Link quebrado

Um clarão alaranjado iluminou o aposento mergulhado na penumbra. Dentro do círculo de proteção, traçado no chão com giz, surgiu uma entidade envolta numa névoa esverdeada.

- Quem me requisita? - Trovejou o espírito.

- Meu nome é Payam - identificou-se o oficiante. - E você é Navid?

- Sim, sou Navid, ao seu dispor - declarou a entidade num tom menos bombástico.

- Se eu o libertar do círculo mágico, irá me ajudar a conseguir riquezas e honrarias? - Questionou Payam.

- Mas é claro que sim - replicou Navid. - Não quero ficar aprisionado neste círculo diminuto.

- Dê a sua palavra de honra, espírito! - Exigiu Payam.

Navid ergueu a mão direita verde e translúcida.

- Pelos deuses, tem a minha palavra.

Cuidadosamente, Payam começou a apagar o círculo, até que Navid deu um passo para além dele.

- Ah, bem melhor assim - avaliou, espreguiçando-se numa nuvem de fumaça fluorescente.

E olhando ao redor:

- Você tem Wi-Fi?

- Se eu tenho o quê?

- Wi-Fi. E algumas assinaturas de streaming.

- Não sei do que está falando, espírito - Payam coçou a cabeça.

- Como me invocou? - Questionou Navid.

Payam exibiu um alfarrábio de invocações. Navid pegou o volume com suas mãos translúcidas e folheou-o rapidamente, enquanto emitia ruídos inarticulados de apreciação.

- Quanto pagou por isso? - Indagou finalmente.

- Cem mil rúpias.

Navid abanou negativamente a cabeça.

- E achou mesmo que iria conseguir riquezas e honrarias com um calhamaço de cem mil rúpias?

- Você deu a sua palavra de honra! - Vociferou Payam. - E jurou pelos deuses!

- Claro, claro - contemporizou Navid, devolvendo-lhe o volume. - Cem mil rúpias, é claro... o que dá pra comprar com cem mil rúpias?

E diante da expressão enfurecida de Payam, prosseguiu:

- Escute, meu caro: eu sou um espírito que só trabalha na presença de Wi-Fi, serviço de streaming e uma boa conexão com a internet. Se não pode me oferecer estas condições mínimas, lamento, mas nosso pacto está quebrado.

- Eu posso tentar conseguir o que me pede... - prometeu Payam, levantando as mãos.

- Claro que pode - redarguiu Navid, começando a se erguer do chão. - Eu volto em mil anos.

- O quê?! - Exclamou Payam.

Mas Navid já havia desaparecido, numa nuvem de fumaça verde.

- [26-10-2022]