Em terra de burros,inteligência é um insulto!

Há muitos e muitos anos,havia uma terra em que era proibido qualquer tipo de instituição de ensino,seja: escolas,faculdades,etc.

E essa terra era conhecida como sendo:A terra dos burros,que também,já que era proibido estudar e aprender,do mesmo modo,era proibido entrar qualquer tipo de professor ou mestre nela.

Sob pena de prisão quem ousasse desacatar as leis dessa terra,ou seja,ninguém, mas, ninguém era inteligente naquele lugar, ninguém tinha opinião própria ou se atreveria a ter,porque,quem mandava ali,mesmo sem ter conhecimento algum para tal era um tal de dono da cidade e também um tal delegado que não tinha consciência de nada e para ele qualquer coisa que não fosse do seu agrado,ele já mandaria prender algum ofensor com a ajuda de seus guardas armados com espadas e uniformizados,mas só que eles não respondiam por si ,aliás ,ninguém,respondia por si naquela terra,porque,imagine,só ,um lugar,onde,ninguém,sabia ler e escrever,todos eram analfabetos,porque,onde,não há instituições de ensino,não há alfabetização por si só.

E pobre daqueles que desejavam aprender algo,mas só que não podiam devido as duras leis outorgadas por pessoas desmioladas em questão.

Só que um dia,de longe mas muito de longe,de outras terras,surgiu por ali,na terra dos burros,um certo professor que acabou descobrindo através de rumores de um lugar,onde,não havia educação e ele queria por si mesmo fazer uma revolução e mudar tudo aquilo,ou seja,ele queria construir e inaugurar uma escola por ali,de um modo escondido,porém,por ali,nada tinha como ser escondido,nada escapava dos olhos do dono daquela terra de insipientes.

Ao chegar naquelas terras,o professor que ninguém sabia que ele era um professor, embora,ele estivesse todo bem trajado e vestido com terno e gravata,quando,alguém lhe perguntou de onde ele viera ou o o que fazia?

Ele não disse sua identidade nem sua ocupação,só disse que tinha surgido naquela terra para mudar para melhor.

E rumores vieram à tona de um turista naquele lugar,fofocas, rumores, rebuliços,que fizeram chegar aos ouvidos do dono e delegado da cidade da burrice.

Que depois de um certo tempo,assim que aquele único professor que também tinha aptidões para convencer o público de modo geral,ele acabou abrindo a boca e desvendando seu mistério que o que ele realmente gostaria e o porquê de estar ali era para abrir a mente daquela população local para o saber.

Mesmo assim,de nada adiantou, porque, sempre em todo lugar entre a multidão há e haverá um Judas um traidor que acabará delatando as intenções como sendo as mais belas possíveis para alguém poderoso em troca de dinheiro e foi bem isso que aconteceu,enquanto,o professor e seus ajudantes para construir uma escola botavam a mão na massa,alguém por ali ao seu redor já estava fazendo sua caveira conspirando contra este difamando-o para as autoridades maiores tudo para que ele fosse e ficasse preso,tudo por causa que queria expandir a mente fechada daquele povo que estava começando aprender a pensar graças àquele professor que os encorajou.

Foi quando, infelizmente,devido a denúncia,os guardas chegaram juntos com o dono e delegado da cidade que rapidamente,sem ao menos,optar por ouvir um pio daquele invasor e segundo eles infrator das leis de suas terras,por ser nada mais ou nada menos um professor que queria e estava construindo algo para eles que era como se fosse a coisa mais abominável do mundo que seria uma escola com mesas,cadeiras,lousas,etc.

E simplesmente,por causa disso,o manda-chuva daquele lugar hostil e nada sutil,apenas,o mandou prender e jogar a chave fora,por ter desacatado as leis locais,sendo que ninguém sabia quem tinha criado aquelas leis ridículas.

Sendo assim,tal professor acabou sendo e ficando preso,naquela terra de burros,porque, qualquer tipo de inteligência por ali,chega a ser um insulto e uma desobediência gravíssima às autoridades máximas daquele local.

Mas,por outro lado,dizem algumas pessoas,porque,tudo não passa de uma lenda que aquele professor que tentou ser uma revolução em questão,conseguiu escapar daquela prisão,depois de ter sofrido e comido e bebido apenas pão com água,todo santo dia e de ter emagrecido um bocado,ele,realmente pôde ter fugido de lá daquela cela como também pode ter morrido com seus melhores e verdadeiros amigos que eram os seus livros que foram os únicos objetos que ele tinha conseguido levar consigo.

Agora,qual seja a verdade verdadeira,desta estória,ou seja,entre a sabedoria e a ignorância,ainda,há muita gente que prefere a ignorância em si.

Autor: Wilhans Lima Mickosz

Wilhans Mickosz
Enviado por Wilhans Mickosz em 18/01/2025
Reeditado em 18/01/2025
Código do texto: T8244101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.