com uma ródia na cabeça lá ia Maria Rosa lava roupa no rio equilibrando uma grande bacia que só parava na cabeça!
Por causa da ródia, Maria Rosa era feliz descia e subia o morro com uma lata d "aqua na cabeça sempre cantando... Mas alguém moreno lindo impetuoso...
Que não sabia o que era trabalhar na roça, pois acabava de chegar da cidade.
Formou-se doutor, era Luiz Alberto o primogênito do patrão.
Luiz Alberto muito soberbo achava se no direito de conquistar todas as moças do local, mas ao ver Maria Rosa morena linda e formosa sua atitude mudou
Foi chegando de mancinho fazendo-se de bom moço, dizendo a Maria Rosa, que aquela cabocla cheirosa era a mais linda jóia que ele havia conhecido.
Com um sorriso maroto e cara de bom moço Luiz Alberto ia cada vez chegando mais seus olhos já não podiam ficar sem ver Maria Rosa, mas o moço da cidade escondia-se dos pais, pois ele sabia que seus pais jamais permitiriam o namoro dos dois, seus pais sonhavam com alguém da sua classe social, moça formada, mas Maria Rosa não sabia nem ler nunca tinha ido à escola a linda menina só sabia trabalhar na roça, muito alegre e faceira apaixonou-se por Luiz Alberto o doutor que já tinha seu destino traçado pelos seus pais, mas antes que alguém soubesse...
Corriam pelos campos de mãos dadas havia até quem jurava que naquela relva molhada muito mais que beijos ardentes eram trocados... Maria Rosa era feliz.
Mas sua felicidade durou pouco, alguém por pura maldade foi contar a novidade para os pais de Luiz Alberto que na mesma hora prometeram tomar providencia, foram logo marcar viagem para o filho, até que Luiz Alberto esbravejou ,pediu implorou, pois ele também estava apaixonado por Maria Rosa, sabia ele que iria fazê-la sofrer muito e não suportava a idéia de ver aquele rosto trigueiro triste...
Mas não houve jeito o doutor ainda era recém formado e vivia as custa dos pais.
Naquele tempo os filhos obedeciam aos pais e Luiz Alberto não foi exceção...
Luiz Alberto de peito aberto enfrentou a situação, com os olhos lacrimejantes tomou Maria Rosa nos braços beijou-a apaixonadamente e prometeu voltar para buscá-la, trocaram juras de amor eterno, Maria Rosa em prantos volta pra sua casinha junto de sua querida mãezinha que procurava consolá-la deitada no colo de sua mãe, os lindos cabelos negros que iam até o chão molhavam - se com suas lagrimas...
O tempo passou Maria Rosa nunca mais namorou vivia suspirando em baixo dos pés de café esperando seu amado voltar... Toda vez que chegava alguém na fazenda, Maria Rosa corria a traz de noticias de seu amado.
Pobre Maria Rosa, um dia a noticia chegou... Alguém com um jornal na mão, na primeira página a foto de um casal Maria Rosa que não sabia ler olhou as fotos e saiu correndo pela estrada a fora seu coração parecia que queria sair do peito, não precisava saber ler para saber o que o jornal anunciava... Era o casamento do seu amado.
A bela Maria Rosa que até então havia se guardado para seu amado, decidiu a entregar-se ao primeiro homem que aparecesse, e que nunca mais ira se apaixonar e todos que se apaixonassem por ela iam sofrer tudo o que ela estava sofrendo... Nunca mais seria de um homem só...
E assim a bela morena trigueira passava de braço em braço, como era muito linda faceira sua fama corria as redondezas. E todos a queriam. Novamente o tempo passou, e aquela morena formosa já não se entregava mais por vingança, ela começou a gostar do que ela recebia em troca alguns rapazes até brigavam por causa dela.
Até que um dia vindo de longe chegou à fazenda Aurélio era um moço bonito, muitas das amigas de Maria Rosa queriam namorá-lo, isso chamou a atenção de Maria Rosa que ficou curiosa ainda mais porque o bom moço era domador de cavalos...
E Aurélio quis conhecê-la também... Ouve um baile lá na tuia, todos os jovens da fazenda e das redondezas estavam entusiasmados com o baile que era coisa rara por aquelas bandas.
Um mascate vindo da cidade grande vendia lindos vestidos, e Maria Rosa comprou o mais belo lembro ainda era branco com grandes flores vermelhas... E os cabelos longos e negros sobre-saiam ainda mais...
Ao chegar à entrada da tuia não havia quem não olhasse Maria Rosa estava ainda mais linda como se fosse possível, mas não era só ela que estava deslumbrante, havia alguém
chegando muito bonito e elegante de camisa branca e calça azul marinho, um jovem de pele branca de aparência européia esse era Aurélio...
E a sanfona começou a tocar, os moços tiravam as moças para dançar, como muitos dos rapazes queriam dançar com Maria Rosa, Aurélio só a olhava de longe, mas já começava a sentir algo especial por Maria Rosa, quase no fim do baile vendo que Aurélio não a tirava para dançar foi ficando intrigada e com jeitinho foi chegando perto dele olharam se nos olhos e Maria Rosa sabia que daquela vez seria diferente... Qualquer pessoa que visse os dois naquele momento saberia que estava escrito, não podia ser diferente
Aurélio e Maria Rosa formavam um lindo casal e ai começou um namoro Aurélio era completamente apaixonado, mas Maria Rosa tinha duvida na verdade ela tinha mesmo era medo de sofrer, foi quando Aurélio resolveu apresentá-la para sua família, o que Maria Rosa temia aconteceu, a família de Aurélio como sendo imigrantes europeus não gostou de Maria Rosa... Aquela Maria Rosa que tinha duvida se era aquilo mesmo que ela queria para á vida dela, naquele momento tomado novamente pelo sentimento de vingança resolveu lutar por Aurélio, usou e abusou de seu poder de sedução, envolveu Aurélio, de maneira tal que o mesmo só tinha olhos pra ela, voltou-se contra tudo e contra todos, inclusive contra seus pais, pobre rapaz... Pediu-a em casamento e Maria Rosa aceitou na hora, não pensou nem pouquinho pois estava com a vingança na cabeça só conseguia pensar que era hora de se vingar.
Era moça humilde e sem recurso, com os pais do noivo contra, só podiam se casar se fugisse, na época isso era moda quando não se tinha recursos ou quando queria economizar, o moço pegava a moça na casa dela e os dois iam para a casa do pai dele até poderem se casar, no caso de nossa Maria Rosa a coisa se complicou chegando à casa da sogra a sua vida mudou... Maria Rosa até que gostava um pouco de Aurélio, achou que seria suficiente para enfrentar tudo aquilo de ser rejeitada, viviam em pé de guerra, mas aos pouquinho Aurélio foi se ajeitando e conseguiu um emprego em uma fazenda vizinha que lhe dava casa pra morar; Parecia que tudo ia dar certo... Maria Rosa estava grávida esperava seu primeiro filho, Aurélio estava feliz mais apaixonado do que nunca olhava sua esposa a esperar o seu primogênito conseguirão superar todas as dificuldades e estavam felizes...
O dia do nascimento chegou, Aurélio foi correndo chamar à parteira, Maria Rosa deu a luz a um lindo menino, que recebeu o nome do pai, Aurélio Junior.
Tudo era só felicidade... Mais uma vez a felicidade de Maria Rosa durou pouco assim que Juninho foi crescendo via-se que o menino havia puxado a mãe era na verdade um caboclinho lindo caboclinho, moreno de cabelos negros como a mãe... Pobre Maria Rosa
não sabia o que a esperava, na verdade era seu passado que voltava a tona, os comentários maldosos ninguém sabe de onde vinha, diziam não é filho dele olha só é escurinho, e os amigos de Aurélio não perderam tempo foram logo dizendo ela se deitava com fulano e cicrano. Quando Aurélio passava era só sunsunsum, e a família de Aurélio aproveitava a situação para criticá-lo, para incentivá-lo a se separar, mas Aurélio estava muito confuso, era jovem e sem experiência, não sabia o que fazer, amava sua esposa não queria separar, mas também não queria passar de palhaço era o que dizia.
Aurélio que nunca tinha colocado uma gota de bebida na boca passou a beber, estava muito infeliz... Bem não era só ele que estava infeliz Maria Rosa que acreditava que tudo ia ser maravilhoso com o nascimento de seu filho passou a viver em um inferno ela e Juninho seu pai bebia e maltratava os dois, para a família de Aurélio Juninho não existia, não queriam nem ver o menino, a família de Maria Rosa adorava o menino, mas a condição financeira não permitia que a ajudassem...
Meses e meses se passaram Maria Rosa chorava muito abraçada com seu filhinho, neste dia Aurélio chegou muito bêbado e machucou o menino, em seu desespero de mãe ajoelhou-se no chão pediu a Deus nosso Senhor que se fosse pro menino crescer naquele sofrimento que Deus o levasse, por conhecidencia ou não, uma febre muito forte tomou conta do menino, morando longe da cidade e sem recursos o menino acabou morrendo, pobre Juninho já tinha um ano e meio de idade...
O sofrimento de Maria Rosa era muito grande a pobre não sabia o que fazer da vida, más uma coisa ela sabia, iria embora!
Aurélio pediu implorou que Maria Rosa ficasse, pois ele ainda a amava prometeu que não ia beber mais a essa altura da vida deles os comentários haviam parado e parecia que eles iriam levar uma vida normal. Maria Rosa muito confusa e sofrida ainda, ela era muito humilde não tinha nem uma educação, pois nem ler ela sabia, resolveu dar uma chance para Aurélio e começar uma nova vida afinal que chance ela tinha?
As coisas até que ia bem, Maria Rosa engravidou novamente totalmente contra sua vontade... Aurélio volta a beber e não precisa nem dizer que tudo voltou a ser como antes, o que fazer a bela Maria Rosa que ainda era muito bela, mesmo grávida passou a deitar-se com todos que a cercavam e os meses foram passando... Daí nasce uma menina, muito branca como o pai. Aurélio ao vê-la ficou louco de amor pela filha linda menina, foi amada por toda família de Aurélio... Porem a família de Maria Rosa foi quem não gostou e a história se repetiu preconceito...
A vida de Maria Rosa não mudava, resolveram mudar para cidade, sem saber fazer quase nada Aurélio moço delicado foi trabalhar em uma firma como ajudante geral, Maria Rosa foi trabalhar em casa de família que assim ela poderia levar Rosinha...
Morando em casa de uma tia os dois saiam pra trabalhar, mas Maria Rosa queria mais...
Entrou em uma escola a noite e começou a estudar muito esforçada conseguiu aprender a ler, e foi querendo sempre mais.... Enquanto isso Aurélio morrendo de ciúmes afogava suas magoas no bar junto com seus amigos, Maria Rosa crescia, em estudo em vontade de vez enquando ela engravidava tinha o seu bebe e voltava trabalhar e estudar. Ninguém sabia de que pai eram seus filhos, Aurélio se acorvadou e não saiu mais do seu lado e juntos criaram os filhos que ao todo foram nove.
Maria Rosa hoje se formou em direito e seguiu a carreira de juíza seus nove filhos também um é medico, e um engenheiro dois deles são comerciantes os outros eu não sei bem, porque assim que foram se formando seguiram os seus caminhos...Ouvi falar que tem um que é um grande político .Não vou citar os nome deles porque agora não vem acaso porque a história é mesmo desta mulher que nasceu pura e simples, mas que a dor de perder um amor transformo-a num gigante de valores duvidosos...Mas que armas a pobre tinha? Lutou do seu jeito quem somos nós pra julgar? Hoje Maria Rosa é mãe de cinco grandes homens e quatro grandes mulheres.... Como amiga e confidente posso dizer pra vocês que ela é muito feliz... Entre uma gargalhada e outra ela mesma me confessa que não sabe quem são os pais de seus filhos. Mas muitos deles mesmo sem ter certeza ajudaram-na a criá-los.... Maria Rosa uma heroína às avessas.