O puxador de riquixá em Calcutá

 

O notável riquixá ou riquixó, na chamada língua inglesa é o rickshaw. Esse tipo de veículo de tração humana, puxados à pé, é um dos veículos mais comum na Ásia. Ressaltando que este tipo de veículo foi proibido em muitos países da Ásia devido a numerosos acidentes fatais. Para todos os efeitos, é uma carroça com duas rodas, um banco bem forrado e estilos para assentos de uma ou duas pessoas, com cobertura e proteção contra águas de chuvas.

 

Algumas pessoas que possuem melhores condições adquirem ciclo-riquixás ou bicicletas-riquixá, evitando ter o riquixá puxados a pé. Muitas pessoas falam que o riquixá foi criado no Japão outros dizem que foi em Calcutá na Índia. Asseverando ser este veículo é fundamental na entrega de mercadorias nos centros comerciais, ou locais de ruas estreitas, além de que é servido no deslocamento das pessoas.

 

A verdade, é que estes carros de duas rodas, puxados pelo homem, fora vital em muitas economias de alguns países, por ser rápido na distribuição, veloz no trânsito, e sem qualquer gasto.

 

Na cidade de Bihar, localizada no Estado da Índia, dois amigos conversam na porta da empresa de venda de frangos. Juarez e Anselmo conversam variados assuntos. Diz o amigo Juarez:

 

-E aí rapaz?  Como vai ficar a sua situação na empresa?

 

Anselmo, responde:

 

-Eu vou indo, meu amigo Juarez. O problema é que somente hoje, eu recebi os meus direitos na empresa. Afinal de contas, foram 15 anos de longos trabalhos e sem dormir uma noite. Eu sou uma pessoa que não conheço a noite para dormir nestes quinze anos? Eu nem sei o que vou fazer com o dinheiro.

 

Juarez diz:

 

-Eu trabalhei durante vinte anos despachando mercadorias no balcão. E todo o meu dinheiro, eu apliquei uma parte no Banco, e a outra parte, eu comprei 02 (dois) riquixá de mãos na cidade de Calcutá. Se precisar de ajuda conte comigo para o que der e vier.

 

 

Sorrindo, Anselmo diz:

 

-Eu agradeço muito meu amigo. Amigo é para essas horas e coisas. Veja só: Durante  quinze anos, eu acordava as 22:00 horas, para ir ao trabalho às 24:00 horas. Chegava as doze horas e embarcava no caminhão da empresa para pegar uma carrada de galetos na estação do pássaro. Além de pelar, tratar e pesar os frangos, isso terminava lá para oito horas da manhã seguinte. Você sabe, minha família é pobre, tudo depende de mim. Mas amigo Juarez, eu fiquei interessado em alugar um riquixá.

 

-Bom que você gostou. Eu vou alugar barato um riquixá para você por 3 meses.

 

-Eu aceito e posso hoje mesmo fazer o contrato com você.

-Tudo bem. Então passa lá em casa. Esse riquixá, possui licença atualizada, cadastro e te alugo por 7000 (sete mil) rúpias.

 

-Está feito o negócio. Mais tarde estarei em sua casa para pagamento e assinatura do contrato.

 

Juarez e Anselmo concretizam o negócio e realizam o contrato em sua casa.

 

Ao anoitecer na cidade de Behar, Anselmo conversa com a esposa na presença dos dois  filhos, explicando a nova situação.

 

-Margarida, todo o dinheiro está em suas mãos, eu utilizei apenas 7000 rúpias para pagar o aluguel de um riquixá. Eu vou precisar levar 25.000 rúpias para minha hospedagem em Calcutá, onde eu vou dormir. Uma vez que eu não tenho nenhum parente nesta capital e não conheço a cidade. Preciso conhecer e aprender os nomes das ruas e lá mesmo trabalhar. Entre 30 dias, venho aqui em casa, deixar dinheiro ou enviar pelo banco Western Union.

 

A esposa de Anselmo declara:

 

-Esses anos todos, nós nunca se separamos. É a primeira vez que vou enfrentar uma vida sozinha. Isso tudo me dói e machuca o meu amor que tenho por você. Não haveria outra forma de você trabalhar aqui em Behar. Anselmo, somos pobres, mesmo  com dor, eu vou suportar e carregar nossos dois filhos.

 

Anselmo coloca as duas mãos na cabeça e diz:

 

-Margarida, eu só fiz este negócio para não perder a oportunidade e não ficar desempregado. Mas, o meu coração é seu representada pelos nossos filhos. Eu sempre vou te amar por onde eu andar.  Você sabe que nossa cidade é pobre, e eu não tenho instrução, apenas saber ler e escrever. Chegando em Calcutá, vou trabalhar feito um louco, e a noite vou pensar em vocês. Se não der certo nestes três meses, eu volto.

 

Chegando em Calcutá na estação de trem, Anselmo pergunta ao senhor próximo:

 

-Você pode me dizer onde fica a Rua dos Riquixás? E se tem algum hotel perto desta rua?

 

-Não conheço nenhuma rua chamada riquixá. Eu desconheço. Agora, se você quer saber a rua dos riquixá. Todas as ruas tem riquixás. Portanto, a Rua Madre Tereza próximo ao Macdonalds é a rua mais procurada para riquixá, e bem perto tem uns seis hotéis, inclusive para morada de puxador de riquixá.

Anselmo diz:

 

-Muito obrigado. Eu não sei como lhe agradecer pelas informações. Muito obrigado.

 

Na manhã bem cedo, Anselmo ver seu amigo Juarez e recebe o riquixá, pronto para o trabalho. Diante desse passo, Anselmo se transforma em homem-cavalo, consistindo seu trabalho em puxar com as duas mãos a carroça de madeira com a força do seu esquelético corpo. Apesar de que Anselmo soube da Lei do Estado de Bengala Ocidental cuja lei não teve sua legalidade pelo fato do Estado não saber onde colocarão os 25.000 (vinte e cinco) mil puxadores de riquixá com suas adaptações. Sem demora chegam um casal e pede um riquixá, prontamente, Anselmo atende-os.

 

Sem delongas, o casal pergunta onde fica o Park Street em Calcutá.

 

- O senhor pode nos deixar no centro do Park Street? É que desejamos passar  o dia e noite, conhecendo a alimentação, lojas e bares na vida noturna.

 

Respondendo em sua língua hindi, Anselmo diz:

 

-Eu não sei que vocês estão falando. Fale-me em Hindi, o meu idioma.

 

Sem saber inglês, e havendo um grande conflito entre os idiomas, Anselmo pede para os viajantes escreverem no papel. Eles escrevem – “onde fica o centro comercial do Park Street de Calcutá”?  Naquele mesmo instante, Anselmo recebe e leva aos amigos de riquixá para lhes informar. E eles dizem para Anselmo que o centro fica localizado na Mother Teresa Sarani em Calcutá e o valor é de 180 rúpias.

 

Naquele momento, Anselmo cobrou o valou de 180 rúpias e os viajantes pagaram, enquanto isso, uma chuva forte cai em Calcutá, Anselmo observa a rua cheia de água dos esgotos descendo em direção à rodovia. Os viajantes bem vestidos protegidos da chuva abrem seus smartphones e navegam nas redes sociais, falando e sorrindo muito o casal.

 

Sem qualquer aviso, Anselmo pisa forte nos bueiros atravessando as ruelas da velha Calcutá, e ao avistar a rodovia que leva ao Park Street, ele fala aos viajantes sobre a chegada e final do trajeto.

 

Já anoitecendo, Anselmo vai dormir sentindo o corpo quente e com bastante frio com início de tuberculose ou doença respiratória, com dores na coluna e articulações, não se sabe. O corpo frágil e sem forças, carregando duas ou três vezes o seu peso, contrai para si, inúmeras doenças. Sem nada para tomar de remédio, ele imagina a situação em que ficou longe da família e vivendo imensos momentos de completa solidão. No outro dia, Anselmo acorda tarde e com o corpo quente, vai aonde os amigos de riquixás e conta a sua situação.  Um deles por nome Sebastião diz o seguinte:

 

-Anselmo acorda! Você foi enganado! O aluguel de três meses de um riquixá simples custa apenas 4000 (quatro mil) rúpias. Abra seus olhos, você jamais teria ido para o hotel de turistas.  Muito simples, teria vindo para cá, o hotel dos puxadores de riquixá. Aqui é igual a nossa casa.

 

-Verdade. Eu fui enganado.

 

-Sim. Cancele o contrato e o hotel e venha para cá.  Aqui podemos ajudar você.

 

Após ir à farmácia, Anselmo cancelou o contrato e o hotel, e rumou para onde os amigos estavam.

 

Um jovem puxador de riquixá, chamado Júlio disse:

 

-Meu caro amigo, eu tenho a instrução completa, mas acabei ficando aqui. A minha salvação é que sei inglês e todas as ruas de Calcutá, eu conheço.  No seu caso, fica difícil saber os nomes de ruas e pelo menos entender um pouco de inglês. Sem isso, não dá para ser um puxador de riquixá. Eu ia esquecer de falar, ainda tem as manobras e ruas fechadas, bem como os preços das corridas.

 

-Foi muito bom falar com vocês, mas eu não sei como ir para casa.  Meu dinheiro acabou. Estou cheio de dores no corpo, meus braços e pés doem muito. Eu nunca pensei que fosse tão ruim assim. Ser puxador de riquixá exige requisitos essenciais. Não conheço Calcutá, Não sei falar inglês e nem sei por onde começa as ruas, muito menos o preço. Afinal, eu não tenho nenhuma estrutura social.

 

Júlio disse:

 

-Isso não é problema. Colocamos você na última composição do trem. Você viaja o tempo todo com as mãos seguras no teto junto com outros de graça, sem pagar nada. Cuidado com o guarda da estação e o segurança do trem. Eu vou colocar você no Uttar Banga Express. Fique certo que não é nenhum trem suburbano da Índia.

 

-Eu tenho muito receio em viajar nesse trem. Eu não esqueço o acidente em 2010, na estação de Sainthia, quando o trem expresso Uttar Banga Express não freou e bateu em alta velocidade contra o trem Vananchal Express. Muito triste.

 

-Mas eu vou colocar você bem, e não deve ficar pensando em besteiras passadas. Você não comprou bilhete e nem reservou, assim, está tudo resolvido.

 

- Eu agradeço amigo. Eu quero ir agora. São 10 horas da manhã.

Júlio diz:

 

-Aí meu tio, você é decidido. Às 12:00 horas tem um trem que passa em Bihar. Você vai nele. Ok tio?

 

-Sim. Eu já estou pronto. Podemos ir?

 

-É claro.

 

Anselmo subiu nas maçanetas da porta do trem, pisou firme na janela e saltou para a cobertura do trem. Sentado, lá de cima, acenou aos colegas de profissão por várias vezes.  Não demorou muito, Anselmo chegou em sua casa, recebido pela esposa e filhos. Ele abraçou sua mulher e nada disse.

 

Seus filhos com os olhos vermelhos, disse:

 

-Pai, não vá mais. Por favor! Fique perto da gente. Riquixá é um serviço perigoso. Ninguém respeita riquixá! Se o senhor ficar em casa, eu e meu irmão vamos trabalhar honestamente de qualquer coisa. Não importa se é quebrando pedra ou carregando lixo dos quintais ou limpando fossas. Não importa.  Queremos é você aqui.

 

Sem nada a dizer, Anselmo abraçou os dois filhos e sua mulher, e disse que nunca mais quer saber de riquixá em sua vida, assim como não deixará mais a família em busca de melhores dias.

 

 

 

ERASMO SHALLKYTTON
Enviado por ERASMO SHALLKYTTON em 09/11/2022
Reeditado em 10/11/2022
Código do texto: T7646429
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.