BADERNA NA CASERNA

ADENDO AO TEXTO - magistrados brasileiros agredidos em N.Y. e, no Brasil, o "Bozzo" gastando 9 MILHÕES de reais em "cartão corporativo" em apenas 3 meses. Bolsa caindo (grande novidade !), ações da Petrobrás, idem (oohhh!), PCs de Brasília sendo "apagados" (?!) e os "bolsominions" TUMULTUANDO meio país, como sempre... terra de "caipira" é assim mesmo ! Lula talvez NEM GOVERNE, pelo menos é o que prometem esses PATRIOTAS "de merda"! Ou afastamos esse "doido" da vida nacional ou ninguém terá paz... até 2027. E NEM DEPOIS ! #ForaBolsonaroJÁ ! (NATOAZEVEDO)

BADERNA NA CASERNA

A vida em torno do Batalhão de Artilharia da Selva ficara insuportável... desde o final da eleição, doze dias atrás, um "batalhão" de desocupados "tomara de assalto" o calçadão impecável que circundava o centenário Quartel. O general que o comandava estava fulo da vida ! Chamou seu ordenança -- oficial sensato em tudo -- seu conselheiro nos momentos imprevistos.

-- "Coronel, não dá mais pra tolerar... quero aquela turba fora das minhas vistas já, convoque o pelotão e "baixe o sarrafo" naqueles inúteis ! Se fossem camelôs, mendigos, todos condenariam a invasão" !

-- "Isso não será possível, meu General... o Alto Comando, lá em Brasília, afirma que o protesto é legal, legítimo" !

-- "LEGAL... pra quem ?! Estão fazendo "banheiro" do muro do Quartel, cozinhando no calçadão, lavando roupa... montaram até barracas de lona, de plástico, de papelão, um "mafuá" pavoroso" !

-- "General, insisto... PONDERE um pouco antes de tomar uma decisão. O "ôme lá em cima" está apoiando essa baderna. O sr. pode findar muito prejudicado" !

-- "Cumpro nosso dever de defender... a ORDEM do país, o PROGRESSO da Nação... "aquilo" não tem nada de patriota, é BAGUNÇA" !

-- "Bem, quem avisa, amigo é" !

-- "Mande dar o toque de "entrar em forma"... esta segunda-feira vai entrar pra História. Se fosse o pessoal do PT, o dos "sem-teto", dos "sem-terra", os do PC do B, a gente já tinha "descido o cacete". Agora, com esses "riquinhos", até REFEIÇÃO estão dando ! Minha filha voltava ontem de ônibus, lá dos lados do bairro Cidade Nova 8... só viu velho aposentado, camisa da Seleção, indo como pra um piquenique. E vêm "com essa" de PROTESTO !

-- "Quem sabe uma conversa com os "cabeças do troço" não faria êles desistirem de tudo" ?!

-- "Já foi o tempo... vou passar os carros-tanque em cima da cambada. Quem ficar nos "barracos" vira "salsicha" !

-- "Bem, passaram um pouco "de ponto", é verdade... recruta nosso, à paisana" foi impedido de usar a passarela em frente. Tinha que informar em quem votara: se dissesse "LULA", era agredido e impedido de usá-la. Ademais, alguns se postam na lateral da pista, correndo o riso de serem atropelados. Pior, nossa "S-2" investigou e descobriu que um dos "cabeças" do protesto é secretário de gabinete daquele deputado com cara de maluco, o do "cabelinho de bicha de porta de cinema" !

-- "ÉÉÉgua... não é o talzinho que anda cheio de "broncas" ?!

-- "Esse mesmo, o que diz que é "assim com o ôme" !

-- "Vou correr os riscos, pior do que está não fica" !

***** ***** *****

Soaram os clarins, a turba indócil vibrou... emfim o Exército sairia em favor dos patriotas "roubados", deporia o Governador e daria início ao sonhado GOLPE. Explodiram fogos de artifício: "4 tiros", as "pistolas", rojões, o "diabo a 4"... paraense tem estoque deles, embora recentemente proibidos. Quando os primeiros jipes de combate surgiram na avenida interditada, boa parte correu ao encontro, enrolados em bandeiras, balançando flâmulas e dando "VIVAS" ! Velhotas choravam emocionadas, o Brasil não estava perdido, os "comunistas" teriam sua lição !

O general em pé no primeiro "Jeep" levantou o braço e o apontou em direção ao "favelão". A patuléia arregalou os olhos... em vez de os tanques -- na contramão -- fecharem a pista para Belém, subiram no calçadão, em fila única, "vorazes feito gafanhotos". Não sobrou uma tenda inteira ! A maioria fugiu escalando às pressas a passarela, sem olhar pra trás... quem ficou foi detido, levado ao quartel e identificado. Tudo funcionário público, militar aposentado, "gente graúda" das esferas federal e do Pará. "Um desastre"... Brasília soube em menos de meia hora !

Mandaram um FAX reservado pro coronel... "seu Comandante estava suspenso do cargo, êle que aguardasse a substituição, iriam indicar outro general para a função". O quartel inteiro soube disso à noitinha e, pela manhã, estava SUBLEVADO, barricando os portões de acesso... ninguém iria TIRAR o General -- muito querido -- do comando da Artilharia da Silva. A turba, informada e "industriada", voltou ao calçadão, com apoio maciço de "patriotas" que adoram BADERNA.

O impasse está formado: ninguém entra no Quartel e, lá fora, ninguém sai da rua... a vida na Capital continua sendo um eterno Inferno ! Os generais em torno do presidente "se fingem do mortos"; afinal, êle começou com isso... êle que resolva a confusão !

"NATO" AZEVEDO (12/nov. 2022, 17,30hs)

****************

****************

(Adendo ao conto "BADERNA NA CASERNA": como seus eventuais leitores não voltarão a êle, posto o presente comentário como "texto avulso"); ***

EM TEMPO: nem sempre a Vida imita a Arte... contrariando meu conto, eis o que diz um jornal de Belém nos dias 16 e a7 pp. Este é o papel de PATRIOTAS que, no Passado, condenavam o PT exatamente por esse tipo de baderna. Hoje é apenas "liberdade de expressão" e o PREJUÍZO é das cidades, do comércio, trânsito, hospitais, moradores em geral... é esse o AMOR À PÁTRIA de gente TÃO FALSA quanto é o seu "MITO", exemplo maior de covardia e deslealdade ! E o antes glorioso EXÉRCITO mancha seu Passado ao apoiar tal tipo de "manifesto" ! )

***************

"NA NOITE DE DOMINGO, 13, um bolsonarista arremessou uma pedra contra a janela esquerda (do condutor) de um carro dirigido por uma advogada que passava em frente ao Quartel do II BIS. A afronta da motorista: o carro tinha uma bandeirinha vermelha. O caso foi registrado e o agressor foi identificado.

A NOVA AGRESSÃO A JORNALISTAS por militantes golpistas em frente ao Quartel do II BIS, ocorrida ontem e que teve como vítimas profissionais do jornal 'O Liberal', reflete o clima de radicalização dos manifestantes desde o dia seguinte ao resultado da eleição presidencial. Impunes, já hostilizaram ainda jovens do Colégio Pedro Amazonas Pedroso. (in "Repórter Diário", do DIÁRIO DO PARÁ, de 16/nov. 2022, pag. A2)

**************

(abaixo: trechos do dia 17/nov. 2022, pag. A5, sobre a retirada dos GOLPISTAS do calçadão do Quartel, em Belém:)

"O grupo chegou a montar um acampamento no local e já ocupava também a calçada do antigo prédio-sede da Polícia Federal na capital, oposto ao quartel. Os manifestantes chegaram a ter barracas desmontadas durante ação da Guarda Municipal de Belém com apoio da Polícia Militar. Entretanto, voltaram a ocupar a calçada do perímetro, montando novas estruturas.

Na tarde desta quarta-feira (16), a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Belém voltaram ao local para dar apoio a ação de retirada das barracas montadas pelos golpistas. A avenida precisou ser interditada, nos dois sentidos, durante a operação. (...)

Um grupo hostilizou a equipe de reportagem da RBATV, com ofensas e em outro momento atirando objetos em direção ao repórter e cinegrafista da emissora durante uma entrada ao vivo. Presente ao local, a Polícia Militar apenas assistiu às agressões, sem esboçar inicialmente para inibir a ação dos golpistas. Um dia antes, os bolsonistas agrediram jornalistas do jornal 'O Liberal' que faziam a cobertura da manifestação. O bloqueio nas calçadas e ciclovias na avenida Almirante Barroso ocorre desde o dia 31 de outubro, após o resultado das eleições.

FINANCIADORES - Um relatório da Polícia Civil do Pará encaminhado ao STF apontou para a participação de um vereador e vários ex-vereadores, um procurador municipal, um assessor de deputado federal e inúmeros empresários na organização e financiamento de protestos contestando a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial.

O relatório sigiloso, obtido pela Folha, afirma que a polícia acredita haver um movimento organizado para promover os protestos nas imediações do 2º Batalhão de Infantaria de Selva, em Belém." (...)