A Copa do Qatar e o Rei Pelé

 

 

Em 1971, o grande empresário Caxiense inaugurou sua empresa “A Silva Industria e Comercio de Oleos Vegetais S/A” empreendimento pertencente ao grupo empresarial “A Silva” do visionário Alderico Jefferson da Silva. A empresa representava um grande papel na sociedade brasileira, desde Caxias, Maranhão, Brasil e o resto do mundo. Possuindo uma plataforma das mais atuantes do mercado competitivo, a empresa possuía o refino de óleos vegetais com o óleo de amêndoas de babaçu, torta de babaçu e farelo, fabricação de margarina (manteiga), fabricação de sabões. Situada no bairro que ficou conhecida como Refinaria na Avenida Central em Caxias(MA), e conhecida na cidade por causa de seus apitos na hora do rush pela donas de casa e comerciantes.

 

Naquele ano e mês de 1971, um carro se som passou na Rua Professora Ana Correa, avisando que a cidade de Caxias, iria receber o “Tricampeão Brasileiro de Futebol” o rei Pelé e o grande Rivelino, e à noite a voz da cantora Clara Nunes por ocasião da inauguração da Industria A Silva como de fato é conhecida.

 

Eu avisei meu pai sobre a vinda do Rei Pelé e Rivelino para Caxias, e que ele me levasse para ver o Pelé e Rivelino, o tricampeão da Copa de 1970. Meu pai sinalizou para mim que me levaria neste dia. Tendo em vista, que nós não possuímos televisor e meu pai Romildo Costa se reunia com outros vizinhos para assistir à Copa 70 em Teresina, na praça Saraiva.

 

Minha mãe Elzi, eu, meus irmãos e vizinhos ouvíamos o jogo da Copa de 1970 no Rádio Canarinho. E, no dia marcado, às 14 horas, meu pai me levou para ver o Rei Pelé e o Rivelino. Ficamos na cerca de arame da empresa, aguardando os craques se apresentarem. Oportunidade em que os portões foram abertos, entramos. E, De repente, foi apresentado o grande canhoto brasileiro, Rivelino, vestido na camisa amarela, calção azul, meias e chuteiras com um sorriso e um bigode. Segurando o microfone, ele disse que Pelé não veio por causa de sua agenda lotada, mas que o povo de Caxias não iria ficar sem ver o Tricampeão.

 

Eu fiquei triste e muito zangado com a notícia sobre Pelé, é certo que Rivelino representou a Seleção e a noite a cantora fez o seu show.

Um certo dia, ligando o rádio canarinho, após uma jogada, Pelé tirou sua camisa e deu uma corrida olímpica na pista. O radialista dizia:

 

-Pelé está chorando e enxugando suas lágrimas na camisa 10. A torcida vai a loucura pedindo para Pelé ficar. O nosso craque vai nos deixar.

 

Naquele momento, eu chorei muito pela saída de Pelé dos gramados, logo uma tristeza tomou conta desta minha situação. E minha mãe me perguntou.

 

-Erasmo, quem lhe bateu?

 

Eu disse, ainda chorando.

 

-Não foi ninguém mãe. É que Pelé não vai mais jogar bola pelo Brasil e nenhum time.

 

-Pare de chorar ele nem está aí para você. Nem conhece você e você sendo besta chorando. Pare.

 

-Pode ser besteira, mais o meu rei não vai mais jogar bola. A camisa 10 se acabou, não veremos mais.

 

Em 1974, eu lancei o meu nome no Concurso de Poesia pelo colégio Diocesano. Na verdade, eu sempre dizia que a minha poesia era a melhor, mesmo lutando com os alunos do 3º ano. No resultado por indignação, Erasmo ficou com o 3º lugar, o que gerou grande confusão entre o autor e os alunos do 3º ano .

 

À noite, eu sonhei com o rei Pelé, vindo em minha casa. Apesar que eu havia feito uma carta para o Rei Pelé narrando todos os fatos e a minha insatisfação com o resultado. Porém, não coloquei nos correios por não ter o endereço e fiquei com a carta guardada debaixo da minha cama.

 

No referido sonho, o rei Pelé descia do carro na Rua Professora Ana Correia, e subia a ladeira de lama e toa vermelho da Rua Bom Jesus dos Passos, 351, em Caxias(MA) e perguntava aos vizinhos onde morava o menino poeta Erasmo. Adiante, os vizinhos informaram.

 

Ao chegar na minha residência, o rei Pelé disse para a minha mãe que gostaria de conversar com Erasmo. Minha mãe gritou aos vizinhos que o rei Pelé estava em sua casa. A vizinhança toda correu para a rua, aguardando a saída do Tricampeão. Sem demora, minha mãe falou que seu filho Erasmo não estava bem de saúde, estando na cama. Pelé pediu para visitar assim mesmo, e ela recomendou que o colchão era de palha e que o mesmo não reparasse.

 

-Olá poeta Erasmo. Eu sou o seu rei Pelé. Ainda se lembra de mim?

 

Meus olhos se encheram de lágrimas de alegria em ver do meu lado, o rei do futebol brasileiro que me abraçava.

 

-Sim. Eu sei quem é você. Ouço no rádio sempre o seu nome. É o Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, o Tricampeão do mundo. E chorei muito quando você se despediu do futebol tão cedo, abandonando os gramados.

 

-Sim. É verdade, mas essa posição eu já havia tomado antes e não podia mais voltar. Mas o assunto aqui é outro. Eu vou deixar para você uma camisa 10 da Seleção Brasileira, calção, chuteiras e meias para você guardar como lembranças autografadas. E um cheque para comprar um colchão de molas, uma geladeira e um televisor. É apenas um presente de natal do seu rei Pelé. Não esquente a cabeça com o resultado do concurso. Você vai ser um grande poeta e escritor brasileiro, acredite nas minhas palavras. E suas letras vão voar pelo mundo todo em vários idiomas.

 

-Obrigado, eu acredito, meu rei Pelé.

 

-Então, meu abraço festivo em todos da família, pois o meu tempo é pequeno demais para resolver tantas coisas.

 

E assim, retirou-se o jovem Edson Arantes do Nascimento para São Paulo, deixando aos brasileiros o sonho de banhar com a democracia os anos em que defendeu o Brasil com a camisa 10. O fato é que nunca mais teremos um Pelé como o rei do futebol mundial, alegrando os brasileiros nas arquibancadas e o mundo.

 

Notavelmente, o Qatar fez ótima apresentação do rei Pelé na Copa de 2022, o que deixou o mundo de cabeça para baixo.

O nosso rei Pelé encontra-se internado desde quarta-feira (30) no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Com todos os esforços, o Tricampeão foi homenageado na noite de ontem, no Qatar, com direito a drones e show de luzes. No entorno do estádio Lusail, onde será a final da competição, a grande Torre Aspire exibiu imagem do Rei Pelé na camisa10 verde e amarela. No calçadão da Baía de Doha, à noite, dezenas de drones projetaram nos céus a camisa 10 e o nome Pelé.

 

Todavia, a cidade de Doha, sede da Copa do Mundo de 2022, decorou vários edifícios com fotos e mensagens de apoio à Pelé neste sábado, dia 03. E logo, em seu perfil oficial do rei Pelé no Twitter, a Fifa postou uma mensagem para o brasileiro.

-Fique bom logo, Pelé.

 

A torcida do Brasil estreou com grito em homenagem ao Rei Pelé, além dos gritos, duas bandeiras com a foto do ídolo estavam atrás do gol de Alisson no primeiro tempo. Em uma dessas faixas, a imagem de Pelé no Catar, e finalmente, no final do jogo Brasil 4 x Coreia do Sul 1, os jogadores brasileiros exibiram um grande faixa com a foto do maior ex futebolista de todos os tempos.

 

정국 (Jung Kook) 'Dreamers' @ FIFA World Cup Qatar 2022 Opening Ceremony

https://www.youtube.com/watch?v=jEdfjuG0Fx4

 

Homenagem ao rei Pelé

 

https://www.youtube.com/watch?v=jDcFC0tAbK0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 06/12/2022
Reeditado em 06/12/2022
Código do texto: T7665614
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.