QUAL É O... PROBLEMA ?!

QUAL É O... PROBLEMA ?!

Rogério acordou sobressaltado naquela bela manhã de domingo... se empanturrara numa feijoada na tarde anterior e seu estômago -- melhor dizendo, seus intestinos -- resolveram "reclamar" justamente agora. Tinha um compromisso no hospital infantil naquele dia e não sabia como resolver o problema. Correu ao banheiro... o caso era sério, lembrava filme de guerra antigo, aqueles com jipes e caminhões desengonçados. Nesses casos, não se come nada, que a situação piora. Foi à cozinha e só tomou água, apenas 1 copo... o "alarme biológico", dor aguda o impediu de andar, enquanto o cérebro ordenava que corresse e seu estômago gargalhava, finalmente vingado.

Embora o esfíncter estivesse mais fechado do que o de um gato que se defronta com cachorro grande, ainda assim sentiu líquido gelado a lhe descer pelas pernas. O cheiro era pavoroso... arrastou-se -- como se numa procissão na chuva -- de novo para o banheiro, de onde mal saíra. Seu pijama estava imprestável, logo o de estimação ! Meia hora depois, supostamente aliviado após 3 "visitas" ao vaso sanitário decidiu cumprir o contratado: animar a criançada do Hospital, visita gratuita, mas que desta vez iniciou já com prejuízo... teve que chamar um táxi, apesar de ficar só a 3 quarteirões. Pediu ao motorista que fosse bem devagar, qualquer "chacoalhada" seria um desastre.

Avisou a doutora, diretora, que não estava bem, acordara com disenteria ou "desinteria", como fala o populacho. A médica sugeriu-lhe remédio específico, porém tinha que ser ministrado COM ÁGUA e, se ele bebesse qualquer coisa, "a vaca ía pro brejo", digo, pro esgoto. Ela protestou... tinha que fazer o show, a garotada esperara pelo palhaço "Tico-Tico" a semana toda. Rogério sorriu amarelo... receava que, se gritasse, seus intestinos iriam "abrir a porteira". O palhaço maquiou-se numa saleta enquanto uma enfermeira prevenia-o que o garoto Cristino não jantara e recusara até o café daquela manhã... será que Rogério não podia "dar um jeito" ?!

-- "Senhora, isso é caso para nutricionista, eu só sou palhaço" !

Entrou na ala aberta entre as salas, a garotada sentada no chão, palquinho de madeira com meio metro de altura. Aplausos, gritaria, olhos brilhando. sorrisos... Rogério temia berrar, tinha receio do "resultado", mas não teve jeito:

-- "Garotaaada, Booom-diiia"!, a dor aguda voltando. Fez uma careta, arremedo de sorriso.

-- "Preciso de um ajudante aqui no palco... escolho o... o... (e foi deslizando o indicador)... VOCÊ, Cristino" !

O menino era a alegria do hospital, não parava quieto, visitava o dia todo as camas dos demais doentinhos, seus amigos. Acenou com as duas mãos um NÃO desesperado... aquele não podia ser o Cristino, tinha alguma coisa errada. A meninada adorou a escolha, passaram a gritar o nome do moleque, que findou constrangido e se dirigiu ao palco quase se arrastando. A criança estava mal mesmo, pensou o palhaço, mas era tarde para recuar.

-- "Todo mundo jantou, todo mundo tomou café, menos o Cristino... a comida estava boa" ?!

As crianças "encheram o ar" com variados SIM ! Cristino olhou pro palhaço com ar de irritação, sobrancelhas arqueadas.

-- "Você não comeu nada... qual é o problema" ?!

-- "Estou com dor de barriga... se eu comer, tenho que ir toda hora ao banheiro e aqui só tem 1, pra todo mundo" !

-- "Aaahh, dor "de RRA-BI-GA"... isso é mesmo um problema" !

-- "É BAR-RI-GA... seu TONTO" !

-- "Claro, Zorro, claro... só não cague o palco inteiro" !

A gargalhada foi geral. Rogério esqueceu por instantes "seu problema" e riu de sua "tirada" genial. Os intestinos "adoraram", riram junto e o "Céu veio abaixo"... um "fartum" de carniça de 7 dias tomou conta do lugar. A criançada correu apavorada. Rogério "voou" para o banheiro, já conhecia o caminho. Foi a vez de Cristino gargalhar... esquecera também ele do "seu problema" ! Partiu aos saltos de canguru para o mesmo banheiro, o único naquela ala do hospital.

-- "TEM GEEENTE" !, ouviu desesperado, batendo furiosamente na porta. Aquele show foi "uma cagada"... Cristino exigiu o afastamento do palhaço "palhaço" que o fez passar tanto vexame. Rogério lamentou o ocorrido e reconheceu que "vida de palhaço é mesmo uma tristeza" !

"NATO" AZEVEDO (em 24/junho de 2023, 22hs)